Al-Anfal · 43/75
Tradução Transliteração — Surata Al-Anfal
إِذْ يُرِيكَهُمُ اللَّهُ فِي مَنَامِكَ قَلِيلًا ۖ وَلَوْ أَرَاكَهُمْ كَثِيرًا لَّفَشِلْتُمْ وَلَتَنَازَعْتُمْ فِي الْأَمْرِ وَلَٰكِنَّ اللَّهَ سَلَّمَ ۗ إِنَّهُ عَلِيمٌ بِذَاتِ الصُّدُورِ ۝٤٣
Iz yureekahumul laahu fee manaamika qaleela; wa law araakahum kaseeral lafashiltum wa latanaaza`tum fil amri wa laakinnal laaha sallam; innahoo `aleemum bizaatis sudoor
📖 Em Português
Recorda-te (ó Mensageiro) de quando, em sonhos, Deus te fez crer (o exército inimigo) em número reduzido, porque, sete tivesse feito vê-lo numeroso, terias desanimado e terias vacilado a respeito do assunto; porém, Deus (te) salvou deles, porque bem conhece as intimidades dos corações.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Em teu sonho" (fī manāmika): refere-se ao sonho do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), no qual Allah lhe mostrou o exército inimigo em pequeno número.
  • "Falhásseis" (lafashiltum): teríeis fraquejado, acovardado-vos e sido derrotados.
  • "Disputásseis" (latanāza'tum): teríeis discordado e entrado em conflito entre vós sobre a decisão de enfrentar o inimigo.
  • "Ele vos salvou" (lākinna Allāha sallam): Allah vos preservou e protegeu da fraqueza e da discórdia.
  • "O que há nos peitos" (dhāti al-ṣudūr): aquilo que está oculto nos corações, como intenções, medos e segredos.

Interpretação da nobre versículo:

Recorda, ó Profeta, a grande bênção de Allah sobre ti e sobre os crentes, quando Ele te mostrou em sonho os idólatras em pequeno número, e tu informaste os muçulmanos disso, fortalecendo seus corações e encorajando-os a enfrentar o inimigo na batalha de Badr. Se Allah te tivesse mostrado o exército inimigo em grande número, vós teríeis fraquejado, temido o confronto e disputado entre vós sobre a decisão de lutar, o que teria levado à derrota e à desunião. Mas Allah, em Sua sabedoria e misericórdia, vos preservou desse mal, mostrando-vos o inimigo em pequeno número para que avançásseis com coragem e determinação. Certamente, Allah conhece perfeitamente o que se esconde nos corações — a coragem e a covardia, a paciência e a impaciência — e nada Lhe escapa dos segredos das almas.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A importância dos sonhos dos profetas: Os sonhos dos profetas são inspiração divina e parte da revelação, como ocorreu com o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), que viu o inimigo em pequeno número para fortalecer a determinação dos muçulmanos.
  2. A sabedoria divina na ocultação e na revelação: Allah, em Sua infinita sabedoria, mostra ou oculta certas realidades conforme o que é melhor para Seus servos. Ele conhece o que fortalece a fé e o que poderia enfraquecê-la.
  3. A união é essencial para a vitória: A discórdia e a disputa interna são causas de fracasso, enquanto a coesão e a confiança em Allah são causas de triunfo. O versículo nos ensina a evitar conflitos desnecessários, especialmente em momentos decisivos.
  4. Confiança em Allah e não nos números: A vitória não depende da quantidade de soldados ou equipamentos, mas sim da fé e da confiança em Allah. Quantas vezes um pequeno grupo, com fé sincera, venceu um exército numeroso!
  5. O conhecimento de Allah sobre os corações: Allah conhece o que há nos corações — intenções, medos e esperanças. Isso nos ensina a purificar nossas intenções e a buscar a sinceridade em todas as nossas ações, pois nada está oculto d'Ele.
  6. A misericórdia de Allah para com os crentes: Allah poupou os muçulmanos da fraqueza e da discórdia, mostrando-lhes o inimigo em pequeno número. Isso é um exemplo da proteção divina e do cuidado de Allah com aqueles que O obedecem e confiam n'Ele.


📜 Versículo 41-45 — Surata Al-Anfal

41۞ وَاعْلَمُوا أَنَّمَا غَنِمْتُم مِّن شَيْءٍ فَأَنَّ لِلَّهِ خُمُسَهُ وَلِلرَّسُولِ وَلِذِي الْقُرْبَىٰ وَالْيَتَامَىٰ وَالْمَسَاكِينِ وَابْنِ السَّبِيلِ إِن كُنتُمْ آمَنتُم بِاللَّهِ وَمَا أَنزَلْنَا عَلَىٰ عَبْدِنَا يَوْمَ الْفُرْقَانِ يَوْمَ الْتَقَى الْجَمْعَانِ ۗ وَاللَّهُ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ
E sabei que, de tudo quanto adquirirdes de despojos, a quinta parte pertencerá a Deus, ao Mensageiro e aos seusparentes, aos órfãos, aos indigentes e ao viajante; se fordes crentes em Deus e no que foi revelado ao Nosso servo no Dia doDiscernimento, em que se enfrentaram os dois grupos, sabei que Deus é Onipotente.
42إِذْ أَنتُم بِالْعُدْوَةِ الدُّنْيَا وَهُم بِالْعُدْوَةِ الْقُصْوَىٰ وَالرَّكْبُ أَسْفَلَ مِنكُمْ ۚ وَلَوْ تَوَاعَدتُّمْ لَاخْتَلَفْتُمْ فِي الْمِيعَادِ ۙ وَلَٰكِن لِّيَقْضِيَ اللَّهُ أَمْرًا كَانَ مَفْعُولًا لِّيَهْلِكَ مَنْ هَلَكَ عَن بَيِّنَةٍ وَيَحْيَىٰ مَنْ حَيَّ عَن بَيِّنَةٍ ۗ وَإِنَّ اللَّهَ لَسَمِيعٌ عَلِيمٌ
Recordai-vos de quanto estáveis acampados na rampa, do vale, mais próxima (a Madina), e eles na mais afastada, e suacaravana se encontrava mais abaixo - Se tivésseis marcado um encontro com o inimigo, ter-vos-íeis desencontrado - e osenfrentastes para que Deus cumprisse Sua decisão prescrita, a fim de que perecessem aqueles que, com razão, deveriamsucumbir, e sobrevivessem aqueles que, com razão, deveriam sobreviver; sabei que Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.
43إِذْ يُرِيكَهُمُ اللَّهُ فِي مَنَامِكَ قَلِيلًا ۖ وَلَوْ أَرَاكَهُمْ كَثِيرًا لَّفَشِلْتُمْ وَلَتَنَازَعْتُمْ فِي الْأَمْرِ وَلَٰكِنَّ اللَّهَ سَلَّمَ ۗ إِنَّهُ عَلِيمٌ بِذَاتِ الصُّدُورِ
Recorda-te (ó Mensageiro) de quando, em sonhos, Deus te fez crer (o exército inimigo) em número reduzido, porque, sete tivesse feito vê-lo numeroso, terias desanimado e terias vacilado a respeito do assunto; porém, Deus (te) salvou deles, porque bem conhece as intimidades dos corações.
44وَإِذْ يُرِيكُمُوهُمْ إِذِ الْتَقَيْتُمْ فِي أَعْيُنِكُمْ قَلِيلًا وَيُقَلِّلُكُمْ فِي أَعْيُنِهِمْ لِيَقْضِيَ اللَّهُ أَمْرًا كَانَ مَفْعُولًا ۗ وَإِلَى اللَّهِ تُرْجَعُ الْأُمُورُ
E de quando os enfrentastes, e Ele os fez parecer, aos vossos olhos, pouco numerosos; Ele vos dissimulou aos olhosdeles, para que se cumprisse a decisão prescrita, porque a Deus retornarão todas as questões.
45يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا إِذَا لَقِيتُمْ فِئَةً فَاثْبُتُوا وَاذْكُرُوا اللَّهَ كَثِيرًا لَّعَلَّكُمْ تُفْلِحُونَ
Ó fiéis, quando vos enfrentardes com o inimigo, sede firmes e mencionai muito Deus, para que prospereis.
Al-AnfalÍndice do Alcorão
75Versículo
MedinenseRevelation
43Versículo

Tradução — Al-Anfal 43

Surata Al-Anfal Versículo 43 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Recorda-te (ó Mensageiro) de quando, em sonhos, Deus te fez…

Surata Versículo 43/75 — Surata Al-Anfal الأنفال (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Anfal Ouvir, Surata Al-Anfal Tradução, Surata Al-Anfal mp3, Surata Al-Anfal pdf. Versículo 41–45. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas