Al-Baqara · 194/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
الشَّهْرُ الْحَرَامُ بِالشَّهْرِ الْحَرَامِ وَالْحُرُمَاتُ قِصَاصٌ ۚ فَمَنِ اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ فَاعْتَدُوا عَلَيْهِ بِمِثْلِ مَا اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ وَاعْلَمُوا أَنَّ اللَّهَ مَعَ الْمُتَّقِينَ ۝١٩٤
Ash Shahrul Haraamu bish Shahril Haraami wal hurumaatu qisaas; famani`tadaa `alaikum fa`tadoo `alaihi bimsisli ma`tadaa `alaikum; wattaqul laaha wa`lamooo annal laaha ma`al muttaqeen
📖 Em Português
Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo mês, e todas as profanações serão castigadas com a pena detalião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei a Deus e sabei que Ele está com os que O temem.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ash-Shahr Al-Haram: O mês sagrado, no qual a luta é proibida — refere-se ao mês de Dhul-Qi'dah, quando os idólatras impediram os muçulmanos de realizar a peregrinação menor ('Umrah) no ano seis da Hégira.
  • Al-Hurumat: As coisas sagradas e invioláveis — como a cidade sagrada de Meca, o mês sagrado e o estado de consagração (Ihram).
  • Qisas: Retaliação equivalente, ou seja, aplicar a mesma medida em resposta a uma agressão.
  • I'tada: Transgredir, cometer agressão ou violar os limites de Allah.

Interpretação da Nobre Versículo:

Ó crentes, o mês sagrado em que Allah vos permitiu entrar na Mesquita Sagrada e realizar a 'Umrah, no ano sete da Hégira, é a compensação pelo mês sagrado em que os idólatras vos impediram de entrar na Mesquita Sagrada, no ano seis. Assim como eles vos bloquearam, Allah vos concedeu a vitória e o acesso nesse mesmo mês sagrado. E as coisas sagradas — como a cidade sagrada, o mês sagrado e o estado de consagração — são regidas pela lei da reciprocidade: quem violar uma delas, será tratado com a mesma medida, sem excesso. Portanto, quem vos agredir, retaliem contra ele com uma punição equivalente à agressão cometida, sem acrescentar nada além disso. E temei a Allah, não ultrapassando os limites da justiça na vossa resposta, pois Allah não ama os transgressores. E sabei que Allah está com aqueles que O temem e obedecem, concedendo-lhes Sua ajuda, proteção e vitória sobre os seus inimigos.


Lições e Benefícios Extraídos do Versículo:

  1. Justiça e Equilíbrio: O Islão estabelece o princípio da reciprocidade justa — a resposta a uma agressão deve ser proporcional, sem excessos, pois a justiça é a base da convivência entre as pessoas.
  2. A Dignidade do Crente: O muçulmano não é passivo diante da injustiça; ele tem o direito de defender-se e proteger as suas terras, a sua honra e os seus lugares sagrados, mas sempre com moderação e dentro dos limites de Allah.
  3. A Sabedoria Divina na Legislação: Allah, em Sua infinita sabedoria, estabeleceu leis que equilibram entre o direito de defesa e a proibição da agressão, mostrando que o Islão é uma religião de justiça e não de opressão.
  4. A Presença de Allah com os Tementes: A verdadeira força do crente está na sua piedade e consciência de Allah. Quando O teme e obedece, Allah está com ele, guiando-o, protegendo-o e concedendo-lhe sucesso, mesmo nas situações mais difíceis.
  5. A Santidade dos Lugares e Tempos Sagrados: O versículo ensina-nos a respeitar as coisas sagradas que Allah estabeleceu, e que a violação delas tem consequências — tanto neste mundo, através da reciprocidade, como no Além, através do julgamento divino.


📜 Versículo 192-196 — Surata Al-Baqara

192فَإِنِ انتَهَوْا فَإِنَّ اللَّهَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ
Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
193وَقَاتِلُوهُمْ حَتَّىٰ لَا تَكُونَ فِتْنَةٌ وَيَكُونَ الدِّينُ لِلَّهِ ۖ فَإِنِ انتَهَوْا فَلَا عُدْوَانَ إِلَّا عَلَى الظَّالِمِينَ
E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá maishostilidades, senão contra os iníquos.
194الشَّهْرُ الْحَرَامُ بِالشَّهْرِ الْحَرَامِ وَالْحُرُمَاتُ قِصَاصٌ ۚ فَمَنِ اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ فَاعْتَدُوا عَلَيْهِ بِمِثْلِ مَا اعْتَدَىٰ عَلَيْكُمْ ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ وَاعْلَمُوا أَنَّ اللَّهَ مَعَ الْمُتَّقِينَ
Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo mês, e todas as profanações serão castigadas com a pena detalião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei a Deus e sabei que Ele está com os que O temem.
195وَأَنفِقُوا فِي سَبِيلِ اللَّهِ وَلَا تُلْقُوا بِأَيْدِيكُمْ إِلَى التَّهْلُكَةِ ۛ وَأَحْسِنُوا ۛ إِنَّ اللَّهَ يُحِبُّ الْمُحْسِنِينَ
Fazei dispêndios pela causa de Deus, sem permitir que as vossas mão contribuam para vossa destruição, e praticai obem, porque Deus aprecia os benfeitores.
196وَأَتِمُّوا الْحَجَّ وَالْعُمْرَةَ لِلَّهِ ۚ فَإِنْ أُحْصِرْتُمْ فَمَا اسْتَيْسَرَ مِنَ الْهَدْيِ ۖ وَلَا تَحْلِقُوا رُءُوسَكُمْ حَتَّىٰ يَبْلُغَ الْهَدْيُ مَحِلَّهُ ۚ فَمَن كَانَ مِنكُم مَّرِيضًا أَوْ بِهِ أَذًى مِّن رَّأْسِهِ فَفِدْيَةٌ مِّن صِيَامٍ أَوْ صَدَقَةٍ أَوْ نُسُكٍ ۚ فَإِذَا أَمِنتُمْ فَمَن تَمَتَّعَ بِالْعُمْرَةِ إِلَى الْحَجِّ فَمَا اسْتَيْسَرَ مِنَ الْهَدْيِ ۚ فَمَن لَّمْ يَجِدْ فَصِيَامُ ثَلَاثَةِ أَيَّامٍ فِي الْحَجِّ وَسَبْعَةٍ إِذَا رَجَعْتُمْ ۗ تِلْكَ عَشَرَةٌ كَامِلَةٌ ۗ ذَٰلِكَ لِمَن لَّمْ يَكُنْ أَهْلُهُ حَاضِرِي الْمَسْجِدِ الْحَرَامِ ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ وَاعْلَمُوا أَنَّ اللَّهَ شَدِيدُ الْعِقَابِ
E cumpri a peregrinação e a Umra, a serviço de Deus. Porém, se fordes impedidos disso, dedicai uma oferenda do quevos seja possível e não corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha alcançado o lugar destinado ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar enfermo, ou sofrer de alguma infecção na cabeça, e a raspar, redimir-se-á mediante o jejum, acaridade ou a oferenda. Entretanto, em condição de paz, aquele que realizar a Umra antes da peregrinação, deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo, deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e sete, depois do seu regresso, totalizando dez dias. Esta penitência é para aquele que não residepróximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e sabei que é Severíssimo no castigo.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
194Versículo

Tradução — Al-Baqara 194

Surata Al-Baqara Versículo 194 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo mês,…

Surata Versículo 194/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 192–196. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas