Hud · 9/123
Tradução Transliteração — Surata Hud
وَلَئِنْ أَذَقْنَا الْإِنسَانَ مِنَّا رَحْمَةً ثُمَّ نَزَعْنَاهَا مِنْهُ إِنَّهُ لَيَئُوسٌ كَفُورٌ ۝٩
Wa la`in azaqnal insaana minnaa rahmatan summa naza`naahaa minhu, innahoo laya`oosun kafoor
📖 Em Português
E se agraciamos o homem com a Nossa misericórdia e logo o privamos dela, ei-lo, então, desesperado e desagradecido.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Athaqnā" (أذقنا): Fizemos experimentar/provar.
  • "Raḥmah" (رحمة): Bênção, graça e favor.
  • "Naza'nāhā" (نزعناها): Retiramos/removemos dela.
  • "Yā'ūs" (يَئُوس): Aquele que perde totalmente a esperança, desesperado.
  • "Kafūr" (كَفُور): Muito ingrato, que nega e rejeita as bênçãos.

Interpretação da Nobre Aia:

Se concedermos ao ser humano uma bênção de Nossa parte — como saúde, riqueza, segurança ou qualquer outra graça — e depois a retirarmos dele, ele cai em profundo desespero em relação à misericórdia de Allah, achando que ela jamais retornará. E, além disso, torna-se ingrato, negando as bênçãos que lhe foram dadas e esquecendo-se delas quando as perdemos dele. Esta é a natureza do ser humano quando não é guiado pela fé e pela paciência: no momento da adversidade, desespera-se; e no momento da bonança, é ingrato. A exceção são os crentes sinceros, que Allah os protege e os ensina a paciência e gratidão em todas as circunstâncias.

Lições extraídas da Aia:

  1. A natureza humana, quando desprovida de fé, oscila entre o desespero diante da dificuldade e a ingratidão diante da facilidade — por isso, o crente deve buscar refúgio em Allah contra esses dois defeitos.
  2. A paciência diante da perda das bênçãos é um sinal de fé verdadeira, pois o crente sabe que Allah tem sabedoria em tudo o que decreta.
  3. A gratidão pelas bênçãos, mesmo após a sua perda, é uma virtude elevada que aproxima o servo de seu Senhor e aumenta as graças.
  4. Este versículo ensina-nos a não nos apegarmos excessivamente às bênçãos materiais, pois elas são passageiras, e sim a nos apegarmos a Allah, que é o Doador e o Retentor.
  5. A verdadeira força do muçulmano está na sua relação com Allah: se recebe uma bênção, agradece; se a perde, persevera e espera a recompensa divina.


📜 Versículo 7-11 — Surata Hud

7وَهُوَ الَّذِي خَلَقَ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ فِي سِتَّةِ أَيَّامٍ وَكَانَ عَرْشُهُ عَلَى الْمَاءِ لِيَبْلُوَكُمْ أَيُّكُمْ أَحْسَنُ عَمَلًا ۗ وَلَئِن قُلْتَ إِنَّكُم مَّبْعُوثُونَ مِن بَعْدِ الْمَوْتِ لَيَقُولَنَّ الَّذِينَ كَفَرُوا إِنْ هَٰذَا إِلَّا سِحْرٌ مُّبِينٌ
Ele foi Quem criou o céus e a terra em seis dias - quando, antes, abaixo de seu Trono só havia água - para provar quem devós melhor se comporta. Mas, se tu lhes dizes: Sereis ressuscitados depois da morte!, os incrédulos dizem: Isto não é senãopura feitiçaria!
8وَلَئِنْ أَخَّرْنَا عَنْهُمُ الْعَذَابَ إِلَىٰ أُمَّةٍ مَّعْدُودَةٍ لَّيَقُولُنَّ مَا يَحْبِسُهُ ۗ أَلَا يَوْمَ يَأْتِيهِمْ لَيْسَ مَصْرُوفًا عَنْهُمْ وَحَاقَ بِهِم مَّا كَانُوا بِهِ يَسْتَهْزِئُونَ
Mas, se suspendemos seu castigo por um tempo determinado, então dizem: Que coisa o retém? Porém, o dia do seu castigoé inexorável e dele não escaparão, e serão envolvidos por aquilo de que escarneciam.
9وَلَئِنْ أَذَقْنَا الْإِنسَانَ مِنَّا رَحْمَةً ثُمَّ نَزَعْنَاهَا مِنْهُ إِنَّهُ لَيَئُوسٌ كَفُورٌ
E se agraciamos o homem com a Nossa misericórdia e logo o privamos dela, ei-lo, então, desesperado e desagradecido.
10وَلَئِنْ أَذَقْنَاهُ نَعْمَاءَ بَعْدَ ضَرَّاءَ مَسَّتْهُ لَيَقُولَنَّ ذَهَبَ السَّيِّئَاتُ عَنِّي ۚ إِنَّهُ لَفَرِحٌ فَخُورٌ
Mas, se o fazemos gozar do bem-estar, depois de haver padecido a adversidade, diz: As vicissitudes desapareceram! Eei-lo, então, exultante, jactancioso.
11إِلَّا الَّذِينَ صَبَرُوا وَعَمِلُوا الصَّالِحَاتِ أُولَٰئِكَ لَهُم مَّغْفِرَةٌ وَأَجْرٌ كَبِيرٌ
Quanto aos perseverantes, que praticam o bem, obterão indulgência e uma grande recompensa.
HudÍndice do Alcorão
123Versículo
MecanaRevelation
9Versículo

Tradução — Hud 9

Surata Hud Versículo 9 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E se agraciamos o homem com a Nossa misericórdia e…

Surata Versículo 9/123 — Surata Hud هود (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Hud Ouvir, Surata Hud Tradução, Surata Hud mp3, Surata Hud pdf. Versículo 7–11. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas