La taj`aloo du`aaa`ar Rasooli bainakum kadu`aaa`i badikum ba`daa; qad ya`lamul laahul lazeena yatasallaloona minkum liwaazaa; fal yahzaril lazeena yukhaalifoona `an amriheee an tuseebahum fitnatun aw yuseebahum `azaabun aleem
📖 Tradução (Em Português)
📖 Em Português
Não julgueis que a convocação do Mensageiro, entre vós, é igual à convocação mútua entre vós, pois Deus conheceaqueles que, dentre vós, se esquivam furtivamente. Que temam, aqueles que desobedecem às ordens do Mensageiro, que lhessobrevenha uma provação ou lhes açoite um doloroso castigo.
🌐 Additional reference in Español
🌐 Español
No llaméis al Mensajero como os llamáis entre vosotros.Allah conoce a quienes de ellos se retiran con disimulo.Que se guarden los que se oponen a Su mandato de que no les venga una prueba o un castigo doloroso.
Dua' ar-Rasul: O chamado do Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) — refere-se tanto à forma de invocá-lo quanto ao atendimento ao seu chamado.
Tatassallalun: Aqueles que se retiram sorrateiramente, um após outro, sem serem notados.
Liwan: Esconder-se uns atrás dos outros, buscando proteção e disfarce para escapar despercebido.
Fitnah: Provação, tribulação, calamidade ou desgraça que atinge o coração e a fé.
Adhabun alim: Castigo doloroso e penoso.
Interpretação da Nobre Ayat:
Ó crentes, não tratem o chamado do Mensageiro de Allah entre vocês como tratam o chamado de uns aos outros. Quando o chamarem, não digam "Ó Muhammad" ou "Ó filho de Abdullah" como fariam com qualquer pessoa, mas honrem-no e digam: "Ó Profeta de Allah", "Ó Mensageiro de Allah", com reverência, humildade e respeito. E quando ele os convocar para um assunto de interesse geral, respondam prontamente e com seriedade, pois o chamado dele não é um chamado comum — é uma convocação divina que exige obediência imediata.
Allah, de fato, conhece aqueles que se retiram furtivamente das reuniões do Profeta, escondendo-se uns atrás dos outros para escapar sem permissão, demonstrando desprezo ou negligência para com o que foi ordenado. Que aqueles que se opõem à ordem do Mensageiro de Allah — seja a ordem de Allah ou a ordem do Seu Profeta — temam e se acautelem, pois pode sobrevir-lhes uma provação que aflija seus corações e sua fé, ou um castigo doloroso na vida presente, ou ainda um tormento penoso na vida futura.
Lições extraídas da ayat:
A reverência ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) é parte da fé: Tratar o chamado e a pessoa do Mensageiro com a devida honra e respeito é um sinal de amor verdadeiro e de submissão a Allah, que o elevou a essa posição sublime.
A obediência ao Mensageiro é obediência a Allah: Quem se opõe à ordem do Profeta está, na verdade, opondo-se à ordem de Allah, e isso acarreta graves consequências espirituais e materiais.
A vigilância divina sobre as intenções e ações: Allah conhece até mesmo os movimentos mais sutis e escondidos, como aqueles que se retiram sorrateiramente. Isso nos ensina a sinceridade em todos os nossos atos, pois nada escapa ao conhecimento de Allah.
O temor das consequências da desobediência: A advertência de que pode sobrevir uma provação ou um castigo doloroso nos motiva a corrigir nosso comportamento e a nos apressarmos em obedecer às ordens divinas, evitando a complacência e a negligência.
A importância da união e da disciplina na comunidade: A ordem de responder prontamente ao chamado do Profeta fortalece os laços de solidariedade entre os crentes e garante a coesão da comunidade islâmica, afastando a hipocrisia e o individualismo.
Não julgueis que a convocação do Mensageiro, entre vós, é igual à convocação mútua entre vós, pois Deus conheceaqueles que, dentre vós, se esquivam furtivamente. Que temam, aqueles que desobedecem às ordens do Mensageiro, que lhessobrevenha uma provação ou lhes açoite um doloroso castigo.
Não haverá recriminação se o cego, o coxo, o enfermo, vós mesmos, comerdes em vossas casas, nas de vossos pais, devossas mães, de vossos irmãos, nas de vossos tios paternos, de vossas tias paternas, de vossos tios maternos, de vossas tiasmaternas, nas de que tomais conta, ou na de vossos amigos. Tampouco sereis censurados de comerdes em comum ouseparadamente. Quando entrardes em uma casa, saudai-vos mutualmente com a saudação bendita e afável, com referência aDeus. Assim, Ele vos elucida os Seus versículos para que raciocineis.
Somente são fiéis aqueles que crêem em Deus e em Seu Mensageiro e os que, quando estão reunidos com ele, para umassunto de ação coletiva, não se retiram sem antes haver-lhe pedido permissão. Aqueles que te pedirem permissão são osque crêem em Deus e no Seu Mensageiro. Se te pedirem permissão para irem tratar de alguns dos seus afazeres, concede-a aquem quiseres, e implora, para eles, o perdão de Deus, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Não julgueis que a convocação do Mensageiro, entre vós, é igual à convocação mútua entre vós, pois Deus conheceaqueles que, dentre vós, se esquivam furtivamente. Que temam, aqueles que desobedecem às ordens do Mensageiro, que lhessobrevenha uma provação ou lhes açoite um doloroso castigo.
Não é, acaso, certo, que é de Deus tudo quanto há nos céus e na terra? Sem dúvida que Ele conhece os vossossentimentos. E no dia em que (os humanos) retornarem a Ele, inteirá-los-á de tudo quanto houverem feito, porque Deus éOnisciente.
O site SurahQuran foi fundado como uma modesta iniciativa para servir o Livro Sagrado e a Sunnah pura, convidar a Allah e facilitar as ciências religiosas segundo o método do Alcorão e da Sunnah. Louvamos e agradecemos a Allah por Seu favor, e Lhe pedimos que aceite nossas obras e as torne sinceras por Sua nobre face.