An-Nisa · 46/176
Tradução Transliteração — Surata An-Nisa
مِّنَ الَّذِينَ هَادُوا يُحَرِّفُونَ الْكَلِمَ عَن مَّوَاضِعِهِ وَيَقُولُونَ سَمِعْنَا وَعَصَيْنَا وَاسْمَعْ غَيْرَ مُسْمَعٍ وَرَاعِنَا لَيًّا بِأَلْسِنَتِهِمْ وَطَعْنًا فِي الدِّينِ ۚ وَلَوْ أَنَّهُمْ قَالُوا سَمِعْنَا وَأَطَعْنَا وَاسْمَعْ وَانظُرْنَا لَكَانَ خَيْرًا لَّهُمْ وَأَقْوَمَ وَلَٰكِن لَّعَنَهُمُ اللَّهُ بِكُفْرِهِمْ فَلَا يُؤْمِنُونَ إِلَّا قَلِيلًا ۝٤٦
Minal lazeena haadoo yuharrifoonal Kalima `am mawaadi`ihee wa yaqooloona sami`naa wa `asainaa wasma` ghaira musma`inw wa raa`inaa laiyam bi alsinatihim wa ta`nan fiddeen; wa law annahum qaaloo sami`naa wa ata`naa wasma` wanzurnaa lakaana khairal lahum wa aqwama wa laakil la ``anahumul laahu bikufrihim falaa yu`minoona illaa qaleela
📖 Em Português
Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, setivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sidomelhor e mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não crêem, senão pouquíssimos deles.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يُحَرِّفُونَ الْكَلِمَ عَن مَّوَاضِعِهِ: Alteram e distorcem as palavras de Deus, desviando-as dos seus significados corretos.
  • وَاسْمَعْ غَيْرَ مُسْمَعٍ: Uma expressão de zombaria, significando: "Ouve, mas que não sejas ouvido" ou "Ouve algo que não te agrada".
  • رَاعِنَا: Palavra que os judeus usavam com dupla intenção. Em árabe, poderia significar "guarda-nos" ou "presta atenção em nós", mas eles a usavam distorcendo-a para um insulto ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele), insinuando algo relacionado à tolice ou leviandade.
  • لَيًّا بِأَلْسِنَتِهِمْ: Torcer e distorcer as palavras com suas línguas, ou seja, pronunciar palavras com significados ocultos e maliciosos.
  • طَعْنًا فِي الدِّينِ: Atacar e difamar a religião.
  • أَقْوَمُ: Mais correto, mais justo e mais adequado.

Interpretação da Nobre Ação:

Nesta nobre ação, Deus Altíssimo revela-nos um exemplo das más ações de alguns judeus que viviam na época do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele). Estes indivíduos estavam habituados a distorcer as palavras de Deus, alterando-as dos seus significados verdadeiros, e a atribuir a Deus o que Ele não disse. Não se limitaram a isso, mas também se dirigiam ao Profeta com palavras de desrespeito e zombaria. Diziam-lhe: "Ouvimos a tua palavra, mas desobedecemos à tua ordem", demonstrando a sua arrogância e recusa em seguir a verdade. E diziam também: "Ouve, mas que não sejas ouvido", numa clara provocação e desejo de mal para o Profeta.

E entre as suas palavras mais feias estava o uso da expressão "رَاعِنَا" (Rā'inā), que em árabe poderia ser uma forma de pedir atenção, mas eles a pronunciavam com uma torção na língua e com intenção maliciosa, insinuando um significado ofensivo contra o Profeta, usando-a como um insulto disfarçado. Com esta atitude, pretendiam atacar a religião e difamar o Mensageiro de Deus.

Deus Altíssimo, na Sua infinita misericórdia e sabedoria, ensinou-lhes o que seria melhor e mais adequado. Disse-lhes: Se, em vez dessas palavras de desrespeito e zombaria, tivessem dito: "Ouvimos e obedecemos", e "Ouve-nos", e "Olha para nós" (ou seja, espera por nós para compreendermos), isso teria sido melhor para eles diante de Deus e mais correto na sua conduta. Mas, devido à sua teimosia e incredulidade, Deus afastou-os da Sua misericórdia, e por isso não acreditam, exceto uma crença mínima que não lhes traz benefício algum, como foi o caso de alguns poucos que abraçaram o Islão sinceramente.


Lições e Benefícios Extraídos da Ação:

  1. A importância da boa educação no trato com o Profeta e com os ensinamentos da religião: A ação mostra-nos como Deus se preocupa com a forma como nos dirigimos ao Seu Mensageiro, ensinando-nos a usar palavras de respeito e reverência.
  2. A gravidade da distorção das palavras de Deus: Alterar os significados dos textos sagrados para servir interesses pessoais é um pecado grave que merece a maldição divina.
  3. A misericórdia de Deus ao ensinar o que é melhor: Mesmo diante da hostilidade, Deus não deixou de mostrar o caminho correto, provando a Sua justiça e o Seu desejo de guiar as pessoas.
  4. A hipocrisia e a malícia não ficam escondidas de Deus: As más intenções, mesmo quando escondidas atrás de palavras aparentemente inofensivas, são conhecidas por Deus, e Ele pune os seus autores.
  5. A verdadeira fé é aquela que se traduz em obediência e respeito: A crença que não se reflete em boas ações e em boa conduta não é uma fé benéfica.
  6. A importância de purificar as nossas línguas: As palavras têm um grande peso, e devemos ter cuidado para não usar expressões que possam ser ofensivas ou que carreguem más intenções, mesmo que pareçam inofensivas à primeira vista.


📜 Versículo 44-48 — Surata An-Nisa

44أَلَمْ تَرَ إِلَى الَّذِينَ أُوتُوا نَصِيبًا مِّنَ الْكِتَابِ يَشْتَرُونَ الضَّلَالَةَ وَيُرِيدُونَ أَن تَضِلُّوا السَّبِيلَ
Não tens reparado naqueles que foram agraciados com uma parte do Livro e trocam a retidão pelo erro, procurandodesviar-vos da senda reta?
45وَاللَّهُ أَعْلَمُ بِأَعْدَائِكُمْ ۚ وَكَفَىٰ بِاللَّهِ وَلِيًّا وَكَفَىٰ بِاللَّهِ نَصِيرًا
Entretanto, Deus conhece, melhor do que ninguém, os vossos inimigos. Basta Deus por Protetor, e basta Deus porSocorredor.
46مِّنَ الَّذِينَ هَادُوا يُحَرِّفُونَ الْكَلِمَ عَن مَّوَاضِعِهِ وَيَقُولُونَ سَمِعْنَا وَعَصَيْنَا وَاسْمَعْ غَيْرَ مُسْمَعٍ وَرَاعِنَا لَيًّا بِأَلْسِنَتِهِمْ وَطَعْنًا فِي الدِّينِ ۚ وَلَوْ أَنَّهُمْ قَالُوا سَمِعْنَا وَأَطَعْنَا وَاسْمَعْ وَانظُرْنَا لَكَانَ خَيْرًا لَّهُمْ وَأَقْوَمَ وَلَٰكِن لَّعَنَهُمُ اللَّهُ بِكُفْرِهِمْ فَلَا يُؤْمِنُونَ إِلَّا قَلِيلًا
Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, setivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sidomelhor e mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não crêem, senão pouquíssimos deles.
47يَا أَيُّهَا الَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ آمِنُوا بِمَا نَزَّلْنَا مُصَدِّقًا لِّمَا مَعَكُم مِّن قَبْلِ أَن نَّطْمِسَ وُجُوهًا فَنَرُدَّهَا عَلَىٰ أَدْبَارِهَا أَوْ نَلْعَنَهُمْ كَمَا لَعَنَّا أَصْحَابَ السَّبْتِ ۚ وَكَانَ أَمْرُ اللَّهِ مَفْعُولًا
Ó adeptos do Livro, crede no que vos revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os rostode alguns, ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os profanadores do sábado, para que a sentença de Deus sejaexecutada!
48إِنَّ اللَّهَ لَا يَغْفِرُ أَن يُشْرَكَ بِهِ وَيَغْفِرُ مَا دُونَ ذَٰلِكَ لِمَن يَشَاءُ ۚ وَمَن يُشْرِكْ بِاللَّهِ فَقَدِ افْتَرَىٰ إِثْمًا عَظِيمًا
Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuirparceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso.
An-NisaÍndice do Alcorão
176Versículo
MedinenseRevelation
46Versículo

Tradução — An-Nisa 46

Surata An-Nisa Versículo 46 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto…

Surata Versículo 46/176 — Surata An-Nisa النساء (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nisa Ouvir, Surata An-Nisa Tradução, Surata An-Nisa mp3, Surata An-Nisa pdf. Versículo 44–48. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas