Al-Fath · 16/29
Tradução Transliteração — Surata Al-Fath
قُل لِّلْمُخَلَّفِينَ مِنَ الْأَعْرَابِ سَتُدْعَوْنَ إِلَىٰ قَوْمٍ أُولِي بَأْسٍ شَدِيدٍ تُقَاتِلُونَهُمْ أَوْ يُسْلِمُونَ ۖ فَإِن تُطِيعُوا يُؤْتِكُمُ اللَّهُ أَجْرًا حَسَنًا ۖ وَإِن تَتَوَلَّوْا كَمَا تَوَلَّيْتُم مِّن قَبْلُ يُعَذِّبْكُمْ عَذَابًا أَلِيمًا ۝١٦
Qul lilmukhallafeena minal A`raabi satud`awna ilaa qawmin ulee baasin shadeedin tuqaati loonahum aw yuslimoona fa in tutee`oo yu`tikumul laahu ajran hasananw wa in tatawallaw kamaa tawallaitum min qablu yu`azzibkum `azaaban aleemaa
📖 Em Português
Dize aos que ficaram para trás, dentre os beduínos: Sereis convocados para enfrentar-vos com um povo dado à guerra; então, ou vós os combatereis ou eles se submeterão. E se obedecerdes, Deus vos concederá uma magnífica recompensa; poroutra, se vos recusardes, como fizestes anteriormente, Ele vos castigará dolorosamente.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-Mukhallafūn: aqueles que ficaram para trás, que se ausentaram e não participaram.
  • Al-A‘rāb: os beduínos, habitantes do deserto.
  • Ūlū Ba’s Shadīd: dotados de grande força e coragem na guerra.
  • Yuslimūn: submetem-se, entram no Islam.
  • Tatawallaw: darem as costas, afastarem-se e recusarem a obediência.
  • ‘Adhāban Alīm: um castigo doloroso.

Interpretação da Nobre Ayah:

Ó Mensageiro, dize àqueles beduínos que ficaram para trás e se recusaram a acompanhar-te na jornada a Meca: Em breve sereis convocados para combater um povo de grande força e coragem na guerra. Lutareis contra eles, ou eles se renderão e entrarão no Islam sem necessidade de batalha. Se obedecerdes a Allah e atenderdes ao chamado para o combate, Ele vos concederá uma bela recompensa — o Paraíso na outra vida, além dos ganhos e vitórias neste mundo. Mas se vos desviardes e recusardes a obediência, tal como fizestes quando vos ausentastes anteriormente, Allah vos infligirá um castigo doloroso, tanto neste mundo quanto no Além.

Esta convocação não se limita àquela época específica, mas estende-se a todos os que se recusam a lutar pela causa de Allah quando necessário. O chamado é para enfrentar aqueles que representam perigo para o Islam, seja pela força das armas, seja pela submissão pacífica à verdade. A alternativa é clara: ou a fé e a obediência, ou o castigo divino.


Lições e Benefícios extraídos da Ayah:

  1. A obediência a Allah e ao Seu Mensageiro é o caminho para a vitória e a recompensa divina. Quem atende ao chamado para defender a verdade recebe o melhor prêmio, tanto neste mundo quanto no Além.
  2. A coragem e a disposição para o sacrifício são qualidades valorizadas no Islam. O crente não foge das dificuldades, mas enfrenta-as com fé e determinação, sabendo que Allah está com aqueles que O apoiam.
  3. O Islam oferece duas vias aos adversários: a aceitação pacífica da fé ou o confronto justo. A mensagem islâmica não busca a guerra pela guerra, mas sim a paz através da submissão a Allah, e quando o combate se faz necessário, é para estabelecer a justiça e proteger os oprimidos.
  4. A consequência da desobediência é certa. Assim como a obediência traz recompensa, a rebeldia e o abandono do dever trazem punição. Isso ensina ao crente a importância da constância e da sinceridade no compromisso com Allah.
  5. A misericórdia divina está presente até mesmo na advertência. Allah não pune imediatamente, mas adverte e dá oportunidades para o arrependimento e a correção do caminho, demonstrando Sua infinita bondade para com Seus servos.


📜 Versículo 14-18 — Surata Al-Fath

14وَلِلَّهِ مُلْكُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ يَغْفِرُ لِمَن يَشَاءُ وَيُعَذِّبُ مَن يَشَاءُ ۚ وَكَانَ اللَّهُ غَفُورًا رَّحِيمًا
A Deus pertence o reino dos céus e da terra. Ele perdoa quem quer e castiga quem Lhe apraz; sabei que Deus éIndulgente, Misericordiosíssimo.
15سَيَقُولُ الْمُخَلَّفُونَ إِذَا انطَلَقْتُمْ إِلَىٰ مَغَانِمَ لِتَأْخُذُوهَا ذَرُونَا نَتَّبِعْكُمْ ۖ يُرِيدُونَ أَن يُبَدِّلُوا كَلَامَ اللَّهِ ۚ قُل لَّن تَتَّبِعُونَا كَذَٰلِكُمْ قَالَ اللَّهُ مِن قَبْلُ ۖ فَسَيَقُولُونَ بَلْ تَحْسُدُونَنَا ۚ بَلْ كَانُوا لَا يَفْقَهُونَ إِلَّا قَلِيلًا
Quando marchardes para vos apoderardes dos despojos, os que ficarem para trás vos dirão: Permiti que vos sigamos! Pretendem trocar as palavras de Deus. Dize-lhes: Jamais nos seguireis, porque Deus já havia declarado (isso) antes. Entãovos dirão: Não! É porque nos invejais. Qual! É que não compreendem, senão poucos.
16قُل لِّلْمُخَلَّفِينَ مِنَ الْأَعْرَابِ سَتُدْعَوْنَ إِلَىٰ قَوْمٍ أُولِي بَأْسٍ شَدِيدٍ تُقَاتِلُونَهُمْ أَوْ يُسْلِمُونَ ۖ فَإِن تُطِيعُوا يُؤْتِكُمُ اللَّهُ أَجْرًا حَسَنًا ۖ وَإِن تَتَوَلَّوْا كَمَا تَوَلَّيْتُم مِّن قَبْلُ يُعَذِّبْكُمْ عَذَابًا أَلِيمًا
Dize aos que ficaram para trás, dentre os beduínos: Sereis convocados para enfrentar-vos com um povo dado à guerra; então, ou vós os combatereis ou eles se submeterão. E se obedecerdes, Deus vos concederá uma magnífica recompensa; poroutra, se vos recusardes, como fizestes anteriormente, Ele vos castigará dolorosamente.
17لَّيْسَ عَلَى الْأَعْمَىٰ حَرَجٌ وَلَا عَلَى الْأَعْرَجِ حَرَجٌ وَلَا عَلَى الْمَرِيضِ حَرَجٌ ۗ وَمَن يُطِعِ اللَّهَ وَرَسُولَهُ يُدْخِلْهُ جَنَّاتٍ تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ ۖ وَمَن يَتَوَلَّ يُعَذِّبْهُ عَذَابًا أَلِيمًا
Não terão culpa o cego, o coxo, o enfermo. Quanto àquele que obedecer a Deus e ao Seu Mensageiro, Ele o introduziráem jardins, abaixo dos quais correm os rios; por outra, quem desdenhar, será castigado dolorosamente.
18۞ لَّقَدْ رَضِيَ اللَّهُ عَنِ الْمُؤْمِنِينَ إِذْ يُبَايِعُونَكَ تَحْتَ الشَّجَرَةِ فَعَلِمَ مَا فِي قُلُوبِهِمْ فَأَنزَلَ السَّكِينَةَ عَلَيْهِمْ وَأَثَابَهُمْ فَتْحًا قَرِيبًا
Deus Se congratulou com os fiéis, que te juraram fidelidade, debaixo da árvore. Bem sabia quanto encerravam os seuscorações e, por isso infundiu-lhes o sossego e os recompensou com um triunfo imediato,
Al-FathÍndice do Alcorão
29Versículo
MedinenseRevelation
16Versículo

Tradução — Al-Fath 16

Surata Al-Fath Versículo 16 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Dize aos que ficaram para trás, dentre os beduínos: Sereis…

Surata Versículo 16/29 — Surata Al-Fath الفتح (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Fath Ouvir, Surata Al-Fath Tradução, Surata Al-Fath mp3, Surata Al-Fath pdf. Versículo 14–18. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas