Al-Furqan · 44/77
Tradução Transliteração — Surata Al-Furqan
أَمْ تَحْسَبُ أَنَّ أَكْثَرَهُمْ يَسْمَعُونَ أَوْ يَعْقِلُونَ ۚ إِنْ هُمْ إِلَّا كَالْأَنْعَامِ ۖ بَلْ هُمْ أَضَلُّ سَبِيلًا ۝٤٤
Am tahsabu annna aksarahum yasma`oona aw ya``qiloon; in hum illaa kal an`aami bal hum adallu sabeelan
📖 Em Português
Ou pensas que a maioria deles ouve ou compreende? Qual! São como o gado; qual, são mais irracionais ainda!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Am tahsabu": Ou você pensa/imagina?
  • "Yasma'oon": Ouvem com aceitação e compreensão.
  • "Ya'qiloon": Raciocinam e entendem as provas e argumentos.
  • "Ka al-an'am": Como os animais (rebanhos), que não compreendem o que ouvem.
  • "Adallu sabilan": Mais desviados no caminho, ou seja, mais perdidos e equivocados na conduta.

Interpretação da nobre al-Ayah:

Ó Mensageiro, será que você pensa que a maioria desses incrédulos, a quem você convida para a unicidade de Allah e para a obediência a Ele, realmente ouve o que você diz com um ouvido de aceitação e entendimento, ou que eles raciocinam sobre as provas e evidências claras que você apresenta? A verdade é que eles não são assim. Eles se assemelham aos animais no que diz respeito à falta de benefício do que ouvem e à ausência de compreensão das verdades que lhes são apresentadas. Mas, na realidade, eles são ainda piores e mais desviados do caminho reto do que os animais. Isso porque os animais, por instinto, sabem encontrar seus pastos e buscam o que lhes é benéfico e evitam o que lhes é prejudicial. Já esses incrédulos, mesmo com a razão que lhes foi concedida, não buscam a verdade nem seguem a orientação, preferindo a cegueira e o desvio, afastando-se do caminho da salvação.


Lições e benefícios extraídos da al-Ayah:

  1. A importância do uso da razão e da audição com reflexão: O ser humano foi agraciado por Allah com a razão e a audição para que pudesse compreender os sinais divinos e seguir a verdade. Quem não usa esses dons para refletir sobre a criação e os ensinamentos do Alcorão se rebaixa a um nível inferior ao dos animais.
  2. A gravidade da arrogância e da recusa em aceitar a verdade: A pior condição é daqueles que, mesmo ouvindo a verdade e vendo as provas claras, se recusam a aceitá-las por orgulho ou teimosia. Isso os torna mais desviados do que os animais, pois os animais seguem sua natureza, mas o ser humano que abandona sua natureza racional se perde ainda mais.
  3. A misericórdia de Allah ao enviar Mensageiros e revelar o Alcorão: Esta al-Ayah nos lembra da grande bênção de Allah ao nos enviar o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com o Alcorão, para nos tirar das trevas da ignorância para a luz da fé. Devemos ser gratos por essa orientação e nos esforçar para ouvir o Alcorão com atenção e raciocinar sobre seus significados.
  4. A responsabilidade do ser humano em buscar a verdade: Allah nos deu a capacidade de distinguir o bem do mal e nos orientou através dos Mensageiros. Portanto, somos responsáveis por nossas escolhas. Aquele que busca a verdade com sinceridade será guiado, e aquele que se afasta dela por negligência ou arrogância arcará com as consequências.
  5. A esperança para os que buscam a orientação: Apesar da descrição dura sobre a maioria dos incrédulos, a al-Ayah também nos ensina que a porta do arrependimento e da orientação está aberta. Allah não nos descreve como perdidos sem volta, mas sim como seres que precisam acordar e usar a razão que Ele nos deu para voltar ao caminho certo.


📜 Versículo 42-46 — Surata Al-Furqan

42إِن كَادَ لَيُضِلُّنَا عَنْ آلِهَتِنَا لَوْلَا أَن صَبَرْنَا عَلَيْهَا ۚ وَسَوْفَ يَعْلَمُونَ حِينَ يَرَوْنَ الْعَذَابَ مَنْ أَضَلُّ سَبِيلًا
Ele esteve a ponto de desviar-nos dos nossos deuses, e assim aconteceria, se não tivéssemos sido constantes com eles! Porém, logo saberão, quando virem o castigo, mormente quem estiver mais desencaminhado!
43أَرَأَيْتَ مَنِ اتَّخَذَ إِلَٰهَهُ هَوَاهُ أَفَأَنتَ تَكُونُ عَلَيْهِ وَكِيلًا
Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?
44أَمْ تَحْسَبُ أَنَّ أَكْثَرَهُمْ يَسْمَعُونَ أَوْ يَعْقِلُونَ ۚ إِنْ هُمْ إِلَّا كَالْأَنْعَامِ ۖ بَلْ هُمْ أَضَلُّ سَبِيلًا
Ou pensas que a maioria deles ouve ou compreende? Qual! São como o gado; qual, são mais irracionais ainda!
45أَلَمْ تَرَ إِلَىٰ رَبِّكَ كَيْفَ مَدَّ الظِّلَّ وَلَوْ شَاءَ لَجَعَلَهُ سَاكِنًا ثُمَّ جَعَلْنَا الشَّمْسَ عَلَيْهِ دَلِيلًا
Não tens reparado em como o teu Senhor projeta a sombra? Se Ele quisesse, fá-la-ia estável! Entretanto, fizemos do solo seu regente.
46ثُمَّ قَبَضْنَاهُ إِلَيْنَا قَبْضًا يَسِيرًا
Logo a recolhemos até Nós, paulatinamente.
Al-FurqanÍndice do Alcorão
77Versículo
MecanaRevelation
44Versículo

Tradução — Al-Furqan 44

Surata Al-Furqan Versículo 44 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ou pensas que a maioria deles ouve ou compreende? Qual!…

Surata Versículo 44/77 — Surata Al-Furqan الفرقان (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Furqan Ouvir, Surata Al-Furqan Tradução, Surata Al-Furqan mp3, Surata Al-Furqan pdf. Versículo 42–46. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas