Az-Zumar · 49/75
Tradução Transliteração — Surata Az-Zumar
فَإِذَا مَسَّ الْإِنسَانَ ضُرٌّ دَعَانَا ثُمَّ إِذَا خَوَّلْنَاهُ نِعْمَةً مِّنَّا قَالَ إِنَّمَا أُوتِيتُهُ عَلَىٰ عِلْمٍ ۚ بَلْ هِيَ فِتْنَةٌ وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَهُمْ لَا يَعْلَمُونَ ۝٤٩
Fa izaa massal insaana durrun da`aanaa summa izaa khawwalnaahu ni`matam minna qaala innamaaa ootee tuhoo `alaa `ilm; bal hiya fitna tunw wa laakinna aksarahum laa ya`lamoon
📖 Em Português
Quando a adversidade açoita o homem, eis que Nos implora; então, quando o agraciamos com as Nossas mercês, diz: Certamente que as logrei por meus próprios méritos! Qual! É uma prova! Porém, a maioria dos humanos o ignora.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • ضُرّ: adversidade, sofrimento, doença, pobreza ou qualquer tipo de dificuldade.
  • خَوَّلْنَاهُ: concedemos a ele, outorgamos a ele.
  • فِتْنَةٌ: prova, teste, um meio de pôr à prova a fé e a gratidão do servo.

Interpretação da passagem:

Quando uma adversidade toca o ser humano — como doença, pobreza ou qualquer tipo de sofrimento —, ele se volta para o seu Senhor com súplicas sinceras, pedindo que a aflição seja removida. Porém, quando Deus lhe concede uma graça e o tira da dificuldade, concedendo-lhe saúde, riqueza ou outra bênção, esse mesmo ser humano se esquece da sua súplica anterior e passa a dizer: "Isso me foi dado porque eu mereço, porque tenho conhecimento e capacidade que me tornam digno disso". Ele atribui a si mesmo o mérito daquilo que é, na verdade, uma dádiva divina.

A realidade, porém, é outra: essa bênção concedida é um teste e uma prova. Deus a dá não porque o servo seja merecedor, mas para ver se ele será grato ou ingrato, se reconhecerá a origem da graça ou se envaidecerá. É um meio de distinguir quem agradece de quem nega a bondade divina. No entanto, a maioria das pessoas não compreende essa sabedoria, pois a ignorância e o orgulho as cegam, fazendo-as acreditar que as bênçãos são conquistas pessoais e não dádivas que exigem gratidão.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A natureza humana tende ao esquecimento: o ser humano recorre a Deus na dificuldade, mas esquece-se d’Ele na facilidade. Isso nos ensina a manter a conexão com o Senhor em todos os momentos, tanto na adversidade quanto na prosperidade.
  2. As bênçãos são testes, não recompensas automáticas: tudo o que recebemos — riqueza, saúde, conhecimento — é uma prova de nossa gratidão e humildade. Quem reconhece a origem divina das graças e as usa no caminho do bem, prospera; quem se envaidece, perde o valor daquilo que recebeu.
  3. A gratidão é a chave para a permanência das bênçãos: quando o coração reconhece que tudo vem de Deus, a pessoa se torna humilde, generosa e próxima do Criador. Isso atrai mais bênçãos e protege contra a arrogância que destrói o ser humano.
  4. O conhecimento verdadeiro é aquele que gera humildade: saber que as graças são dádivas divinas e não méritos pessoais é o conhecimento mais valioso. Esse entendimento purifica a alma e aproxima o crente do seu Senhor.
  5. A paciência na adversidade e a gratidão na prosperidade: o crente verdadeiro é aquele que suporta a dificuldade com paciência e recebe a facilidade com gratidão, sabendo que ambas são partes do plano sábio de Deus para o seu aperfeiçoamento espiritual.


📜 Versículo 47-51 — Surata Az-Zumar

47وَلَوْ أَنَّ لِلَّذِينَ ظَلَمُوا مَا فِي الْأَرْضِ جَمِيعًا وَمِثْلَهُ مَعَهُ لَافْتَدَوْا بِهِ مِن سُوءِ الْعَذَابِ يَوْمَ الْقِيَامَةِ ۚ وَبَدَا لَهُم مِّنَ اللَّهِ مَا لَمْ يَكُونُوا يَحْتَسِبُونَ
Se os iníquos possuíssem tudo quanto existe na terra e outro tanto mais, dá-lo-iam, para se eximirem do horríveltormento no Dia da Ressurreição. (Nesse dia) aparecer-lhes-á, da parte de Deus, o que jamais esperavam.
48وَبَدَا لَهُمْ سَيِّئَاتُ مَا كَسَبُوا وَحَاقَ بِهِم مَّا كَانُوا بِهِ يَسْتَهْزِئُونَ
E lhes aparecerão as maldades que tiverem cometido, e serão envolvidos por aquilo de que escarneciam.
49فَإِذَا مَسَّ الْإِنسَانَ ضُرٌّ دَعَانَا ثُمَّ إِذَا خَوَّلْنَاهُ نِعْمَةً مِّنَّا قَالَ إِنَّمَا أُوتِيتُهُ عَلَىٰ عِلْمٍ ۚ بَلْ هِيَ فِتْنَةٌ وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَهُمْ لَا يَعْلَمُونَ
Quando a adversidade açoita o homem, eis que Nos implora; então, quando o agraciamos com as Nossas mercês, diz: Certamente que as logrei por meus próprios méritos! Qual! É uma prova! Porém, a maioria dos humanos o ignora.
50قَدْ قَالَهَا الَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ فَمَا أَغْنَىٰ عَنْهُم مَّا كَانُوا يَكْسِبُونَ
Assim falavam também os seus antepassados; porém, de nada lhes valeu tudo quanto haviam lucrado.
51فَأَصَابَهُمْ سَيِّئَاتُ مَا كَسَبُوا ۚ وَالَّذِينَ ظَلَمُوا مِنْ هَٰؤُلَاءِ سَيُصِيبُهُمْ سَيِّئَاتُ مَا كَسَبُوا وَمَا هُم بِمُعْجِزِينَ
E as maldades que haviam cometido recaíram sobre eles. Assim recairão sobre os iníquos desta (geração) as maldadesque tiverem cometido, e não poderão desafiar (Deus).
Az-ZumarÍndice do Alcorão
75Versículo
MecanaRevelation
49Versículo

Tradução — Az-Zumar 49

Surata Az-Zumar Versículo 49 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Quando a adversidade açoita o homem, eis que Nos implora;…

Surata Versículo 49/75 — Surata Az-Zumar الزمر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Az-Zumar Ouvir, Surata Az-Zumar Tradução, Surata Az-Zumar mp3, Surata Az-Zumar pdf. Versículo 47–51. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas