إِنَّ الَّذِينَ يَأْكُلُونَ أَمْوَالَ الْيَتَامَىٰ ظُلْمًا إِنَّمَا يَأْكُلُونَ فِي بُطُونِهِمْ نَارًا ۖ وَسَيَصْلَوْنَ سَعِيرًا ١٠
🔤 Transliteration
Innal lazeena yaakuloona amwaalal yataamaa zulman innamaa yaakuloona fee butoonihim Naaranw-wa sayaslawna sa`eeraa
📖 Tradução (Em Português)
📖 Em Português
Porque aqueles que malversarem o patrimônio dos órfãos, introduzirão fogo em suas entranhas e entrarão no Tártaro.
🌐 Additional reference in Español
Significados das palavras:
- “Yatāmā” (الْيَتَامَىٰ): Órfãos, aqueles que perderam seus pais antes de atingirem a puberdade.
- “Ẓulman” (ظُلْمًا): Injustamente, sem direito, por meio de opressão e transgressão.
- “Sa’īr” (سَعِيرًا): Fogo ardente e flamejante, que queima intensamente.
Interpretação da Nobre Ayah:
Allah, o Altíssimo, adverte severamente aqueles que consomem os bens dos órfãos de forma injusta, seja por meio de usurpação, fraude, ou qualquer outro meio ilícito. Essa ação abominável não é apenas um pecado comum; o Senhor a descreve de maneira impactante: o que eles engolem, na verdade, é fogo que arderá em seus ventres. Ou seja, o que parece ser alimento ou riqueza neste mundo se transformará, no Dia do Juízo, em chamas que os consumirão por dentro.
A expressão “comem fogo em seus ventres” não é meramente figurativa; ela aponta para a realidade do castigo que os aguarda. O que eles acumularam injustamente se tornará uma fonte de tormento eterno. Além disso, a promessa divina é enfática: eles certamente entrarão no fogo ardente do Inferno (Sa’īr) e nele serão queimados, sofrendo um castigo doloroso e contínuo. Essa advertência visa despertar a consciência dos responsáveis pelos órfãos — como tutores, parentes ou qualquer pessoa em posição de autoridade — para que temam a Allah e não se aproveitem da vulnerabilidade daqueles que não têm quem os defenda.
Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:
- A Gravidade do Pecado de Consumir os Bens dos Órfãos: Este é um dos pecados mais severos no Islã, pois combina a transgressão contra Allah com a opressão contra os mais fracos da sociedade. A punição descrita é um alerta claro para que ninguém subestime a seriedade desse ato.
- A Justiça Divina é Infalível: A riqueza obtida ilicitamente pode trazer prazer temporário neste mundo, mas Allah não deixa nenhuma injustiça sem resposta. O que se ganha com opressão se tornará uma fonte de ruína na vida eterna.
- A Proteção dos Vulneráveis é um Dever Sagrado: O Islã ordena que os órfãos sejam tratados com justiça, misericórdia e responsabilidade. Cuidar de seus bens com honestidade é um ato de adoração que aproxima o crente de Allah, enquanto trair essa confiança é um caminho para a perdição.
- A Conexão entre o Mundo e a Vida Eterna: Esta ayah nos ensina que nossas ações neste mundo têm consequências reais e duradouras no Além. O conforto material obtido de forma ilícita não pode ser comparado ao tormento que ele causará.
- O Incentivo à Retidão e à Honestidade: Ao refletir sobre essa advertência, o crente é motivado a buscar o sustento lícito e a agir com integridade em todas as suas transações, especialmente quando envolve os direitos de terceiros. A honestidade é um dos caminhos que conduzem à satisfação de Allah e à entrada no Paraíso.
📜 Versículo 8-12 — Surata An-Nisa
8وَإِذَا حَضَرَ الْقِسْمَةَ أُولُو الْقُرْبَىٰ وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينُ فَارْزُقُوهُم مِّنْهُ وَقُولُوا لَهُمْ قَوْلًا مَّعْرُوفًا
Quando os parentes (que não herdeiros diretos), os órfãos e os necessitados estiverem presente, na partilha da herança, concedei-lhes algo dela e tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles com bondade.
9وَلْيَخْشَ الَّذِينَ لَوْ تَرَكُوا مِنْ خَلْفِهِمْ ذُرِّيَّةً ضِعَافًا خَافُوا عَلَيْهِمْ فَلْيَتَّقُوا اللَّهَ وَلْيَقُولُوا قَوْلًا سَدِيدًا
Que (os que estão fazendo a partilha) tenham o mesmo temor em suas mentes, como se fossem deixar uma famíliadesamparada atrás de si. Que temam a Deus e digam palavras apropriadas.
10إِنَّ الَّذِينَ يَأْكُلُونَ أَمْوَالَ الْيَتَامَىٰ ظُلْمًا إِنَّمَا يَأْكُلُونَ فِي بُطُونِهِمْ نَارًا ۖ وَسَيَصْلَوْنَ سَعِيرًا
Porque aqueles que malversarem o patrimônio dos órfãos, introduzirão fogo em suas entranhas e entrarão no Tártaro.
11يُوصِيكُمُ اللَّهُ فِي أَوْلَادِكُمْ ۖ لِلذَّكَرِ مِثْلُ حَظِّ الْأُنثَيَيْنِ ۚ فَإِن كُنَّ نِسَاءً فَوْقَ اثْنَتَيْنِ فَلَهُنَّ ثُلُثَا مَا تَرَكَ ۖ وَإِن كَانَتْ وَاحِدَةً فَلَهَا النِّصْفُ ۚ وَلِأَبَوَيْهِ لِكُلِّ وَاحِدٍ مِّنْهُمَا السُّدُسُ مِمَّا تَرَكَ إِن كَانَ لَهُ وَلَدٌ ۚ فَإِن لَّمْ يَكُن لَّهُ وَلَدٌ وَوَرِثَهُ أَبَوَاهُ فَلِأُمِّهِ الثُّلُثُ ۚ فَإِن كَانَ لَهُ إِخْوَةٌ فَلِأُمِّهِ السُّدُسُ ۚ مِن بَعْدِ وَصِيَّةٍ يُوصِي بِهَا أَوْ دَيْنٍ ۗ آبَاؤُكُمْ وَأَبْنَاؤُكُمْ لَا تَدْرُونَ أَيُّهُمْ أَقْرَبُ لَكُمْ نَفْعًا ۚ فَرِيضَةً مِّنَ اللَّهِ ۗ إِنَّ اللَّهَ كَانَ عَلِيمًا حَكِيمًا
Deus vos prescreve acerca da herança de vossos filhos: Daí ao varão a parte de duas filhas; se apenas houver filhas, eestas forem mais de duas, corresponder-lhes-á dois terços do legado e, se houver apenas uma, esta receberá a metade. Quanto aos pais do falecido, a cada um caberá a sexta parte do legado, se ele deixar um filho; porém, se não deixar, prole ea seus pais corresponder a herança, à mãe caberá um terço; mas se o falecido tiver irmãos, corresponderá à mãe um sexto, depois de pagas as doações e dívidas. É certo que vós ignorais quais sejam os que estão mais próximos de vós, quanto aobenefício, quer sejam vossos pais ou vossos filhos. Isto é uma prescrição de Deus, porque Ele é Sapiente, Prudentíssimo.
12۞ وَلَكُمْ نِصْفُ مَا تَرَكَ أَزْوَاجُكُمْ إِن لَّمْ يَكُن لَّهُنَّ وَلَدٌ ۚ فَإِن كَانَ لَهُنَّ وَلَدٌ فَلَكُمُ الرُّبُعُ مِمَّا تَرَكْنَ ۚ مِن بَعْدِ وَصِيَّةٍ يُوصِينَ بِهَا أَوْ دَيْنٍ ۚ وَلَهُنَّ الرُّبُعُ مِمَّا تَرَكْتُمْ إِن لَّمْ يَكُن لَّكُمْ وَلَدٌ ۚ فَإِن كَانَ لَكُمْ وَلَدٌ فَلَهُنَّ الثُّمُنُ مِمَّا تَرَكْتُم ۚ مِّن بَعْدِ وَصِيَّةٍ تُوصُونَ بِهَا أَوْ دَيْنٍ ۗ وَإِن كَانَ رَجُلٌ يُورَثُ كَلَالَةً أَوِ امْرَأَةٌ وَلَهُ أَخٌ أَوْ أُخْتٌ فَلِكُلِّ وَاحِدٍ مِّنْهُمَا السُّدُسُ ۚ فَإِن كَانُوا أَكْثَرَ مِن ذَٰلِكَ فَهُمْ شُرَكَاءُ فِي الثُّلُثِ ۚ مِن بَعْدِ وَصِيَّةٍ يُوصَىٰ بِهَا أَوْ دَيْنٍ غَيْرَ مُضَارٍّ ۚ وَصِيَّةً مِّنَ اللَّهِ ۗ وَاللَّهُ عَلِيمٌ حَلِيمٌ
De tudo quanto deixarem as vossas esposas, corresponder-vos-á a metade, desde que elas não tenham tido prole; porém, se a tiverem, só vos corresponderá a quarta parte de tudo quanto deixardes, se não tiverdes prole; porém, se a tiverdes, sólhes corresponderá a oitava parte de tudo quanto deixardes, depois de pagas as doações e dívidas. Se um falecido, homemou mulher, em estado de Kalala, deixar herança e tiver um irmão ou uma irmã, receberá cada um deles, a sexta parte; porém, se forem mais, co-herdarão a terça parte, depois de pagas as doações e dívidas, sem prejudicar ninguém. Isto é umaprescrição de Deus, porque Ele é Tolerante, Sapientíssimo.
Tradução — An-Nisa 10
Surata An-Nisa Versículo 10 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Porque aqueles que malversarem o patrimônio dos órfãos, introduzirão fogo…
Surata Versículo 10/176 — Surata An-Nisa النساء (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nisa Ouvir, Surata An-Nisa Tradução, Surata An-Nisa mp3, Surata An-Nisa pdf. Versículo 8–12. Em Português: Español.