Muhammad · 2/38
Tradução Transliteração — Surata Muhammad
وَالَّذِينَ آمَنُوا وَعَمِلُوا الصَّالِحَاتِ وَآمَنُوا بِمَا نُزِّلَ عَلَىٰ مُحَمَّدٍ وَهُوَ الْحَقُّ مِن رَّبِّهِمْ ۙ كَفَّرَ عَنْهُمْ سَيِّئَاتِهِمْ وَأَصْلَحَ بَالَهُمْ ۝٢
Wallazeena aamanoo wa `amilus saalihaati wa aamanoo bimaa nuzzila `alaa Muhammadinw-wa huwal haqqu mir Rabbihim kaffara `anhum saiyiaatihim wa aslaha baalahum
📖 Em Português
Outrossim, quanto aos fiéis, que praticam o bem e crêem no que foi revelado a Mohammad - esta é a verdade do seuSenhor - Deus absolverá as suas faltas e lhes melhorará as condições.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "كَفَّرَ عَنْهُمْ سَيِّئَاتِهِمْ": Apagou e removeu as suas más ações, não as levando em conta para punição.
  • "وَأَصْلَحَ بَالَهُمْ": Melhorou a sua condição e situação, tanto nesta vida quanto na outra.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Aqueles que creram em Allah com sinceridade, praticaram boas obras seguindo a orientação divina, e creram no que foi revelado ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) — ou seja, o Alcorão — que é a verdade incontestável vinda do seu Senhor, sem qualquer dúvida ou falsidade: Allah perdoou-lhes os seus pecados e más ações, cobrindo-os com a Sua misericórdia, de modo que não serão punidos por eles. E melhorou a sua condição e os seus assuntos, concedendo-lhes sucesso e retidão nas suas vidas e nos seus fins, tanto nos assuntos mundanos quanto nos eternos, guiando-os ao que é melhor para eles.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A fé verdadeira não é apenas uma palavra, mas sim uma crença sincera acompanhada de boas ações; é a combinação entre fé e prática que leva ao perdão e à correção da condição.
  2. A crença no que foi revelado a Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é uma condição essencial para a aceitação das obras, pois é a verdade que não é afetada por alteração ou ab-rogação.
  3. A misericórdia de Allah é imensa: Ele apaga as más ações daqueles que creem e praticam o bem, transformando as suas más ações em boas, e não os abandona, mas sim corrige as suas condições e os guia ao que é melhor.
  4. A correção da condição (o "bāl") é uma grande bênção de Allah sobre os crentes, pois inclui a retidão no coração, na família, nos assuntos mundanos e na vida futura — um sinal do cuidado divino com os Seus servos sinceros.
  5. Este versículo incentiva o muçulmano a persistir na fé e nas boas obras, pois a promessa de Allah é verdadeira: quem crê e age com retidão, Allah lhe perdoa e melhora a sua situação, concedendo-lhe tranquilidade e sucesso.


📜 Versículo 1-4 — Surata Muhammad

1الَّذِينَ كَفَرُوا وَصَدُّوا عَن سَبِيلِ اللَّهِ أَضَلَّ أَعْمَالَهُمْ
Quanto aos incrédulos, que desencaminham os demais da senda de Deus, Ele desvanecerá as suas ações.
2وَالَّذِينَ آمَنُوا وَعَمِلُوا الصَّالِحَاتِ وَآمَنُوا بِمَا نُزِّلَ عَلَىٰ مُحَمَّدٍ وَهُوَ الْحَقُّ مِن رَّبِّهِمْ ۙ كَفَّرَ عَنْهُمْ سَيِّئَاتِهِمْ وَأَصْلَحَ بَالَهُمْ
Outrossim, quanto aos fiéis, que praticam o bem e crêem no que foi revelado a Mohammad - esta é a verdade do seuSenhor - Deus absolverá as suas faltas e lhes melhorará as condições.
3ذَٰلِكَ بِأَنَّ الَّذِينَ كَفَرُوا اتَّبَعُوا الْبَاطِلَ وَأَنَّ الَّذِينَ آمَنُوا اتَّبَعُوا الْحَقَّ مِن رَّبِّهِمْ ۚ كَذَٰلِكَ يَضْرِبُ اللَّهُ لِلنَّاسِ أَمْثَالَهُمْ
(Isso não ocorrerá com os incrédulos) porque os incrédulos seguem a falsidade, enquanto os fiéis seguem a verdade doseu Senhor. Assim Deus evidencia os Seus exemplos aos humanos.
4فَإِذَا لَقِيتُمُ الَّذِينَ كَفَرُوا فَضَرْبَ الرِّقَابِ حَتَّىٰ إِذَا أَثْخَنتُمُوهُمْ فَشُدُّوا الْوَثَاقَ فَإِمَّا مَنًّا بَعْدُ وَإِمَّا فِدَاءً حَتَّىٰ تَضَعَ الْحَرْبُ أَوْزَارَهَا ۚ ذَٰلِكَ وَلَوْ يَشَاءُ اللَّهُ لَانتَصَرَ مِنْهُمْ وَلَٰكِن لِّيَبْلُوَ بَعْضَكُم بِبَعْضٍ ۗ وَالَّذِينَ قُتِلُوا فِي سَبِيلِ اللَّهِ فَلَن يُضِلَّ أَعْمَالَهُمْ
E quando vos enfrentardes com os incrédulos, (em batalha), golpeai-lhes os pescoços, até que os tenhais dominado, etomai (os sobreviventes) como prisioneiros. Libertai-os, então, por generosidade ou mediante resgate, quando a guerra tiverterminado. Tal é a ordem. E se Deus quisesse, Ele mesmo ter-Se-ia livrado deles; porém, (facultou-vos a guerra) para quevos provásseis mutuamente. Quanto àqueles que foram mortos pela causa de Deus, Ele jamais desmerecerá as suas obras.
MuhammadÍndice do Alcorão
38Versículo
MedinenseRevelation
2Versículo

Tradução — Muhammad 2

Surata Muhammad Versículo 2 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Outrossim, quanto aos fiéis, que praticam o bem e crêem…

Surata Versículo 2/38 — Surata Muhammad محمد (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Muhammad Ouvir, Surata Muhammad Tradução, Surata Muhammad mp3, Surata Muhammad pdf. Versículo 1–4. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas