Al-Isra · 58/111
Tradução Transliteração — Surata Al-Isra
وَإِن مِّن قَرْيَةٍ إِلَّا نَحْنُ مُهْلِكُوهَا قَبْلَ يَوْمِ الْقِيَامَةِ أَوْ مُعَذِّبُوهَا عَذَابًا شَدِيدًا ۚ كَانَ ذَٰلِكَ فِي الْكِتَابِ مَسْطُورًا ۝٥٨
Wa im min qaryatin illaa Nahnu muhlikoohaa qabla Yawmil Qiyaamati aw mu`az ziboohaa `azaaban shadeedaa; kaana zaalika fil Kitaabi mastooraa
📖 Em Português
Não existe cidade alguma que não destruiremos antes do Dia da Ressurreição ou que não a castigaremos severamente; isto está registrado no Livro.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Qaryah (قَرْيَةٍ): refere-se a qualquer cidade ou povoado cujos habitantes eram descrentes e desmentiam os mensageiros.
  • Muhlikūhā (مُهْلِكُوهَا): Nós a destruiremos e a exterminaremos.
  • Muʿadhdhibūhā (مُعَذِّبُوهَا): Nós a puniremos e afligiremos.
  • Masṭūran (مَسْطُورًا): escrito e registrado, decretado e inevitável.

Interpretação da passagem:

Neste versículo, Deus — Glorificado seja — dirige uma ameaça solene aos descrentes, informando que não há cidade ou povoado que tenha rejeitado a fé e desmentido Seus mensageiros sem que Ele envie sobre eles o Seu castigo. Esse castigo ocorre de duas formas: ou pela destruição total e extermínio antes do Dia da Ressurreição, como aconteceu com os povos de ʿĀd, Thamūd e outros, ou por um sofrimento severo que os aflige — como morte, fome, medo ou derrota — sem que sejam completamente aniquilados, caso ainda haja entre eles algum bem ou possibilidade de arrependimento. Isso não é algo aleatório, mas sim um decreto divino já registrado na Tábua Preservada (al-Lawḥ al-Maḥfūẓ), escrito e decretado desde a eternidade, que inevitavelmente se cumprirá no tempo determinado por Deus. Assim, nada escapa ao conhecimento de Deus, e nenhum povo transgressor fica impune.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A justiça divina é inevitável: Este versículo ensina que Deus não deixa os opressores e descrentes sem punição, o que traz conforto aos crentes e os faz confiar na justiça de Deus, mesmo quando a vitória parece demorar.
  2. A severidade do castigo para quem rejeita a verdade: A ameaça de destruição ou punição severa serve como um alerta para que as pessoas reflitam antes de persistirem na descrença e na arrogância, incentivando-as a buscar o arrependimento e a obediência a Deus.
  3. A sabedoria divina na variedade dos castigos: Deus pune cada povo de acordo com sua situação e o que merece — alguns com extermínio total, outros com aflições parciais — demonstrando Sua sabedoria absoluta e Sua misericórdia ao dar oportunidades de retorno à verdade.
  4. A importância do registro divino: O fato de tudo estar escrito na Tábua Preservada ensina que nada acontece por acaso e que Deus tem controle total sobre todas as coisas, fortalecendo a fé do muçulmano na predestinação e no conhecimento abrangente de Deus.
  5. Incentivo à reflexão e ao arrependimento: Este versículo convida cada pessoa a examinar sua própria conduta e a se apressar em buscar o perdão de Deus antes que o castigo chegue, pois a porta do arrependimento está aberta até o momento em que a punição se concretiza.


📜 Versículo 56-60 — Surata Al-Isra

56قُلِ ادْعُوا الَّذِينَ زَعَمْتُم مِّن دُونِهِ فَلَا يَمْلِكُونَ كَشْفَ الضُّرِّ عَنكُمْ وَلَا تَحْوِيلًا
Dize-lhes: Invocai os que pretendeis em vez d'Ele! Porém não poderão vos livrar das adversidades, nem as modificar.
57أُولَٰئِكَ الَّذِينَ يَدْعُونَ يَبْتَغُونَ إِلَىٰ رَبِّهِمُ الْوَسِيلَةَ أَيُّهُمْ أَقْرَبُ وَيَرْجُونَ رَحْمَتَهُ وَيَخَافُونَ عَذَابَهُ ۚ إِنَّ عَذَابَ رَبِّكَ كَانَ مَحْذُورًا
Aqueles que invocam anseiam por um meio que os aproxime do seu Senhor e esperam a Sua misericórdia e temem o Seucastigo, porque o castigo do teu Senhor é temível!
58وَإِن مِّن قَرْيَةٍ إِلَّا نَحْنُ مُهْلِكُوهَا قَبْلَ يَوْمِ الْقِيَامَةِ أَوْ مُعَذِّبُوهَا عَذَابًا شَدِيدًا ۚ كَانَ ذَٰلِكَ فِي الْكِتَابِ مَسْطُورًا
Não existe cidade alguma que não destruiremos antes do Dia da Ressurreição ou que não a castigaremos severamente; isto está registrado no Livro.
59وَمَا مَنَعَنَا أَن نُّرْسِلَ بِالْآيَاتِ إِلَّا أَن كَذَّبَ بِهَا الْأَوَّلُونَ ۚ وَآتَيْنَا ثَمُودَ النَّاقَةَ مُبْصِرَةً فَظَلَمُوا بِهَا ۚ وَمَا نُرْسِلُ بِالْآيَاتِ إِلَّا تَخْوِيفًا
E não enviamos os sinais somente porque os primitivos os desmentiram. Havíamos apresentado ao povo de Tamud acamela como um sinal evidente, e eles a trataram erradamente; porém, jamais enviamos sinais, senão para adverti-los.
60وَإِذْ قُلْنَا لَكَ إِنَّ رَبَّكَ أَحَاطَ بِالنَّاسِ ۚ وَمَا جَعَلْنَا الرُّؤْيَا الَّتِي أَرَيْنَاكَ إِلَّا فِتْنَةً لِّلنَّاسِ وَالشَّجَرَةَ الْمَلْعُونَةَ فِي الْقُرْآنِ ۚ وَنُخَوِّفُهُمْ فَمَا يَزِيدُهُمْ إِلَّا طُغْيَانًا كَبِيرًا
E quanto te dissemos: Teu Senhor abrange toda a humanidade. A visão que te temos mostrado não foi senão uma provapara os humanos, o mesmo que a árvore maldita no Alcorão. Nós o advertimos! Porém, isto não fez mais do que aumentar asua grande transgressão.
Al-IsraÍndice do Alcorão
111Versículo
MecanaRevelation
58Versículo

Tradução — Al-Isra 58

Surata Al-Isra Versículo 58 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Não existe cidade alguma que não destruiremos antes do Dia…

Surata Versículo 58/111 — Surata Al-Isra الإسراء (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Isra Ouvir, Surata Al-Isra Tradução, Surata Al-Isra mp3, Surata Al-Isra pdf. Versículo 56–60. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas