Al-Fath · 26/29
Tradução Transliteração — Surata Al-Fath
إِذْ جَعَلَ الَّذِينَ كَفَرُوا فِي قُلُوبِهِمُ الْحَمِيَّةَ حَمِيَّةَ الْجَاهِلِيَّةِ فَأَنزَلَ اللَّهُ سَكِينَتَهُ عَلَىٰ رَسُولِهِ وَعَلَى الْمُؤْمِنِينَ وَأَلْزَمَهُمْ كَلِمَةَ التَّقْوَىٰ وَكَانُوا أَحَقَّ بِهَا وَأَهْلَهَا ۚ وَكَانَ اللَّهُ بِكُلِّ شَيْءٍ عَلِيمًا ۝٢٦
Iz ja`alal lazeena kafaroo fee quloobihimul hamiyyata hamiyyatal jaahiliyyati fa anzalal laahu sakeenatahoo `alaa Rasoolihee wa `alal mu mineena wa alzamahum kalimatat taqwaa wa kaanooo ahaqqa bihaa wa ahlahaa; wa kaanal laahu bikulli shai`in Aleema
📖 Em Português
Quando os incrédulos fomentaram o fanatismo - fanatismo da idolatria - em seus corações Deus infundiu o sossego emSeu Mensageiro e nos fiéis, e lhes impôs a norma da moderação, pois eram merecedores e dignos dela; sabei que Deus éOnisciente.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-Hamiyyah (الحمية): Orgulho, arrogância e zelo cego que leva à recusa da verdade.
  • Hamiyyat al-Jahiliyyah (حمية الجاهلية): O orgulho e a prepotência característicos do período pré-islâmico, baseados no fanatismo tribal e no egoísmo, sem qualquer fundamento na verdade ou na justiça.
  • As-Sakinah (السكينة): A tranquilidade, a serenidade e a paz interior que Deus faz descer sobre os corações dos crentes.
  • Kalimat at-Taqwa (كلمة التقوى): A palavra da piedade e do temor a Deus, que é o testemunho de fé: "Lā ilāha illa Allāh" (Não há divindade além de Allah).

Interpretação da Nobre Ayah:

Recorda, ó Profeta, o momento em que os incrédulos encheram seus corações de orgulho e arrogância — o orgulho da era da ignorância — recusando-se a reconhecer a verdade e a submeter-se a ela. Esse orgulho os levou a rejeitar escrever "Bismillah ir-Rahman ir-Rahim" no tratado de Hudaybiyyah e a se opor a que fosse registrado "Este é o acordo feito por Muhammad, o Mensageiro de Allah". Eles agiram movidos pelo fanatismo e pela vaidade, não pela busca da verdade.

Então, Deus fez descer a Sua tranquilidade e serenidade sobre o Seu Mensageiro e sobre os crentes, de modo que a raiva e a provocação não os levaram a agir com imprudência ou a responder com o mesmo orgulho. Deus os firmou e os manteve calmos e pacientes diante da provocação.

E Deus os fez apegados à palavra da piedade — o testemunho de que não há divindade além de Allah — e os tornou dignos dela. Eles eram mais merecedores dessa palavra do que os incrédulos, pois a aceitaram com sinceridade e agiram conforme ela exige, enquanto os politeístas a rejeitaram e se encheram de arrogância. Deus sabia que os crentes eram os verdadeiros merecedores dessa palavra e os escolheu para ela.

E Deus é Onisciente, conhece todas as coisas, nada Lhe escapa, seja dos corações ou das ações.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. O orgulho e a arrogância são obstáculos para a verdade: A recusa dos incrédulos em aceitar a verdade não se baseou em argumentos, mas sim no orgulho cego. Isso ensina o crente a abandonar a arrogância e a buscar a verdade com humildade.
  2. A serenidade de Deus é uma bênção para os crentes: Quando o crente enfrenta provocações e dificuldades, Deus pode fazer descer sobre ele uma calma especial que o protege de agir por impulso ou raiva. Essa é uma das maiores graças divinas.
  3. A palavra da fé é o fundamento da piedade: O testemunho de fé "Lā ilāha illa Allāh" não é apenas uma frase, mas um compromisso que exige retidão, obediência e temor a Deus. Os crentes são os verdadeiros portadores dessa palavra, pois a vivem na prática.
  4. Deus conhece quem merece Suas bênçãos: Deus não concede Suas graças ao acaso; Ele sabe exatamente quem é digno delas. Isso motiva o crente a purificar seu coração e suas intenções para ser merecedor do favor divino.
  5. A paciência diante das provocações é uma característica dos crentes: Mesmo quando os incrédulos agem com arrogância e desrespeito, os crentes devem responder com serenidade e sabedoria, confiando que Deus está com eles.


📜 Versículo 24-28 — Surata Al-Fath

24وَهُوَ الَّذِي كَفَّ أَيْدِيَهُمْ عَنكُمْ وَأَيْدِيَكُمْ عَنْهُم بِبَطْنِ مَكَّةَ مِن بَعْدِ أَنْ أَظْفَرَكُمْ عَلَيْهِمْ ۚ وَكَانَ اللَّهُ بِمَا تَعْمَلُونَ بَصِيرًا
Ele foi Quem conteve as mãos deles, do mesmo modo como conteve as vossas mãos no centro de Makka, depois de voster feito prevalecer sobre eles; sabei que Deus bem vê tudo quanto fazeis.
25هُمُ الَّذِينَ كَفَرُوا وَصَدُّوكُمْ عَنِ الْمَسْجِدِ الْحَرَامِ وَالْهَدْيَ مَعْكُوفًا أَن يَبْلُغَ مَحِلَّهُ ۚ وَلَوْلَا رِجَالٌ مُّؤْمِنُونَ وَنِسَاءٌ مُّؤْمِنَاتٌ لَّمْ تَعْلَمُوهُمْ أَن تَطَئُوهُمْ فَتُصِيبَكُم مِّنْهُم مَّعَرَّةٌ بِغَيْرِ عِلْمٍ ۖ لِّيُدْخِلَ اللَّهُ فِي رَحْمَتِهِ مَن يَشَاءُ ۚ لَوْ تَزَيَّلُوا لَعَذَّبْنَا الَّذِينَ كَفَرُوا مِنْهُمْ عَذَابًا أَلِيمًا
Foram eles, os incrédulos, os que vos impediram de entrar na Mesquita Sagrada e impediram que a oferenda chegasse aoseu destino. E se não houvesse sido por uns homens e mulheres fiéis, que não podíeis, distinguir, e que poderíeis ter mortosem o saber, incorrendo, assim, inconscientemente, num crime hediondo, Ter-vos-íamos facultado combatê-lo; foi assimestabelecido, para que Deus pudesse agraciar com a Sua misericórdia quem Lhe aprouvesse. Se vos tivesse sido possívelsepará-los, teríamos afrontado os incrédulos com um doloroso castigo.
26إِذْ جَعَلَ الَّذِينَ كَفَرُوا فِي قُلُوبِهِمُ الْحَمِيَّةَ حَمِيَّةَ الْجَاهِلِيَّةِ فَأَنزَلَ اللَّهُ سَكِينَتَهُ عَلَىٰ رَسُولِهِ وَعَلَى الْمُؤْمِنِينَ وَأَلْزَمَهُمْ كَلِمَةَ التَّقْوَىٰ وَكَانُوا أَحَقَّ بِهَا وَأَهْلَهَا ۚ وَكَانَ اللَّهُ بِكُلِّ شَيْءٍ عَلِيمًا
Quando os incrédulos fomentaram o fanatismo - fanatismo da idolatria - em seus corações Deus infundiu o sossego emSeu Mensageiro e nos fiéis, e lhes impôs a norma da moderação, pois eram merecedores e dignos dela; sabei que Deus éOnisciente.
27لَّقَدْ صَدَقَ اللَّهُ رَسُولَهُ الرُّؤْيَا بِالْحَقِّ ۖ لَتَدْخُلُنَّ الْمَسْجِدَ الْحَرَامَ إِن شَاءَ اللَّهُ آمِنِينَ مُحَلِّقِينَ رُءُوسَكُمْ وَمُقَصِّرِينَ لَا تَخَافُونَ ۖ فَعَلِمَ مَا لَمْ تَعْلَمُوا فَجَعَلَ مِن دُونِ ذَٰلِكَ فَتْحًا قَرِيبًا
Em verdade, Deus confirmou a visão do Seu Mensageiro: Se Deus quisesse, entraríeis tranqüilos, sem temor, na SagradaMesquita; uns com os cabelos raspados, outros com os cabelos cortados, sem medo. Ele sabe o que vós ignorais, e vosconcedeu, não obstante isso, um triunfo imediato.
28هُوَ الَّذِي أَرْسَلَ رَسُولَهُ بِالْهُدَىٰ وَدِينِ الْحَقِّ لِيُظْهِرَهُ عَلَى الدِّينِ كُلِّهِ ۚ وَكَفَىٰ بِاللَّهِ شَهِيدًا
Ele foi Quem enviou o Seu Mensageiro com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobretodas as outras religiões; e Deus é suficiente Testemunha disso.
Al-FathÍndice do Alcorão
29Versículo
MedinenseRevelation
26Versículo

Tradução — Al-Fath 26

Surata Al-Fath Versículo 26 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Quando os incrédulos fomentaram o fanatismo - fanatismo da idolatria…

Surata Versículo 26/29 — Surata Al-Fath الفتح (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Fath Ouvir, Surata Al-Fath Tradução, Surata Al-Fath mp3, Surata Al-Fath pdf. Versículo 24–28. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas