At-Tawba · 72/129
Tradução Transliteração — Surata At-Tawba
وَعَدَ اللَّهُ الْمُؤْمِنِينَ وَالْمُؤْمِنَاتِ جَنَّاتٍ تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ خَالِدِينَ فِيهَا وَمَسَاكِنَ طَيِّبَةً فِي جَنَّاتِ عَدْنٍ ۚ وَرِضْوَانٌ مِّنَ اللَّهِ أَكْبَرُ ۚ ذَٰلِكَ هُوَ الْفَوْزُ الْعَظِيمُ ۝٧٢
Wa`adal laahulmu` mineena walmu`minaati Jannaatin tajree min tahtihal anhaaru khaalideena feehaa wa masaakina taiyibatan fee Jannnaati `adn; wa ridwaanum minal laahi akbar; zaalika hual fawzul `azeem
📖 Em Português
Deus prometeu aos fiéis e às fiéis jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente, bem comoabrigos encantadores, nos jardins do Éden; e a complacência de Deus é ainda maior do que isso. Tal é o magníficobenefício.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Jannāt (جَنَّاتٍ): Jardins exuberantes e extensos.
  • Tajrī min taḥtihā al-anhār (تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ): Rios que correm sob os palácios e árvores desses jardins.
  • Khālidīna fīhā (خَالِدِينَ فِيهَا): Permanência eterna, sem morte, sem saída e sem fim.
  • Masākina ṭayyibah (مَسَاكِنَ طَيِّبَةً): Moradas belas, puras e agradáveis, que alegram o coração e confortam a alma.
  • Jannāti ʿAdn (جَنَّاتِ عَدْنٍ): Jardins de permanência e residência eterna, o mais elevado e nobre dos paraísos.
  • Riḍwān (رِضْوَانٌ): A satisfação e o contentamento de Allah para com Seus servos crentes.
  • Al-Fawz al-ʿAẓīm (الْفَوْزُ الْعَظِيمُ): A vitória grandiosa, a conquista suprema que supera qualquer outra conquista.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah — Glorificado e Exaltado seja — prometeu aos homens crentes e às mulheres crentes, que creram nEle e em Seu Mensageiro e seguiram Sua orientação, jardins imensos sob os quais correm rios. Nesses jardins, eles permanecerão para sempre, sem jamais sair ou morrer, desfrutando de delícias ininterruptas e de uma vida eterna de felicidade. Além disso, Allah prometeu-lhes moradas puras e aprazíveis, de construção excelente e localização sublime, dentro dos Jardins de ʿAdn, que são a morada da permanência e o ápice do paraíso.

E o que é ainda maior e mais sublime do que tudo isso: a satisfação de Allah para com eles. Esse contentamento divino é a maior bênção e a recompensa mais elevada, superando todos os prazeres materiais e espirituais que possam experimentar no paraíso. Quando Allah Se agrada de um servo, concede-lhe Sua proximidade, Sua aceitação e Sua misericórdia infinita, e isso é o ápice da felicidade.

Essa promessa divina — com todos os seus elementos, desde os jardins e rios até as moradas puras e, acima de tudo, a satisfação de Allah — é a verdadeira vitória grandiosa, a conquista suprema que não se compara a nenhum outro êxito deste mundo ou do outro. Quem alcança isso, alcançou tudo; quem perde isso, perdeu tudo.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A generosidade divina e a igualdade entre homens e mulheres na recompensa: Allah dirigiu Sua promessa tanto aos crentes quanto às crentes, demonstrando que a recompensa divina não distingue gênero, mas sim fé e boas obras. Isso enobrece a mulher muçulmana e eleva sua posição.
  2. A eternidade da vida no além: A menção da permanência eterna nos jardins reforça a crença na vida após a morte e motiva o crente a perseverar na obediência, sabendo que o esforço desta vida é passageiro, mas a recompensa é infinita.
  3. A satisfação de Allah é a maior conquista: A ayah nos ensina que o contentamento divino supera todos os prazeres do paraíso. Isso nos lembra que o objetivo supremo do crente não é apenas escapar do fogo ou obter prazeres, mas sim alcançar a aceitação e o amor de Allah.
  4. O incentivo à prática do bem e à fé: Esta promessa divina é um convite à fé sincera e às boas ações, pois Allah não falha em Suas promessas. Quem crê e age com retidão, colherá os frutos dessa promessa no dia em que nenhuma riqueza ou poder terá valor.
  5. A esperança que move o coração: A ayah desperta no crente uma esperança genuína e um anseio pelo que está com Allah, tornando a vida presente mais suportável e cheia de propósito, pois sabe que o que o espera é infinitamente superior a qualquer dificuldade terrena.
  6. A importância de buscar o prazer de Allah em todas as ações: Se a maior recompensa é o contentamento divino, então o crente deve orientar todas as suas intenções e ações para alcançar esse contentamento, vivendo uma vida de submissão, sinceridade e amor a Allah.


📜 Versículo 70-74 — Surata At-Tawba

70أَلَمْ يَأْتِهِمْ نَبَأُ الَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ قَوْمِ نُوحٍ وَعَادٍ وَثَمُودَ وَقَوْمِ إِبْرَاهِيمَ وَأَصْحَابِ مَدْيَنَ وَالْمُؤْتَفِكَاتِ ۚ أَتَتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ ۖ فَمَا كَانَ اللَّهُ لِيَظْلِمَهُمْ وَلَٰكِن كَانُوا أَنفُسَهُمْ يَظْلِمُونَ
Não os aconselhou, acaso, a história de seus antepassados, do povo de Noé, de Ad, de Tamud, de Abraão, dosmadianitas e dos habitantes das cidades nefastas, a quem seus mensageiros haviam apresentado as evidências? Deus não oscondenou; outrossim, foram eles menos que se condenaram.
71وَالْمُؤْمِنُونَ وَالْمُؤْمِنَاتُ بَعْضُهُمْ أَوْلِيَاءُ بَعْضٍ ۚ يَأْمُرُونَ بِالْمَعْرُوفِ وَيَنْهَوْنَ عَنِ الْمُنكَرِ وَيُقِيمُونَ الصَّلَاةَ وَيُؤْتُونَ الزَّكَاةَ وَيُطِيعُونَ اللَّهَ وَرَسُولَهُ ۚ أُولَٰئِكَ سَيَرْحَمُهُمُ اللَّهُ ۗ إِنَّ اللَّهَ عَزِيزٌ حَكِيمٌ
Os fiéis e as fiéis são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Deus e ao Seu Mensageiro. Deus Se compadecerá deles, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
72وَعَدَ اللَّهُ الْمُؤْمِنِينَ وَالْمُؤْمِنَاتِ جَنَّاتٍ تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ خَالِدِينَ فِيهَا وَمَسَاكِنَ طَيِّبَةً فِي جَنَّاتِ عَدْنٍ ۚ وَرِضْوَانٌ مِّنَ اللَّهِ أَكْبَرُ ۚ ذَٰلِكَ هُوَ الْفَوْزُ الْعَظِيمُ
Deus prometeu aos fiéis e às fiéis jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente, bem comoabrigos encantadores, nos jardins do Éden; e a complacência de Deus é ainda maior do que isso. Tal é o magníficobenefício.
73يَا أَيُّهَا النَّبِيُّ جَاهِدِ الْكُفَّارَ وَالْمُنَافِقِينَ وَاغْلُظْ عَلَيْهِمْ ۚ وَمَأْوَاهُمْ جَهَنَّمُ ۖ وَبِئْسَ الْمَصِيرُ
Ó Profeta, combate os incrédulos e os hipócritas, e sê implacável para com eles! O inferno será sua morada. Que funestodestino!
74يَحْلِفُونَ بِاللَّهِ مَا قَالُوا وَلَقَدْ قَالُوا كَلِمَةَ الْكُفْرِ وَكَفَرُوا بَعْدَ إِسْلَامِهِمْ وَهَمُّوا بِمَا لَمْ يَنَالُوا ۚ وَمَا نَقَمُوا إِلَّا أَنْ أَغْنَاهُمُ اللَّهُ وَرَسُولُهُ مِن فَضْلِهِ ۚ فَإِن يَتُوبُوا يَكُ خَيْرًا لَّهُمْ ۖ وَإِن يَتَوَلَّوْا يُعَذِّبْهُمُ اللَّهُ عَذَابًا أَلِيمًا فِي الدُّنْيَا وَالْآخِرَةِ ۚ وَمَا لَهُمْ فِي الْأَرْضِ مِن وَلِيٍّ وَلَا نَصِيرٍ
Juram por Deus nada terem dito (de errado); porém, blasfemaram e descreram, depois de se terem islamizado. Pretenderam o que foram incapazes de fazer, e não encontraram outro argumento, senão o de que Deus e Seu Mensageiro osenriqueceram de Sua graça. Mas, se se arrependerem, será melhor para eles; ao contrário, se se recusarem, Deus oscastigará dolorosamente neste mundo e no outro, e não terão, na terra, amigos nem protetores.
At-TawbaÍndice do Alcorão
129Versículo
MedinenseRevelation
72Versículo

Tradução — At-Tawba 72

Surata At-Tawba Versículo 72 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Deus prometeu aos fiéis e às fiéis jardins, abaixo dos…

Surata Versículo 72/129 — Surata At-Tawba التوبة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata At-Tawba Ouvir, Surata At-Tawba Tradução, Surata At-Tawba mp3, Surata At-Tawba pdf. Versículo 70–74. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas