An-Nur · 6/64
Tradução Transliteração — Surata An-Nur
وَالَّذِينَ يَرْمُونَ أَزْوَاجَهُمْ وَلَمْ يَكُن لَّهُمْ شُهَدَاءُ إِلَّا أَنفُسُهُمْ فَشَهَادَةُ أَحَدِهِمْ أَرْبَعُ شَهَادَاتٍ بِاللَّهِ ۙ إِنَّهُ لَمِنَ الصَّادِقِينَ ۝٦
Wallazeena yarmoona azwaajahum wa lam yakul lahum shuhadaaa`u illaaa anfusuhum fashahaadatu ahadihim arb`u shahaadaatim billaahi innahoo laminas saadiqeen
📖 Em Português
E aquele que difamar a sua esposa, em mais testemunhas do que eles próprios, que um deles jure quatro vezes por Deusque é um dos verazes.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • يَرْمُونَ أَزْوَاجَهُمْ: acusam suas esposas de adultério (zina).
  • شُهَدَاءُ: testemunhas que comprovem a acusação.
  • إِلَّا أَنفُسُهُمْ: exceto eles próprios, ou seja, sem outras testemunhas além de si mesmos.
  • فَشَهَادَةُ أَحَدِهِمْ أَرْبَعُ شَهَادَاتٍ بِاللَّهِ: então, o juramento de cada um deles deve ser feito quatro vezes por Deus.
  • إِنَّهُ لَمِنَ الصَّادِقِينَ: que ele é dos verazes em sua acusação.

Interpretação da ayat:

Esta nobre ayat trata de uma situação delicada e justa no Islam: quando um homem acusa sua esposa de adultério, mas não possui testemunhas que confirmem sua alegação — exceto ele mesmo. Nesse caso, a lei islâmica estabelece um procedimento específico para proteger tanto o marido quanto a esposa de injustiças e para evitar a propagação de acusações infundadas.

O marido deve, diante do juiz, testemunhar quatro vezes, jurando por Deus Todo-Poderoso que é verdadeiro em sua acusação contra sua esposa. Esse juramento repetido serve como uma forma solene de confirmar sua seriedade e honestidade, pois ele invoca o nome de Deus em cada testemunho, o que o faz refletir profundamente antes de prosseguir. Se ele for falso, estará diante de Deus como um mentiroso que usou o nome dEle em vão — algo gravíssimo.

Essa medida visa evitar que o marido seja punido por difamação (qadhf) sem ter como provar sua acusação, ao mesmo tempo em que protege a honra da esposa, pois ela terá o direito de se defender com um juramento semelhante (li’an), como virá nas próximas ayat. O objetivo é estabelecer justiça equilibrada, onde a verdade prevalece e os direitos de ambos os cônjuges são preservados, sem precipitação ou tirania.

Lições e benefícios extraídos da ayat:

  • O Islam valoriza a justiça e a proteção da honra familiar, estabelecendo regras claras para lidar com acusações graves, evitando que a sociedade caia na fofoca e na destruição de lares por suspeitas infundadas.
  • A seriedade de invocar o nome de Deus em juramentos ensina o crente a ser honesto e a temer a Deus em todas as situações, pois Ele é testemunha de tudo.
  • A legislação islâmica equilibra os direitos do acusador e do acusado, mostrando a misericórdia divina em não deixar ninguém oprimido ou injustiçado.
  • Essa ayat reforça a importância de preservar os laços familiares e a confiança entre os cônjuges, incentivando a comunicação e o respeito mútuo antes de qualquer acusação.
  • O Islam ensina que a punição não é aplicada sem provas claras, e que a palavra de uma pessoa, quando respaldada por juramentos solenes, tem peso, mas sempre com a possibilidade de defesa para a outra parte — um sistema que reflete a sabedoria divina.


📜 Versículo 4-8 — Surata An-Nur

4وَالَّذِينَ يَرْمُونَ الْمُحْصَنَاتِ ثُمَّ لَمْ يَأْتُوا بِأَرْبَعَةِ شُهَدَاءَ فَاجْلِدُوهُمْ ثَمَانِينَ جَلْدَةً وَلَا تَقْبَلُوا لَهُمْ شَهَادَةً أَبَدًا ۚ وَأُولَٰئِكَ هُمُ الْفَاسِقُونَ
E àqueles que difamarem as mulheres castas, sem apresentarem quatro testemunhas, infligi-lhes oitenta vergastadas enunca mais aceiteis os seus testemunhos, porque são depravados.
5إِلَّا الَّذِينَ تَابُوا مِن بَعْدِ ذَٰلِكَ وَأَصْلَحُوا فَإِنَّ اللَّهَ غَفُورٌ رَّحِيمٌ
Exceto aqueles que, depois disso, se arrependerem e se emendarem; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
6وَالَّذِينَ يَرْمُونَ أَزْوَاجَهُمْ وَلَمْ يَكُن لَّهُمْ شُهَدَاءُ إِلَّا أَنفُسُهُمْ فَشَهَادَةُ أَحَدِهِمْ أَرْبَعُ شَهَادَاتٍ بِاللَّهِ ۙ إِنَّهُ لَمِنَ الصَّادِقِينَ
E aquele que difamar a sua esposa, em mais testemunhas do que eles próprios, que um deles jure quatro vezes por Deusque é um dos verazes.
7وَالْخَامِسَةُ أَنَّ لَعْنَتَ اللَّهِ عَلَيْهِ إِن كَانَ مِنَ الْكَاذِبِينَ
E na quinta vez pedirá que a maldição de Deus caia sobre ele, se for perjuro.
8وَيَدْرَأُ عَنْهَا الْعَذَابَ أَن تَشْهَدَ أَرْبَعَ شَهَادَاتٍ بِاللَّهِ ۙ إِنَّهُ لَمِنَ الْكَاذِبِينَ
E ela se libertará do castigo, jurando quatro vezes por Deus que ele é perjuro.
An-NurÍndice do Alcorão
64Versículo
MedinenseRevelation
6Versículo

Tradução — An-Nur 6

Surata An-Nur Versículo 6 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E aquele que difamar a sua esposa, em mais testemunhas…

Surata Versículo 6/64 — Surata An-Nur النور (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nur Ouvir, Surata An-Nur Tradução, Surata An-Nur mp3, Surata An-Nur pdf. Versículo 4–8. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas