Al-Baqara · 3/286
Tradução Transliteração — Al-Baqara
الَّذِينَ يُؤْمِنُونَ بِالْغَيْبِ وَيُقِيمُونَ الصَّلَاةَ وَمِمَّا رَزَقْنَاهُمْ يُنفِقُونَ ۝٣
Allazeena yu`minoona bilghaibi wa yuqeemoonas salaata wa mimmaa razaqnaahum yunfiqoon
📖 Em Português
Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos;

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Al-Ghayb" (الغيب): Tudo o que está oculto dos sentidos humanos e que não pode ser conhecido senão através da revelação divina, como os anjos, o Paraíso, o Inferno, a ressurreição e outros assuntos que Deus informou.
  • "Yuqīmūn aṣ-Ṣalāh" (يقيمون الصلاة): Realizam a oração de forma completa e contínua, cumprindo suas condições, pilares e obrigações nos devidos horários.
  • "Mimmā Razaqnāhum" (مما رزقناهم): Daquilo que lhes concedemos como sustento e provisão.
  • "Yunfiqūn" (ينفقون): Gastam e doam de seus bens, tanto a caridade obrigatória (Zakāh) quanto a voluntária (Sadaqah).

Interpretação da Nobre Verseta:

Esta verseta descreve as qualidades dos verdadeiros crentes, aqueles que temem a Deus e seguem a orientação divina. A primeira qualidade mencionada é a fé no invisível (Al-Ghayb) — ou seja, acreditar com convicção firme em tudo o que Deus e Seu Mensageiro ﷺ informaram, mesmo que não possa ser percebido pelos sentidos ou compreendido apenas pela razão humana. Isso inclui a crença em Deus, Seus anjos, Seus livros, Seus mensageiros, no Dia do Juízo Final e no destino, tanto o bem quanto o mal. A fé verdadeira não é apenas uma declaração verbal, mas uma convicção do coração, confirmada pela língua e refletida nas ações dos membros do corpo.

A segunda qualidade é o estabelecimento da oração (Aṣ-Ṣalāh) — realizá-la de maneira correta e constante, cumprindo seus horários, condições, pilares e etiquetas, conforme foi ensinado pelo Profeta Muhammad ﷺ. A oração é o elo direto entre o servo e seu Senhor, e o primeiro pilar do Islam após a fé.

A terceira qualidade é o gasto e a doação daquilo que Deus lhes concedeu como sustento. Eles não são avarentos nem apegados excessivamente aos bens materiais; antes, reconhecem que toda riqueza é uma dádiva divina, e por isso gastam dela — cumprindo a caridade obrigatória (Zakāh) e também a caridade voluntária (Sadaqah) — buscando a recompensa de Deus e beneficiando os necessitados.

Essas três qualidades — fé no invisível, oração constante e gasto pelos outros — são os alicerces da vida do crente, conectando-o a Deus e à comunidade.


Lições e Benefícios Extraídos da Verseta:

  1. A fé no invisível é a base da verdadeira crença: O crente não limita sua fé ao que vê ou toca; ele confia na sabedoria de Deus e aceita Suas revelações, mesmo aquelas que a razão humana não alcança plenamente. Isso fortalece a certeza e a paz interior.
  2. A oração é o pilar que sustenta a relação com Deus: Estabelecer a oração não é apenas realizá-la de forma mecânica, mas sim com presença de coração, humildade e constância. Ela purifica a alma e afasta o servo dos pecados.
  3. A generosidade é fruto da gratidão: Quando o crente reconhece que seus bens vêm de Deus, ele naturalmente sente o desejo de compartilhar com os outros. O gasto pela causa de Deus purifica a riqueza e une a comunidade.
  4. A fé verdadeira se manifesta em ações: Não basta dizer "creio"; a fé deve refletir-se na oração, na caridade e no bom comportamento. Essas três qualidades juntas formam um caráter completo que agrada a Deus e beneficia a sociedade.
  5. A recompensa de Deus é para aqueles que combinam fé e boas obras: Esta verseta nos ensina que a salvação não está apenas na crença teórica, mas na prática constante que transforma o indivíduo e o torna um membro útil e piedoso da comunidade.


📜 Versículo 1-5 — Al-Baqara

1الم
Alef, Lam, Mim.
2ذَٰلِكَ الْكِتَابُ لَا رَيْبَ ۛ فِيهِ ۛ هُدًى لِّلْمُتَّقِينَ
Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus;
3الَّذِينَ يُؤْمِنُونَ بِالْغَيْبِ وَيُقِيمُونَ الصَّلَاةَ وَمِمَّا رَزَقْنَاهُمْ يُنفِقُونَ
Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos;
4وَالَّذِينَ يُؤْمِنُونَ بِمَا أُنزِلَ إِلَيْكَ وَمَا أُنزِلَ مِن قَبْلِكَ وَبِالْآخِرَةِ هُمْ يُوقِنُونَ
Que crêem no que te foi revelado (ó Mohammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida.
5أُولَٰئِكَ عَلَىٰ هُدًى مِّن رَّبِّهِمْ ۖ وَأُولَٰئِكَ هُمُ الْمُفْلِحُونَ
Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes serão os bem-aventurados.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
3Versículo

Tradução — Al-Baqara 3

Surata Al-Baqara Versículo 3 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo…

Surata Versículo 3/286 — Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Al-Baqara Ouvir, Al-Baqara Tradução, Al-Baqara mp3, Al-Baqara pdf. Versículo 1–5. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, August 18, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas