Ar-Rum · 41/60
Tradução Transliteração — Surata Ar-Rum
ظَهَرَ الْفَسَادُ فِي الْبَرِّ وَالْبَحْرِ بِمَا كَسَبَتْ أَيْدِي النَّاسِ لِيُذِيقَهُم بَعْضَ الَّذِي عَمِلُوا لَعَلَّهُمْ يَرْجِعُونَ ۝٤١
Zaharal fasaadu fil barri wal bahri bimaa kasabat aydinnaasi li yuzeeqahum ba`dal lazee `amiloo la`allahum yarji`oon
📖 Em Português
A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo deque cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-fasād (الْفَسَادُ): A corrupção e a deterioração, como a seca, a escassez de chuvas, a propagação de doenças e pragas, e a perda das bênçãos.
  • Al-barr (الْبَرِّ): A terra firme, incluindo desertos, montanhas e cidades.
  • Al-bahr (الْبَحْرِ): O mar, incluindo as costas, ilhas e cidades litorâneas, bem como os rios.
  • Bimā kasabat (بِمَا كَسَبَتْ): Por causa do que adquiriram e cometeram.
  • Li-yudhīqahum (لِيُذِيقَهُم): Para que Ele os faça provar.
  • Baʿḍ alladhī ʿamilū (بَعْضَ الَّذِي عَمِلُوا): Parte do castigo correspondente às más ações que praticaram.
  • Laʿallahum yarjiʿūn (لَعَلَّهُمْ يَرْجِعُونَ): Na esperança de que retornem a Deus, arrependendo-se.

Interpretação da Nobre Ayah:

A corrupção tornou-se visível e manifesta na terra firme e no mar — como a seca, a escassez de chuvas, a propagação de doenças e epidemias, a perda de bênçãos nas colheitas e nos meios de subsistência, e a ocorrência de desastres e tribulações — e isso é uma consequência direta dos pecados e transgressões que as mãos dos seres humanos cometem. Deus, em Sua justiça e sabedoria, permite que essa corrupção se espalhe para que as pessoas provem, neste mundo, parte do que suas más ações merecem, como uma punição antecipada e um alerta. O objetivo final não é a destruição, mas sim a correção: para que, ao sentirem as consequências amargas de seus atos, elas retornem a Deus com arrependimento sincero, abandonem os pecados e busquem a retidão, restaurando assim sua condição espiritual e material.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A conexão entre as ações humanas e os fenômenos naturais: Esta ayah nos ensina que os desastres e as dificuldades que enfrentamos na terra e no mar não são meros acidentes, mas sim consequências das nossas próprias ações. Isso nos convida a refletir sobre nosso comportamento e a buscar a correção.
  2. A misericórdia divina na punição: Deus não apressa o castigo completo, mas faz as pessoas provarem apenas *parte* do que merecem. Isso demonstra Sua clemência e Seu desejo de que Seus servos retornem a Ele, em vez de destruí-los imediatamente.
  3. O arrependimento como porta de salvação: A ayah termina com a esperança do retorno (*laʿallahum yarjiʿūn*), mostrando que o objetivo final de toda adversidade é despertar a consciência humana e conduzi-la ao arrependimento. Não há pecado que não possa ser perdoado se houver um retorno sincero a Deus.
  4. A responsabilidade coletiva: A corrupção aparece devido ao que as mãos das pessoas adquirem, o que nos lembra que nossas ações individuais afetam a coletividade. Isso nos motiva a sermos agentes de bondade e reforma na sociedade.
  5. A importância da paciência e da esperança: Mesmo diante das dificuldades, o crente sabe que elas são um chamado divino à reflexão e ao retorno, e não um sinal de abandono. Isso fortalece a fé e a confiança em Deus, que está sempre pronto a aceitar o arrependimento de Seus servos.


📜 Versículo 39-43 — Surata Ar-Rum

39وَمَا آتَيْتُم مِّن رِّبًا لِّيَرْبُوَ فِي أَمْوَالِ النَّاسِ فَلَا يَرْبُو عِندَ اللَّهِ ۖ وَمَا آتَيْتُم مِّن زَكَاةٍ تُرِيدُونَ وَجْهَ اللَّهِ فَأُولَٰئِكَ هُمُ الْمُضْعِفُونَ
Quando emprestardes algo com usura, para que vos aumente (em bens), às expensas dos bens alheios, não aumentarãoperante Deus; contudo, o que derdes em zakat, anelando contemplar o Rosto de Deus (ser-vos-á aumentado). A estes, ser-lhes-á duplicada a recompensa.
40اللَّهُ الَّذِي خَلَقَكُمْ ثُمَّ رَزَقَكُمْ ثُمَّ يُمِيتُكُمْ ثُمَّ يُحْيِيكُمْ ۖ هَلْ مِن شُرَكَائِكُم مَّن يَفْعَلُ مِن ذَٰلِكُم مِّن شَيْءٍ ۚ سُبْحَانَهُ وَتَعَالَىٰ عَمَّا يُشْرِكُونَ
Deus é Quem vos cria, e depois vos agracia, então vos fará morrer, logo vos ressuscitará. Haverá alguém, dentre osvossos parceiros, que possa fazer algo similar a isso? Qual! Glorificado e exaltado seja Ele de tudo quanto Lhe associam!
41ظَهَرَ الْفَسَادُ فِي الْبَرِّ وَالْبَحْرِ بِمَا كَسَبَتْ أَيْدِي النَّاسِ لِيُذِيقَهُم بَعْضَ الَّذِي عَمِلُوا لَعَلَّهُمْ يَرْجِعُونَ
A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo deque cometeram. Quiçá assim se abstenham disso.
42قُلْ سِيرُوا فِي الْأَرْضِ فَانظُرُوا كَيْفَ كَانَ عَاقِبَةُ الَّذِينَ مِن قَبْلُ ۚ كَانَ أَكْثَرُهُم مُّشْرِكِينَ
Dize-lhes: Percorrei a terra e observai qual foi a sorte daqueles que vos precederam; sua maioria era idólatra.
43فَأَقِمْ وَجْهَكَ لِلدِّينِ الْقَيِّمِ مِن قَبْلِ أَن يَأْتِيَ يَوْمٌ لَّا مَرَدَّ لَهُ مِنَ اللَّهِ ۖ يَوْمَئِذٍ يَصَّدَّعُونَ
Fixa, pois, o teu rosto na verdadeira religião, antes que chegue o dia inevitável de Deus; nesse dia (os humanos) sedividirão (em duas partes).
Ar-RumÍndice do Alcorão
60Versículo
MecanaRevelation
41Versículo

Tradução — Ar-Rum 41

Surata Ar-Rum Versículo 41 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : A corrupção surgiu na terra e no mar por causa…

Surata Versículo 41/60 — Surata Ar-Rum الروم (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ar-Rum Ouvir, Surata Ar-Rum Tradução, Surata Ar-Rum mp3, Surata Ar-Rum pdf. Versículo 39–43. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas