An-Naml · 40/93
Tradução Transliteração — Surata An-Naml
قَالَ الَّذِي عِندَهُ عِلْمٌ مِّنَ الْكِتَابِ أَنَا آتِيكَ بِهِ قَبْلَ أَن يَرْتَدَّ إِلَيْكَ طَرْفُكَ ۚ فَلَمَّا رَآهُ مُسْتَقِرًّا عِندَهُ قَالَ هَٰذَا مِن فَضْلِ رَبِّي لِيَبْلُوَنِي أَأَشْكُرُ أَمْ أَكْفُرُ ۖ وَمَن شَكَرَ فَإِنَّمَا يَشْكُرُ لِنَفْسِهِ ۖ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ رَبِّي غَنِيٌّ كَرِيمٌ ۝٤٠
Qaalal lazee indahoo `ilmum minal Kitaabi ana aateeka bihee qabla ai yartadda ilaika tarfuk; falammaa ra aahu mustaqirran `indahoo qaala haazaa min fadli Rabbee li yabluwaneee `a-ashkuru am akfuru wa man shakara fa innamaa yashkuru linafsihee wa man kafara fa inna Rabbee Ghaniyyun Kareem
📖 Em Português
Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu to trarei em menos tempo que um abrir e fechar de olhos! Equando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato. Pois quem agradece, certamente o faz em benefício próprio; e saiba o mal-agradecido que meu Senhor não necessita deagraciamentos, e é Generoso.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • “Aquele que tinha conhecimento do Livro”: refere-se a um homem justo e sábio, que possuía conhecimento da Escritura Sagrada e, segundo algumas narrativas, conhecia o Nome Supremo de Allah, pelo qual, quando invocado, a súplica é atendida.
  • “Antes que teu olhar retorne a ti”: ou seja, antes que tu piscasses os olhos ou movesses as pálpebras ao olhar para algo.
  • “Ele o viu firme diante de si”: ou seja, o trono da rainha de Sabá estava presente e estável diante de Salomão, tendo sido transportado de longe em um piscar de olhos.
  • “Para me testar”: para provar se Salomão seria grato ou ingrato diante dessa grande bênção.

Interpretação da passagem:

Quando Salomão (que a paz esteja com ele) pediu quem pudesse trazer o trono da rainha de Sabá antes que ele piscasse os olhos, um homem justo que possuía conhecimento do Livro – e que, segundo os sábios, era Asif ibn Barkhiya, que conhecia o Nome Supremo de Allah – disse: “Eu o trarei a ti antes que teu olhar retorne a ti”. Ele invocou a Allah, e o trono foi transportado instantaneamente, por ordem divina, de longas distâncias até estar presente diante de Salomão.

Quando Salomão viu o trono firme e estável diante dele, reconheceu imediatamente que aquilo não era de seu próprio poder ou mérito, mas sim uma graça e favor de seu Senhor. Ele disse: “Isto é da graça do meu Senhor, para me testar se sou grato ou ingrato”. Ou seja, Allah lhe concedeu esse poder e essa capacidade para provar sua gratidão: será que ele reconheceria a bênção e agradeceria, ou se orgulharia e a negaria?

Então Salomão concluiu com uma verdade profunda: quem agradece a Allah, o benefício do seu agradecimento retorna para ele mesmo, pois a gratidão preserva as bênçãos existentes e atrai novas bênçãos. E quem é ingrato e nega as graças de Allah, saiba que seu Senhor é Rico, não necessita do agradecimento de ninguém, e é Generoso, concedendo Suas bênçãos tanto ao grato quanto ao ingrato neste mundo, para depois julgá-los e recompensá-los na outra vida.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A grandeza do conhecimento: O conhecimento verdadeiro, especialmente o conhecimento da religião e dos Nomes de Allah, é um meio para alcançar grandes feitos e proximidade de Allah. Quem busca o saber com sinceridade, Allah lhe concede capacidades extraordinárias.
  2. A humildade diante das bênçãos: Quando recebemos algo grandioso, devemos atribuir a origem a Allah e não ao nosso próprio mérito, reconhecendo que tudo vem d’Ele.
  3. A gratidão é um teste: Allah concede bênçãos para testar nossa gratidão. O grato é aquele que usa as bênçãos na obediência a Allah e reconhece Sua generosidade.
  4. O benefício da gratidão retorna ao servo: Agradecer a Allah não acrescenta nada a Ele, pois Ele é Rico e Autossuficiente. Mas a gratidão abre portas de mais bênçãos e purifica o coração do servo.
  5. A generosidade de Allah: Allah é Generoso e concede Suas graças a todos – crentes e incrédulos – neste mundo, mas na outra vida recompensará apenas os gratos e punirá os ingratos. Isso nos motiva a sermos sempre agradecidos e a nunca nos orgulharmos de nossas capacidades ou conquistas.


📜 Versículo 38-42 — Surata An-Naml

38قَالَ يَا أَيُّهَا الْمَلَأُ أَيُّكُمْ يَأْتِينِي بِعَرْشِهَا قَبْلَ أَن يَأْتُونِي مُسْلِمِينَ
Disse (dirigindo-se aos seus): Ó chefes, quem de vós trará o trono dela, ates que venham a mim, submissos?
39قَالَ عِفْرِيتٌ مِّنَ الْجِنِّ أَنَا آتِيكَ بِهِ قَبْلَ أَن تَقُومَ مِن مَّقَامِكَ ۖ وَإِنِّي عَلَيْهِ لَقَوِيٌّ أَمِينٌ
Um intrépido, dentre os gênios, lhe disse: Eu to trarei ates que te tenhas levantado do teu assento, porque sou poderoso efiel ao meu compromisso.
40قَالَ الَّذِي عِندَهُ عِلْمٌ مِّنَ الْكِتَابِ أَنَا آتِيكَ بِهِ قَبْلَ أَن يَرْتَدَّ إِلَيْكَ طَرْفُكَ ۚ فَلَمَّا رَآهُ مُسْتَقِرًّا عِندَهُ قَالَ هَٰذَا مِن فَضْلِ رَبِّي لِيَبْلُوَنِي أَأَشْكُرُ أَمْ أَكْفُرُ ۖ وَمَن شَكَرَ فَإِنَّمَا يَشْكُرُ لِنَفْسِهِ ۖ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ رَبِّي غَنِيٌّ كَرِيمٌ
Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu to trarei em menos tempo que um abrir e fechar de olhos! Equando (Salomão) viu o trono ante ele, disse: Isto provém da graça de meu Senhor, para verificar se sou grato ou ingrato. Pois quem agradece, certamente o faz em benefício próprio; e saiba o mal-agradecido que meu Senhor não necessita deagraciamentos, e é Generoso.
41قَالَ نَكِّرُوا لَهَا عَرْشَهَا نَنظُرْ أَتَهْتَدِي أَمْ تَكُونُ مِنَ الَّذِينَ لَا يَهْتَدُونَ
Disse: Dissimulai-lhe o trono, e assim veremos se ela está iluminada ou se está inscrita entre os desencaminhados.
42فَلَمَّا جَاءَتْ قِيلَ أَهَٰكَذَا عَرْشُكِ ۖ قَالَتْ كَأَنَّهُ هُوَ ۚ وَأُوتِينَا الْعِلْمَ مِن قَبْلِهَا وَكُنَّا مُسْلِمِينَ
E quando (a rainha) chegou, foi-lhe perguntado: O teu trono é assim? Ela respondeu: Parece que é o mesmo! E eis querecebemos a ciência antes daquilo, e nos submetemos (à vontade divina).
An-NamlÍndice do Alcorão
93Versículo
MecanaRevelation
40Versículo

Tradução — An-Naml 40

Surata An-Naml Versículo 40 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Disse aquele que possuía o conhecimento do Livro: Eu to…

Surata Versículo 40/93 — Surata An-Naml النمل (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Naml Ouvir, Surata An-Naml Tradução, Surata An-Naml mp3, Surata An-Naml pdf. Versículo 38–42. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas