Tradução — Tafsir
Significados das palavras:
- Al-Khawālif (الْخَوَالِفِ): plural de *khālifah*, que significa as mulheres, as crianças e aqueles que têm desculpas legítimas para não participar do jihad (a luta em prol de Deus).
- Tubi'a (طُبِعَ): foi selado ou lacrado.
- Lā yafqahūn (لَا يَفْقَهُونَ): eles não compreendem nem percebem a verdade.
Interpretação da nobre ayat:
Esses hipócritas, que se recusaram a acompanhar o Mensageiro de Deus (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) na batalha, ficaram satisfeitos consigo mesmos ao escolherem a humilhação e a desonra, preferindo permanecer em suas casas junto com as mulheres, as crianças e aqueles que tinham desculpas legítimas para não lutar. Eles não sentiram vergonha dessa escolha indigna, nem desejaram a honra de lutar pela causa de Deus. Por causa de sua hipocrisia, sua recusa em obedecer e sua preferência pela vida acomodada, Deus selou seus corações com a descrença e a dureza, de modo que eles não conseguem compreender o que é bom para eles nem perceber o que os levaria à salvação e ao sucesso neste mundo e no Além. Eles não entendem que a verdadeira felicidade está em seguir o Mensageiro e lutar por Deus, e que a desgraça está em ficar para trás e se recusar a obedecer.
Lições e benefícios extraídos da ayat:
- A satisfação com a humilhação e a recusa em buscar a honra é um sinal claro da fraqueza da fé e da prevalência da hipocrisia no coração.
- A desobediência persistente e a preferência pelo comodismo, em detrimento do sacrifício pela causa de Deus, levam ao selamento do coração e à perda da capacidade de compreender a verdade.
- O verdadeiro sucesso não está na vida fácil e na fuga das responsabilidades, mas sim na obediência a Deus e ao Seu Mensageiro, mesmo que isso exija esforço e sacrifício.
- O Islam valoriza a coragem, a sinceridade e a prontidão para defender a verdade e a justiça, e adverte contra a covardia e a hipocrisia que afastam o ser humano da misericórdia divina.
- A compreensão (fiqh) da religião é uma bênção de Deus; aqueles que se afastam da obediência perdem essa bênção e ficam privados de enxergar o que é benéfico para eles.
📜 Versículo 85-89 — At-Tawba
Tradução — At-Tawba 87
Surata At-Tawba Versículo 87 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Preferiram ficar com os incapazes e seus corações foram sigilados;…Surata Versículo 87/129 — At-Tawba التوبة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: At-Tawba Ouvir, At-Tawba Tradução, At-Tawba mp3, At-Tawba pdf. Versículo 85–89. Em Português: Español.
Alcorão Sagrado
Tuesday, August 18, 2026
Não nos esqueça em suas boas súplicas







