Fatir · 29/45
Tradução Transliteração — Surata Fatir
إِنَّ الَّذِينَ يَتْلُونَ كِتَابَ اللَّهِ وَأَقَامُوا الصَّلَاةَ وَأَنفَقُوا مِمَّا رَزَقْنَاهُمْ سِرًّا وَعَلَانِيَةً يَرْجُونَ تِجَارَةً لَّن تَبُورَ ۝٢٩
Innal lazeena yatloona Kitabbal laahi wa aqaamus Salaata wa anfaqoo mimmaa razaqnaahum sirranw wa `alaa niyatany yarjoona tijaaratal lan taboor
📖 Em Português
Por certo que aqueles que recitam o Livro de Deus, observam a oração e fazem caridade, privativa ou paladinamente, com uma parte daquilo com que os agraciamos, almejam um comércio imorredouro.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَتْلُونَ: Recitam, leem com atenção e seguem o que está escrito.
  • لَّن تَبُورَ: Nunca perecerá, não sofrerá prejuízo nem ruína; refere-se a um comércio que jamais fracassa.

Interpretação da passagem:

Allah, o Altíssimo, informa que aqueles que recitam o Livro de Allah — o Alcorão — com devoção e ponderação, colocando em prática os seus ensinamentos, e que estabelecem a oração em seus devidos tempos, cumprindo todas as suas condições e pilares, e que gastam daquilo que Allah lhes concedeu — tanto das riquezas quanto de outros recursos — em caridade, seja em segredo ou abertamente, incluindo o zakat obrigatório e as doações voluntárias, esses buscam, com essas ações, um comércio com Allah que jamais sofrerá perda ou fracasso. É um comércio cujo lucro é garantido: a satisfação de Allah e a recompensa abundante no Paraíso. Eles esperam que Allah lhes complete as recompensas de suas obras, sem diminuí-las em nada, e que Ele os acrescente com Sua graça e generosidade. Porque Allah é Perdoador dos pecados daqueles que se arrependem e se voltam para Ele, e é Agradecido — recompensa generosamente as boas ações e as multiplica para os Seus servos.

Lições e benefícios extraídos:

  • A recitação do Alcorão não é apenas um ato de lábios, mas uma porta para a ação e a aplicação dos seus mandamentos na vida prática.
  • A oração é o pilar da fé; estabelecê-la corretamente é sinal de submissão e temor a Allah.
  • A caridade, seja oculta ou pública, purifica a alma e os bens, e cada uma tem o seu mérito: a oculta protege o caráter do crente, e a pública incentiva outros a praticarem o bem.
  • O crente verdadeiro não busca lucro material imediato, mas sim um comércio eterno com Allah — um investimento que jamais se perde, pois o seu retorno é a misericórdia divina e o Paraíso.
  • A esperança (رجاء) em Allah deve estar acompanhada de ação; quem age com sinceridade, espera com confiança a recompensa, sem desespero e sem presunção.
  • A misericórdia de Allah abrange o perdão dos pecados e a multiplicação das boas ações — um incentivo para que ninguém desista de fazer o bem, por menor que seja.


📜 Versículo 27-31 — Surata Fatir

27أَلَمْ تَرَ أَنَّ اللَّهَ أَنزَلَ مِنَ السَّمَاءِ مَاءً فَأَخْرَجْنَا بِهِ ثَمَرَاتٍ مُّخْتَلِفًا أَلْوَانُهَا ۚ وَمِنَ الْجِبَالِ جُدَدٌ بِيضٌ وَحُمْرٌ مُّخْتَلِفٌ أَلْوَانُهَا وَغَرَابِيبُ سُودٌ
Não reparas em que Deus faz descer a água do céu? E produzimos, com ela, frutos de vários matizes; e também háextensões de montanhas, brancas, vermelhas, de diferentes cores, e as há de intenso negro.
28وَمِنَ النَّاسِ وَالدَّوَابِّ وَالْأَنْعَامِ مُخْتَلِفٌ أَلْوَانُهُ كَذَٰلِكَ ۗ إِنَّمَا يَخْشَى اللَّهَ مِنْ عِبَادِهِ الْعُلَمَاءُ ۗ إِنَّ اللَّهَ عَزِيزٌ غَفُورٌ
E entre os humanos, entre os répteis e entre o gado, há indivíduos também de diferentes cores. Os sábios, dentre osservos de Deus, só Ele temem, porque sabem que Deus é Poderoso, Indulgentíssimo.
29إِنَّ الَّذِينَ يَتْلُونَ كِتَابَ اللَّهِ وَأَقَامُوا الصَّلَاةَ وَأَنفَقُوا مِمَّا رَزَقْنَاهُمْ سِرًّا وَعَلَانِيَةً يَرْجُونَ تِجَارَةً لَّن تَبُورَ
Por certo que aqueles que recitam o Livro de Deus, observam a oração e fazem caridade, privativa ou paladinamente, com uma parte daquilo com que os agraciamos, almejam um comércio imorredouro.
30لِيُوَفِّيَهُمْ أُجُورَهُمْ وَيَزِيدَهُم مِّن فَضْلِهِ ۚ إِنَّهُ غَفُورٌ شَكُورٌ
Deus lhe pagará as suas recompensas e lhes acrescentará de Sua graça, porque é Compensador, Indulgentíssimo.
31وَالَّذِي أَوْحَيْنَا إِلَيْكَ مِنَ الْكِتَابِ هُوَ الْحَقُّ مُصَدِّقًا لِّمَا بَيْنَ يَدَيْهِ ۗ إِنَّ اللَّهَ بِعِبَادِهِ لَخَبِيرٌ بَصِيرٌ
E o que te revelamos do Livro é a verdade que corrobora os Livros que o precederam; sabei que Deus está inteirado, e éObservador de Seus servos.
FatirÍndice do Alcorão
45Versículo
MecanaRevelation
29Versículo

Tradução — Fatir 29

Surata Fatir Versículo 29 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Por certo que aqueles que recitam o Livro de Deus,…

Surata Versículo 29/45 — Surata Fatir فاطر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Fatir Ouvir, Surata Fatir Tradução, Surata Fatir mp3, Surata Fatir pdf. Versículo 27–31. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas