Al-Baqara · 125/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
وَإِذْ جَعَلْنَا الْبَيْتَ مَثَابَةً لِّلنَّاسِ وَأَمْنًا وَاتَّخِذُوا مِن مَّقَامِ إِبْرَاهِيمَ مُصَلًّى ۖ وَعَهِدْنَا إِلَىٰ إِبْرَاهِيمَ وَإِسْمَاعِيلَ أَن طَهِّرَا بَيْتِيَ لِلطَّائِفِينَ وَالْعَاكِفِينَ وَالرُّكَّعِ السُّجُودِ ۝١٢٥
Wa iz ja`alnal Baita masaabatal linnassi wa amnanw wattakhizoo mim Maqaami Ibraaheema musallaaa; wa `ahidnaaa ilaaa Ibraaheema wa Ismaa`eela an tahhiraa Baitiya littaaa`ifeena wal`aakifeena warrukka`is sujood
📖 Em Português
Lembrai-vos que estabelecemos a Casa, para o congresso e local de segurança para a humanidade: Adotai a Estânciade Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão e a Ismael, dizendo-lhes: "Purificai Minha Casa, para os circundantes (daCaaba), os retraídos, os que genuflectem e se prostram.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-Bayt (الْبَيْتَ): A Casa Sagrada, a Caaba.
  • Mathābah (مَثَابَةً): Local de retorno e reunião, para onde as pessoas voltam repetidamente.
  • Maqām Ibrāhīm (مَقَامِ إِبْرَاهِيمَ): A pedra sobre a qual o Profeta Abraão (que a paz esteja com ele) se apoiou durante a construção da Caaba.
  • Muṣallā (مُصَلًّى): Local de oração.
  • ʿAhidnā (عَهِدْنَا): Ordenamos e recomendamos enfaticamente.
  • Ṭahhirā (طَهِّرَا): Purificai, limpai de toda impureza material e espiritual.
  • Aṭ-Ṭāʾifīn (الطَّائِفِينَ): Os que fazem o circum-ambulação (Tawaf) ao redor da Caaba.
  • Al-ʿĀkifīn (الْعَاكِفِينَ): Os que permanecem em retiro espiritual (Iʿtikāf) na mesquita.
  • Ar-Rukkaʿ (الرُّكَّعِ): Os que se curvam (na posição de Rukūʿ).
  • As-Sujūd (السُّجُود): Os que se prostram (na posição de Sujūd).

Interpretação da Nobre Ayah:

Recorda, ó Profeta, o momento em que estabelecemos a Casa Sagrada (a Caaba) como um local de retorno constante para a humanidade — os corações anseiam por ela, e as pessoas a ela retornam repetidamente, seja para a peregrinação (Hajj), para a umrah, ou para a visita em qualquer tempo. E fizemos dela um refúgio seguro, onde ninguém é atacado ou oprimido, pois ali o ser humano encontra proteção e tranquilidade, tal como os árabes da era pré-islâmica respeitavam seus visitantes, dizendo: "São os hóspedes de Deus".

E ordenamos: "Tomai o local onde Abraão se posicionou — a pedra sobre a qual ele subiu durante a construção da Caaba — como um lugar de oração". Assim, a oração próxima a ela é um ato de veneração que revive a memória do Profeta de Deus.

E fizemos uma aliança solene com Abraão e seu filho Ismael (que a paz esteja com ambos): "Purificai a Minha Casa de toda impureza visível e invisível — dos ídolos, da sujeira e de qualquer forma de politeísmo — e preparai-a para aqueles que a circundam em adoração, para os que nela permanecem em retiro espiritual, e para os que se curvam e se prostram em oração, dedicando-se exclusivamente a Deus."


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A Caaba é o coração espiritual da humanidade: Deus a designou como ponto de encontro e retorno, unindo os muçulmanos de todas as partes do mundo em um só centro de adoração, o que fortalece os laços de irmandade e igualdade entre os crentes.
  2. A segurança é uma bênção divina: Ao tornar a Casa Sagrada um local de paz, Deus nos ensina que a segurança é um dom que deve ser valorizado e preservado, e que o Islam protege a vida, os bens e a honra das pessoas.
  3. A reverência aos símbolos divinos: A ordem de tomar o Maqām de Abraão como local de oração nos ensina a honrar os vestígios dos profetas e a reviver sua memória, pois eles são fontes de orientação e inspiração.
  4. A pureza é condição para a adoração: A purificação da Casa de Deus não se limita à limpeza física, mas inclui a purificação espiritual — afastar o politeísmo, as más intenções e tudo o que desagrada a Deus. Isso nos lembra de purificar nossos corações e ações para que nossa adoração seja aceita.
  5. A diversidade na adoração: A menção dos que circundam, dos que permanecem em retiro e dos que oram mostra a riqueza dos atos de devoção no Islam, cada um com sua beleza e recompensa, convidando o crente a variar suas formas de aproximação a Deus.
  6. A responsabilidade de cuidar dos lugares sagrados: Assim como Abraão e Ismael foram encarregados de purificar a Casa, todo muçulmano tem o dever de zelar pelas mesquitas e mantê-las limpas, acolhedoras e livres de tudo o que possa desviar o propósito da adoração.

Que Deus nos conceda a honra de visitar Sua Casa Sagrada e nos inclua entre aqueles que a circundam, nela permanecem e nela oram com devoção sincera. Amém.



📜 Versículo 123-127 — Surata Al-Baqara

123وَاتَّقُوا يَوْمًا لَّا تَجْزِي نَفْسٌ عَن نَّفْسٍ شَيْئًا وَلَا يُقْبَلُ مِنْهَا عَدْلٌ وَلَا تَنفَعُهَا شَفَاعَةٌ وَلَا هُمْ يُنصَرُونَ
E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar por outra alma, nem lhe será aceita compensação, nem lhe seráadmitida intercessão alguma, nem ninguém será socorrido.
124۞ وَإِذِ ابْتَلَىٰ إِبْرَاهِيمَ رَبُّهُ بِكَلِمَاتٍ فَأَتَمَّهُنَّ ۖ قَالَ إِنِّي جَاعِلُكَ لِلنَّاسِ إِمَامًا ۖ قَالَ وَمِن ذُرِّيَّتِي ۖ قَالَ لَا يَنَالُ عَهْدِي الظَّالِمِينَ
E quando o seu Senhor pôs à prova Abraão, com certos mandamentos, que ele observou, disse-lhe: "Designar-te-eiImam dos homens." (Abraão) perguntou: E também o serão os meus descendentes? Respondeu-lhe: Minha promessa nãoalcançará os iníquos.
125وَإِذْ جَعَلْنَا الْبَيْتَ مَثَابَةً لِّلنَّاسِ وَأَمْنًا وَاتَّخِذُوا مِن مَّقَامِ إِبْرَاهِيمَ مُصَلًّى ۖ وَعَهِدْنَا إِلَىٰ إِبْرَاهِيمَ وَإِسْمَاعِيلَ أَن طَهِّرَا بَيْتِيَ لِلطَّائِفِينَ وَالْعَاكِفِينَ وَالرُّكَّعِ السُّجُودِ
Lembrai-vos que estabelecemos a Casa, para o congresso e local de segurança para a humanidade: Adotai a Estânciade Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão e a Ismael, dizendo-lhes: "Purificai Minha Casa, para os circundantes (daCaaba), os retraídos, os que genuflectem e se prostram.
126وَإِذْ قَالَ إِبْرَاهِيمُ رَبِّ اجْعَلْ هَٰذَا بَلَدًا آمِنًا وَارْزُقْ أَهْلَهُ مِنَ الثَّمَرَاتِ مَنْ آمَنَ مِنْهُم بِاللَّهِ وَالْيَوْمِ الْآخِرِ ۖ قَالَ وَمَن كَفَرَ فَأُمَتِّعُهُ قَلِيلًا ثُمَّ أَضْطَرُّهُ إِلَىٰ عَذَابِ النَّارِ ۖ وَبِئْسَ الْمَصِيرُ
E quando Abraão implorou: Ó senhor meu, faze com que esta cidade seja de paz, e agracia com frutos os seushabitantes que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final! Deus respondeu: Quanto aos incrédulos dar-lhe-ei um desfrutartransitório e depois os condenarei ao tormento infernal. Que funesto destino!
127وَإِذْ يَرْفَعُ إِبْرَاهِيمُ الْقَوَاعِدَ مِنَ الْبَيْتِ وَإِسْمَاعِيلُ رَبَّنَا تَقَبَّلْ مِنَّا ۖ إِنَّكَ أَنتَ السَّمِيعُ الْعَلِيمُ
E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois Tu ésOniouvinte, Sapientíssimo.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
125Versículo

Tradução — Al-Baqara 125

Surata Al-Baqara Versículo 125 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Lembrai-vos que estabelecemos a Casa, para o congresso e local…

Surata Versículo 125/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 123–127. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas