Al-Qalam · 32/52
Tradução Transliteração — Surata Al-Qalam
عَسَىٰ رَبُّنَا أَن يُبْدِلَنَا خَيْرًا مِّنْهَا إِنَّا إِلَىٰ رَبِّنَا رَاغِبُونَ ۝٣٢
Asaa rabbunaaa any yubdilanaa khairam minhaaa innaaa ilaa rabbinaa raaghiboon
📖 Em Português
É possível que o nosso Senhor nos conceda outro (pomar) melhor do que esta, pois voltamo-nos ao nosso Senhor.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "يُبْدِلَنَا": Que nos substitua, ou seja, que nos dê em troca.
  • "خَيْرًا مِّنْهَا": Algo melhor do que ela (a horta/jardim).
  • "رَاغِبُونَ": Desejosos, ansiando pela misericórdia e bondade de Allah.

Interpretação da passagem:

Quando os donos do jardim viram a sua plantação completamente destruída pelo castigo divino, inicialmente não a reconheceram e pensaram ter se perdido no caminho. Ao perceberem que era realmente a sua horta, reconheceram que foram privados dela por sua própria culpa, devido à sua avareza e à intenção de impedir os pobres de colherem os frutos, como era seu costume. Nesse momento, o mais justo entre eles lembrou-lhes que os havia aconselhado a dizer "Se Allah quiser" (In sha’ Allah) ao fazerem o juramento. Então, arrependidos e conscientes do seu erro, voltaram-se para Allah com humildade e disseram: "Talvez o nosso Senhor nos conceda algo melhor do que esta horta, como compensação pela nossa sinceridade no arrependimento e pela nossa admissão do pecado. Certamente, nós desejamos a misericórdia do nosso Senhor e esperamos que Ele nos perdoe e nos agracie com o que é melhor." Esta passagem ensina que o arrependimento sincero e a esperança na bondade divina são o caminho para a restauração e para a superação das perdas, pois Allah é Generoso e aceita o retorno dos Seus servos.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A importância de reconhecer os próprios erros e voltar-se para Allah com arrependimento sincero, pois Ele é Aquele que perdoa e substitui as perdas por algo melhor.
  2. A necessidade de sempre incluir a vontade de Allah nos planos e intenções, dizendo "In sha’ Allah", como forma de humildade e submissão ao decreto divino.
  3. A generosidade e a partilha com os necessitados são causas de bênção e proteção nos bens, enquanto a avareza e a privação dos direitos dos outros podem levar à perda e ao arrependimento.
  4. A esperança na misericórdia de Allah nunca deve ser perdida, mesmo após grandes falhas, pois a porta do arrependimento está sempre aberta e a bondade divina é imensa.
  5. A verdadeira riqueza está na proximidade de Allah e na confiança Nele, e não nos bens materiais que podem ser destruídos ou perdidos a qualquer momento.


📜 Versículo 30-34 — Surata Al-Qalam

30فَأَقْبَلَ بَعْضُهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ يَتَلَاوَمُونَ
E começaram a reprovar-se mutuamente.
31قَالُوا يَا وَيْلَنَا إِنَّا كُنَّا طَاغِينَ
Disseram: Ai de nós, que temos sido transgressores!
32عَسَىٰ رَبُّنَا أَن يُبْدِلَنَا خَيْرًا مِّنْهَا إِنَّا إِلَىٰ رَبِّنَا رَاغِبُونَ
É possível que o nosso Senhor nos conceda outro (pomar) melhor do que esta, pois voltamo-nos ao nosso Senhor.
33كَذَٰلِكَ الْعَذَابُ ۖ وَلَعَذَابُ الْآخِرَةِ أَكْبَرُ ۚ لَوْ كَانُوا يَعْلَمُونَ
Tal foi o castigo (desde mundo): mas o castigo da outra vida será ainda maior. Se o soubessem!
34إِنَّ لِلْمُتَّقِينَ عِندَ رَبِّهِمْ جَنَّاتِ النَّعِيمِ
Em verdade, para os tementes, haverá jardins do prazer, ao lado do seu Senhor.
Al-QalamÍndice do Alcorão
52Versículo
MecanaRevelation
32Versículo

Tradução — Al-Qalam 32

Surata Al-Qalam Versículo 32 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : É possível que o nosso Senhor nos conceda outro (pomar)…

Surata Versículo 32/52 — Surata Al-Qalam القلم (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Qalam Ouvir, Surata Al-Qalam Tradução, Surata Al-Qalam mp3, Surata Al-Qalam pdf. Versículo 30–34. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas