Ya-Sin · 8/83
Tradução Transliteração — Surata Ya-Sin
إِنَّا جَعَلْنَا فِي أَعْنَاقِهِمْ أَغْلَالًا فَهِيَ إِلَى الْأَذْقَانِ فَهُم مُّقْمَحُونَ ۝٨
Innaa ja`alnaa feee a`naaqihim aghlaalan fahiya ilal azqaani fahum muqmahoon
📖 Em Português
Nós sobrecarregamos os seus pescoços com correntes até ao queixo, para que andem com as cabeças hirtas.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Aglāl (أغلال): Correntes ou algemas de ferro que prendem o pescoço e as mãos.
  • Adhqān (الأذقان): O plural de *dhaqan*, que é a parte inferior do queixo, onde se juntam os dois lados da mandíbula.
  • Muqmahūn (مقمحون): Aqueles que têm a cabeça erguida para cima, sem conseguir abaixá-la, com o olhar fixo, incapazes de olhar para baixo.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah – Glorificado seja – informa sobre o estado dos descrentes que recusaram a verdade quando ela lhes foi apresentada e insistiram na incredulidade. Ele os compara àqueles cujas mãos foram acorrentadas ao pescoço com correntes de ferro que sobem até os queixos, forçando suas cabeças a permanecerem erguidas para o alto. Nessa posição, não conseguem abaixar a cabeça nem olhar para os lados ou para baixo. Essa imagem ilustra como estão aprisionados e impedidos de alcançar a orientação e o bem: não enxergam a verdade, não se curvam diante dela e não se submetem a Allah. Assim como o acorrentado não pode mover-se livremente, eles estão impedidos de crer e de se render à fé, pois a dureza de seus corações e a obstinação na arrogância os tornaram cativos da descrença.

Lições e benefícios extraídos da Ayah:

  1. A obstinação na recusa da verdade leva o coração a um estado de dureza que o impede de aceitar a orientação, assemelhando-se a alguém acorrentado que não consegue se mover.
  2. A imagem apresentada por Allah é um aviso sério sobre as consequências da arrogância e da recusa em se submeter a Ele, pois isso priva a pessoa da misericórdia divina.
  3. A ayah ensina que a verdadeira liberdade está na submissão a Allah e na aceitação de Sua mensagem; quem se recusa a isso fica aprisionado em sua própria vaidade e teimosia.
  4. O exemplo serve como um convite à humildade e à reflexão: o crente deve sempre baixar a cabeça em reverência ao seu Senhor, reconhecendo Sua grandeza, e não se orgulhar diante da verdade.
  5. A misericórdia de Allah é imensa, pois Ele nos alerta antes que sejamos punidos, dando-nos a oportunidade de retornar a Ele e buscar Sua orientação antes que seja tarde.


📜 Versículo 6-10 — Surata Ya-Sin

6لِتُنذِرَ قَوْمًا مَّا أُنذِرَ آبَاؤُهُمْ فَهُمْ غَافِلُونَ
Para que admoestes um povo, cujos pais não foram admoestados e permaneceram indiferentes.
7لَقَدْ حَقَّ الْقَوْلُ عَلَىٰ أَكْثَرِهِمْ فَهُمْ لَا يُؤْمِنُونَ
A palavra provou ser verdadeira sobre a maioria deles, pois que são incrédulos.
8إِنَّا جَعَلْنَا فِي أَعْنَاقِهِمْ أَغْلَالًا فَهِيَ إِلَى الْأَذْقَانِ فَهُم مُّقْمَحُونَ
Nós sobrecarregamos os seus pescoços com correntes até ao queixo, para que andem com as cabeças hirtas.
9وَجَعَلْنَا مِن بَيْنِ أَيْدِيهِمْ سَدًّا وَمِنْ خَلْفِهِمْ سَدًّا فَأَغْشَيْنَاهُمْ فَهُمْ لَا يُبْصِرُونَ
E lhes colocaremos uma barreira pela frente e uma barreira por trás, e lhes ofuscaremos os olhos, para que não possamver.
10وَسَوَاءٌ عَلَيْهِمْ أَأَنذَرْتَهُمْ أَمْ لَمْ تُنذِرْهُمْ لَا يُؤْمِنُونَ
Tanto se lhes dá que os admoestes ou não; jamais crerão.
Ya-SinÍndice do Alcorão
83Versículo
MecanaRevelation
8Versículo

Tradução — Ya-Sin 8

Surata Ya-Sin Versículo 8 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Nós sobrecarregamos os seus pescoços com correntes até ao queixo,…

Surata Versículo 8/83 — Surata Ya-Sin يس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ya-Sin Ouvir, Surata Ya-Sin Tradução, Surata Ya-Sin mp3, Surata Ya-Sin pdf. Versículo 6–10. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas