Al-'Adiyat · 5/11
Tradução Transliteração — Surata Al-'Adiyat
فَوَسَطْنَ بِهِ جَمْعًا ۝٥
Fawa satna bihee jam`a
📖 Em Português
E que irrompem, nas colunas adversárias,

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Fawasaṭna": entraram no meio, penetraram no centro.
  • "Bihi": por meio deles (dos cavalos).
  • "Jam'an": uma multidão, um agrupamento (dos inimigos).

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Nesta passagem, Allah descreve os cavalos de guerra que, na fúria do ataque, avançam velozmente e penetram no coração das fileiras inimigas, dividindo-as e dispersando-as. O versículo retrata a coragem e a determinação dos guerreiros que, montados em seus corcéis, rompem as linhas adversárias e se posicionam no centro do campo de batalha, cercados pelos inimigos, sem hesitação ou medo. Essa imagem poderosa serve como um juramento divino sobre a natureza do ser humano, que é ingrato para com as bênçãos de seu Senhor, e sobre a realidade do Dia do Juízo, quando Allah trará à luz tudo o que está oculto nos corações.

Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A grandeza da criação de Allah e a perfeição com que Ele moldou os cavalos, tornando-os instrumentos de força e vitória, convidando-nos a contemplar a Sua sabedoria e poder.
  2. A importância da prontidão e da preparação para enfrentar os desafios, pois a fé não é apenas palavras, mas ação e sacrifício em prol da verdade e da justiça.
  3. O versículo nos lembra que Allah testemunha todas as nossas ações, mesmo as mais ocultas, e que nada escapa ao Seu conhecimento, incentivando-nos a purificar nossas intenções e a buscar a Sua complacência em tudo o que fazemos.
  4. A coragem e a firmeza diante das dificuldades são qualidades valorizadas no Islam, pois o crente é chamado a ser forte, resiliente e confiante na proteção de Allah, assim como os guerreiros que avançam destemidos em meio aos perigos.


📜 Versículo 3-7 — Surata Al-'Adiyat

3فَالْمُغِيرَاتِ صُبْحًا
Que atacam ao amanhecer,
4فَأَثَرْنَ بِهِ نَقْعًا
E que levantam nuvens de poeira,
5فَوَسَطْنَ بِهِ جَمْعًا
E que irrompem, nas colunas adversárias,
6إِنَّ الْإِنسَانَ لِرَبِّهِ لَكَنُودٌ
Que o homem é ingrato para com o seu Senhor.
7وَإِنَّهُ عَلَىٰ ذَٰلِكَ لَشَهِيدٌ
- Ele mesmo é testemunha disso! -
Al-'AdiyatÍndice do Alcorão
11Versículo
MecanaRevelation
5Versículo

Tradução — Al-'Adiyat 5

Surata Al-'Adiyat Versículo 5 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E que irrompem, nas colunas adversárias,

Surata Versículo 5/11 — Surata Al-'Adiyat العاديات (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-'Adiyat Ouvir, Surata Al-'Adiyat Tradução, Surata Al-'Adiyat mp3, Surata Al-'Adiyat pdf. Versículo 3–7. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas