Al-Ahzab · 37/73
Tradução Transliteração — Surata Al-Ahzab
وَإِذْ تَقُولُ لِلَّذِي أَنْعَمَ اللَّهُ عَلَيْهِ وَأَنْعَمْتَ عَلَيْهِ أَمْسِكْ عَلَيْكَ زَوْجَكَ وَاتَّقِ اللَّهَ وَتُخْفِي فِي نَفْسِكَ مَا اللَّهُ مُبْدِيهِ وَتَخْشَى النَّاسَ وَاللَّهُ أَحَقُّ أَن تَخْشَاهُ ۖ فَلَمَّا قَضَىٰ زَيْدٌ مِّنْهَا وَطَرًا زَوَّجْنَاكَهَا لِكَيْ لَا يَكُونَ عَلَى الْمُؤْمِنِينَ حَرَجٌ فِي أَزْوَاجِ أَدْعِيَائِهِمْ إِذَا قَضَوْا مِنْهُنَّ وَطَرًا ۚ وَكَانَ أَمْرُ اللَّهِ مَفْعُولًا ۝٣٧
Wa iz taqoolu lillazeee an`amal laahu `alaihi wa an`amta `alaihi amsik `alaika zawjaka wattaqil laaha wa tukhfee fee nafsika mal laahu mubdeehi wa takhshan naasa wallaahu ahaqqu an takhshaah; falammaa qadaa Zaidum minhaa wataran zawwajnaa kahaa likay laa yakoona `alal mu`mineena harajun feee azwaaji ad`iyaaa`ihim izaa qadaw minhunna wataraa; wa kaana amrul laahi af`oolaa
📖 Em Português
Recorda-te de quando disseste àquele que Deus agraciou, e tu favoreceste: Permanece com tua esposa e teme a Deus!, ocultando em teu coração o que Deus ia revelar; temais, acaso, mais as pessoas, sabendo que Deus é mais digno de que Otemas? Porém, quando Zaid resolveu dissolver o seu casamento com a necessária (formalidade), permitimos que tu adesposasses, a fim de que os fiéis não tivessem inconvenientes em contrair matrimônio com as esposas de seus filhosadotivos, sempre que estes decidissem separar-se com a necessária (formalidade); e fica sabendo que o mandamento deDeus deve ser cumprido.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Amsik 'alayka zawjak": Mantenha sua esposa, ou seja, não a divorcie.
  • "Wataran": Necessidade, desejo ou objetivo (aqui, refere-se ao fim do vínculo conjugal e à dispensa da esposa).
  • "Ad'iyâ'ihim": Os filhos adotivos (aqueles que eram chamados como filhos de outros que não seus pais biológicos).
  • "Haraj": Constrangimento, pecado ou dificuldade.

Interpretação da Nobre Ayah:

Lembre-se, ó Profeta Muhammad, do momento em que você disse àquele a quem Allah agraciou com o Islam — e você também o agraciou com a libertação da escravidão, referindo-se a Zaid ibn Hârithah, que Allah esteja satisfeito com ele — quando ele veio consultá-lo sobre o divórcio de sua esposa Zainab bint Jahsh, dizendo a ele: "Mantenha sua esposa e não a divorcie, e tema a Allah em relação a ela, cumprindo o que é devido a ela." Enquanto isso, você escondia em seu íntimo, ó Profeta, aquilo que Allah havia te revelado — que Zainab se tornaria sua esposa após o divórcio de Zaid — e você temia o que as pessoas, especialmente os hipócritas e os judeus, diriam: "Muhammad casou-se com a divorciada de seu filho adotivo!" Mas Allah é mais digno de ser temido do que as pessoas, e Ele é Quem revelaria o que você escondia. Quando Zaid cumpriu seu desejo em relação a ela, ou seja, quando ele a divorciou e sua 'iddah (período de espera) terminou, Nós a casamos com você, ó Profeta. Isso foi feito para que não houvesse constrangimento ou pecado para os crentes em se casarem com as ex-esposas de seus filhos adotivos, após o divórcio e o fim do período de espera. E a ordem de Allah é certa e inevitável, nada a impede ou a atrasa. Com isso, a prática da era pré-islâmica de tratar o filho adotivo como filho biológico foi abolida, e a ordem de Allah foi estabelecida: chamar os adotados pelo nome de seus pais biológicos.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A coragem de dizer a verdade e implementar a ordem de Allah, mesmo que isso contrarie as tradições e costumes das pessoas. O Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, casou-se com a divorciada de seu filho adotivo para quebrar uma tradição enraizada, mostrando que a obediência a Allah vem antes do medo das críticas humanas.
  2. A importância de temer a Allah mais do que temer as pessoas. O crente deve buscar a satisfação de Allah, mesmo que isso desagrade as pessoas, pois Allah é Quem merece todo o temor e reverência.
  3. A abolição da prática da adoção (que dava direitos de filiação biológica) no Islam. A religião estabeleceu a justiça ao ordenar que os filhos adotivos sejam atribuídos aos seus pais biológicos, preservando a linhagem e os direitos legais.
  4. A sabedoria divina por trás dos eventos: O que Allah decreta ocorre, independentemente dos obstáculos. O casamento do Profeta com Zainab foi uma ordem divina que trouxe benefícios para toda a comunidade, mostrando que os decretos de Allah são sempre sábios e justos.
  5. A compaixão do Profeta ao aconselhar Zaid a manter sua esposa, mesmo sabendo do destino divino. Isso ensina a importância de dar conselhos sinceros e buscar a reconciliação antes da separação, sempre com temor a Allah.


📜 Versículo 35-39 — Surata Al-Ahzab

35إِنَّ الْمُسْلِمِينَ وَالْمُسْلِمَاتِ وَالْمُؤْمِنِينَ وَالْمُؤْمِنَاتِ وَالْقَانِتِينَ وَالْقَانِتَاتِ وَالصَّادِقِينَ وَالصَّادِقَاتِ وَالصَّابِرِينَ وَالصَّابِرَاتِ وَالْخَاشِعِينَ وَالْخَاشِعَاتِ وَالْمُتَصَدِّقِينَ وَالْمُتَصَدِّقَاتِ وَالصَّائِمِينَ وَالصَّائِمَاتِ وَالْحَافِظِينَ فُرُوجَهُمْ وَالْحَافِظَاتِ وَالذَّاكِرِينَ اللَّهَ كَثِيرًا وَالذَّاكِرَاتِ أَعَدَّ اللَّهُ لَهُم مَّغْفِرَةً وَأَجْرًا عَظِيمًا
Quanto aos muçulmanos e às muçulmanas, aos fiéis e às fiéis, aos consagrados e às consagradas, aos verazes e àsverazes, aos perseverantes e às perseverantes, aos humildes e às humildes, aos caritativos e às caritativas, aos jejuadores eàs jejuadoras, aos recatados e às recatadas, aos que se recordam muito de Deus e às que se recordam d'Ele, saibam queDeus lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa.
36وَمَا كَانَ لِمُؤْمِنٍ وَلَا مُؤْمِنَةٍ إِذَا قَضَى اللَّهُ وَرَسُولُهُ أَمْرًا أَن يَكُونَ لَهُمُ الْخِيَرَةُ مِنْ أَمْرِهِمْ ۗ وَمَن يَعْصِ اللَّهَ وَرَسُولَهُ فَقَدْ ضَلَّ ضَلَالًا مُّبِينًا
Não é dado ao fiel, nem à fiel, agir conforme seu arbítrio, quando Deus e Seu Mensageiro é que decidem o assunto. Sabei que quem desobedecer a Deus e ao Seu Mensageiro desviar-se á evidentemente.
37وَإِذْ تَقُولُ لِلَّذِي أَنْعَمَ اللَّهُ عَلَيْهِ وَأَنْعَمْتَ عَلَيْهِ أَمْسِكْ عَلَيْكَ زَوْجَكَ وَاتَّقِ اللَّهَ وَتُخْفِي فِي نَفْسِكَ مَا اللَّهُ مُبْدِيهِ وَتَخْشَى النَّاسَ وَاللَّهُ أَحَقُّ أَن تَخْشَاهُ ۖ فَلَمَّا قَضَىٰ زَيْدٌ مِّنْهَا وَطَرًا زَوَّجْنَاكَهَا لِكَيْ لَا يَكُونَ عَلَى الْمُؤْمِنِينَ حَرَجٌ فِي أَزْوَاجِ أَدْعِيَائِهِمْ إِذَا قَضَوْا مِنْهُنَّ وَطَرًا ۚ وَكَانَ أَمْرُ اللَّهِ مَفْعُولًا
Recorda-te de quando disseste àquele que Deus agraciou, e tu favoreceste: Permanece com tua esposa e teme a Deus!, ocultando em teu coração o que Deus ia revelar; temais, acaso, mais as pessoas, sabendo que Deus é mais digno de que Otemas? Porém, quando Zaid resolveu dissolver o seu casamento com a necessária (formalidade), permitimos que tu adesposasses, a fim de que os fiéis não tivessem inconvenientes em contrair matrimônio com as esposas de seus filhosadotivos, sempre que estes decidissem separar-se com a necessária (formalidade); e fica sabendo que o mandamento deDeus deve ser cumprido.
38مَّا كَانَ عَلَى النَّبِيِّ مِنْ حَرَجٍ فِيمَا فَرَضَ اللَّهُ لَهُ ۖ سُنَّةَ اللَّهِ فِي الَّذِينَ خَلَوْا مِن قَبْلُ ۚ وَكَانَ أَمْرُ اللَّهِ قَدَرًا مَّقْدُورًا
Não será recriminado o Profeta por cumprir o que Deus lhe prescreveu, porque é a lei de Deus, com respeito aos que oprecederam. Os desígnios de Deus são de ordem irrevogável.
39الَّذِينَ يُبَلِّغُونَ رِسَالَاتِ اللَّهِ وَيَخْشَوْنَهُ وَلَا يَخْشَوْنَ أَحَدًا إِلَّا اللَّهَ ۗ وَكَفَىٰ بِاللَّهِ حَسِيبًا
(É a lei) daqueles que transmitem as Mensagens de Deus e O temem, e a ninguém temem, senão a Deus, e basta Deuspara que Lhe rendam contas.
Al-AhzabÍndice do Alcorão
73Versículo
MedinenseRevelation
37Versículo

Tradução — Al-Ahzab 37

Surata Al-Ahzab Versículo 37 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Recorda-te de quando disseste àquele que Deus agraciou, e tu…

Surata Versículo 37/73 — Surata Al-Ahzab الأحزاب (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Ahzab Ouvir, Surata Al-Ahzab Tradução, Surata Al-Ahzab mp3, Surata Al-Ahzab pdf. Versículo 35–39. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas