Al-Baqara · 253/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
۞ تِلْكَ الرُّسُلُ فَضَّلْنَا بَعْضَهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ ۘ مِّنْهُم مَّن كَلَّمَ اللَّهُ ۖ وَرَفَعَ بَعْضَهُمْ دَرَجَاتٍ ۚ وَآتَيْنَا عِيسَى ابْنَ مَرْيَمَ الْبَيِّنَاتِ وَأَيَّدْنَاهُ بِرُوحِ الْقُدُسِ ۗ وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ مَا اقْتَتَلَ الَّذِينَ مِن بَعْدِهِم مِّن بَعْدِ مَا جَاءَتْهُمُ الْبَيِّنَاتُ وَلَٰكِنِ اخْتَلَفُوا فَمِنْهُم مَّنْ آمَنَ وَمِنْهُم مَّن كَفَرَ ۚ وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ مَا اقْتَتَلُوا وَلَٰكِنَّ اللَّهَ يَفْعَلُ مَا يُرِيدُ ۝٢٥٣
Tilkar Rusulu faddalnaa ba`dahum `alaa ba`d; minhum man kallamal laahu wa rafa`a ba`dahum darajaat; wa aatainaa `Eesab na Maryamal baiyinaati wa ayyadnaahu bi Roohil Qudus; wa law shaaa`al laahu maqtatalal lazeena mimba`dihim mim ba`di maa jaaa`athumul baiyinaatu wa laakinikh talafoo faminhum man aamana wa minhum man kafar; wa law shaaa`al laahu maq tataloo wa laakinnallaaha yaf`alu maa yureed
📖 Em Português
De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre eles, se encontram aqueles a quem Deus falou, e aqueles queelevou em dignidade. E concedemos a Jesus, filho de Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os sucederam não teriam combatido entre si, depois de lhes terem chegado as evidências. Mas discordaram entre si; uns acreditaram e outros negaram. Se Deus quisesse, não teriam digladiado; porém, Deus dispõecomo quer.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Tilka ar-Rusul": "Esses Mensageiros" — refere-se aos profetas mencionados anteriormente na Surata.
  • "Faddalnā": "Nós preferimos/exaltamos" — ou seja, concedemos superioridade.
  • "Kallama Allāhu": "A quem Deus falou diretamente" — refere-se ao Profeta Moisés (Musa), que foi agraciado com o privilégio da fala direta de Deus.
  • "Darajāt": "Graus/posições elevadas" — elevação em dignidade e honra.
  • "Al-Bayyināt": "As provas evidentes/milagres claros" — os milagres concedidos a Jesus (Isa).
  • "Ayyadnāhu": "Nós o fortalecemos/apoiamos".
  • "Rūh al-Qudus": "O Espírito Santo" — refere-se ao anjo Gabriel (Jibril), que o acompanhava e o fortalecia.
  • "Iqtatalū": "Eles teriam combatido/entrado em conflito" — ou seja, teriam lutado entre si.
  • "Ikhtalafū": "Eles divergiram/discordaram" — em questões de fé e religião.

Interpretação da Nobre Ayah:

Deus Todo-Poderoso informa que Ele exaltou alguns de Seus Mensageiros sobre outros, concedendo a cada um virtudes e posições distintas, de acordo com Sua infinita sabedoria. Entre eles, houve aquele a quem Deus falou diretamente, como o Profeta Moisés (que a paz esteja com ele), e houve aquele que foi elevado em muitos graus, como o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele), que foi enviado a toda a humanidade, sendo o selo dos profetas e tendo sua nação preferida sobre todas as nações.

E Deus concedeu a Jesus, filho de Maria (que a paz esteja com ele), milagres evidentes que comprovavam sua veracidade, como curar o cego de nascença e o leproso com a permissão de Deus, e reviver os mortos com Sua ordem. E Deus o fortaleceu com o Espírito Santo, o anjo Gabriel, que o acompanhava e o apoiava em sua missão.

Se Deus quisesse que os povos que vieram depois desses Mensageiros não se combatessem, após terem recebido as provas claras, eles não teriam se combatido. Porém, a divergência ocorreu por escolha e livre-arbítrio deles: entre eles houve quem permanecesse firme na fé, e houve quem persistisse na incredulidade. E se Deus quisesse que eles não se combatessem, eles não o fariam, mas Deus faz o que deseja: Ele guia quem quer com Sua graça e desvia quem quer com Sua justiça e sabedoria, e ninguém pode questionar Suas decisões.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A Sabedoria Divina na Distinção entre os Profetas: A preferência de alguns profetas sobre outros não é motivo de divisão, mas sim uma demonstração da sabedoria de Deus, que concede a cada um o que é apropriado para sua missão. Isso nos ensina a respeitar todos os profetas sem discriminação, pois todos foram escolhidos por Deus.
  2. A Grandeza do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele): Sua elevação em graus — sendo enviado a toda a humanidade e sendo o selo dos profetas — é uma honra que devemos celebrar e agradecer a Deus por nos ter feito parte de sua nação.
  3. Os Milagres como Prova da Verdade: Os milagres concedidos a Jesus (que a paz esteja com ele) demonstram o poder de Deus e a veracidade dos profetas. Isso fortalece nossa fé e nos lembra de que Deus é capaz de todas as coisas.
  4. O Livre-Arbítrio e a Responsabilidade Humana: A divergência entre os povos após a vinda das provas claras mostra que Deus não obriga ninguém a crer; Ele deu ao ser humano a capacidade de escolher entre a fé e a incredulidade. Isso nos ensina a valorizar nossa fé e a perseverar nela, mesmo diante das tentações.
  5. A Submissão à Vontade de Deus: A frase "Deus faz o que deseja" nos lembra da importância de nos submetermos completamente à vontade de Deus, confiando em Sua sabedoria, mesmo quando não compreendemos plenamente Seus desígnios.
  6. A Unidade dos Crentes: Apesar das diferenças entre os profetas, todos eles convocaram ao mesmo princípio: a adoração a Deus único. Isso nos convida a buscar a unidade entre os muçulmanos e a evitar a discórdia e a divisão.


📜 Versículo 251-255 — Surata Al-Baqara

251فَهَزَمُوهُم بِإِذْنِ اللَّهِ وَقَتَلَ دَاوُودُ جَالُوتَ وَآتَاهُ اللَّهُ الْمُلْكَ وَالْحِكْمَةَ وَعَلَّمَهُ مِمَّا يَشَاءُ ۗ وَلَوْلَا دَفْعُ اللَّهِ النَّاسَ بَعْضَهُم بِبَعْضٍ لَّفَسَدَتِ الْأَرْضُ وَلَٰكِنَّ اللَّهَ ذُو فَضْلٍ عَلَى الْعَالَمِينَ
E com a vontade de Deus os derrotaram; Davi matou Golias e Deus lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe ensinoutudo quanto Lhe aprouve. Se Deus não contivesse aos seres humanos, uns, em relação aos outros, a terra se corromperia; porém, Ele é Agraciante para com a (Está incompleto no Alcorão)
252تِلْكَ آيَاتُ اللَّهِ نَتْلُوهَا عَلَيْكَ بِالْحَقِّ ۚ وَإِنَّكَ لَمِنَ الْمُرْسَلِينَ
Tais são os versículos de Deus que realmente te ditamos, porque és um dos mensageiros.
253۞ تِلْكَ الرُّسُلُ فَضَّلْنَا بَعْضَهُمْ عَلَىٰ بَعْضٍ ۘ مِّنْهُم مَّن كَلَّمَ اللَّهُ ۖ وَرَفَعَ بَعْضَهُمْ دَرَجَاتٍ ۚ وَآتَيْنَا عِيسَى ابْنَ مَرْيَمَ الْبَيِّنَاتِ وَأَيَّدْنَاهُ بِرُوحِ الْقُدُسِ ۗ وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ مَا اقْتَتَلَ الَّذِينَ مِن بَعْدِهِم مِّن بَعْدِ مَا جَاءَتْهُمُ الْبَيِّنَاتُ وَلَٰكِنِ اخْتَلَفُوا فَمِنْهُم مَّنْ آمَنَ وَمِنْهُم مَّن كَفَرَ ۚ وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ مَا اقْتَتَلُوا وَلَٰكِنَّ اللَّهَ يَفْعَلُ مَا يُرِيدُ
De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre eles, se encontram aqueles a quem Deus falou, e aqueles queelevou em dignidade. E concedemos a Jesus, filho de Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os sucederam não teriam combatido entre si, depois de lhes terem chegado as evidências. Mas discordaram entre si; uns acreditaram e outros negaram. Se Deus quisesse, não teriam digladiado; porém, Deus dispõecomo quer.
254يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا أَنفِقُوا مِمَّا رَزَقْنَاكُم مِّن قَبْلِ أَن يَأْتِيَ يَوْمٌ لَّا بَيْعٌ فِيهِ وَلَا خُلَّةٌ وَلَا شَفَاعَةٌ ۗ وَالْكَافِرُونَ هُمُ الظَّالِمُونَ
Ó fiéis, fazei caridade com aquilo com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá barganha, amizade, nem intercessão. Sabei que os incrédulos são iníquos.
255اللَّهُ لَا إِلَٰهَ إِلَّا هُوَ الْحَيُّ الْقَيُّومُ ۚ لَا تَأْخُذُهُ سِنَةٌ وَلَا نَوْمٌ ۚ لَّهُ مَا فِي السَّمَاوَاتِ وَمَا فِي الْأَرْضِ ۗ مَن ذَا الَّذِي يَشْفَعُ عِندَهُ إِلَّا بِإِذْنِهِ ۚ يَعْلَمُ مَا بَيْنَ أَيْدِيهِمْ وَمَا خَلْفَهُمْ ۖ وَلَا يُحِيطُونَ بِشَيْءٍ مِّنْ عِلْمِهِ إِلَّا بِمَا شَاءَ ۚ وَسِعَ كُرْسِيُّهُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ ۖ وَلَا يَئُودُهُ حِفْظُهُمَا ۚ وَهُوَ الْعَلِيُّ الْعَظِيمُ
Deus! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele étudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passadocomo o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e aterra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
253Versículo

Tradução — Al-Baqara 253

Surata Al-Baqara Versículo 253 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre eles, se…

Surata Versículo 253/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 251–255. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas