Al-Hadid · 11/29
Tradução Transliteração — Surata Al-Hadid
مَّن ذَا الَّذِي يُقْرِضُ اللَّهَ قَرْضًا حَسَنًا فَيُضَاعِفَهُ لَهُ وَلَهُ أَجْرٌ كَرِيمٌ ۝١١
man zal lazee yuqridul laaha qardan hasanan fa yudaa`ifahoo lahoo wa lahooo ajrun kareem
📖 Em Português
Qual será o fiel que não quererá emprestar espontaneamente a Deus? Será retribuído em dobro, e terá uma generosarecompensa!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "يُقْرِضُ اللَّهَ قَرْضًا حَسَنًا": Que empresta a Allah um bom empréstimo, ou seja, gasta seu dinheiro em boas obras e na causa de Allah, com sinceridade e sem esperar retribuição dos homens.
  • "فَيُضَاعِفَهُ لَهُ": Então Ele multiplica essa recompensa para ele, aumentando-a muitas vezes.
  • "أَجْرٌ كَرِيمٌ": Uma recompensa nobre e generosa, que é o Paraíso e a satisfação de Allah.

Interpretação da passagem:

Allah, o Altíssimo, faz um chamado tocante aos Seus servos, apresentando-Se como o Receptor de um "empréstimo" — uma metáfora sublime que expressa a grandeza da generosidade divina. Ele pergunta: "Quem é aquele que empresta a Allah um bom empréstimo?" Ou seja, quem gasta de seus bens no caminho de Allah — seja em caridade, apoio à causa da fé, ou ajuda aos necessitados — com o coração sincero, buscando apenas a face de Allah, sem ostentação, sem cobrar favores e sem causar dano ou mágoa ao beneficiário?

Aquele que assim age, Allah promete multiplicar sua recompensa de forma imensa, pois Ele não deixa nenhuma boa ação sem retribuição. E além dessa multiplicação, há para ele uma recompensa nobre e honrosa: o Paraíso, onde encontrará a satisfação de Allah e a felicidade eterna. A pergunta retórica "quem é?" é um convite aberto a todos, incentivando a iniciativa e a competição nas boas ações, pois Allah não precisa do dinheiro de ninguém — Ele é o Rico, o Sustentador — mas quer purificar as almas e elevar os graus de Seus servos.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A generosidade é um investimento lucrativo: Quando o muçulmano gasta em boas obras, ele não está perdendo, mas sim investindo com Allah, que multiplica a recompensa de forma incomparável — muito além de qualquer ganho material.
  2. A sinceridade é a chave da aceitação: O "bom empréstimo" exige pureza de intenção, longe de ostentação e de qualquer dano ao próximo. Isso ensina que a qualidade da ação é mais importante que a quantidade.
  3. A grandeza da misericórdia divina: Allah se apresenta como "tomador de empréstimo" para encorajar Seus servos, mostrando Sua infinita bondade e desejo de recompensá-los, apesar de Ele não precisar de nada.
  4. A esperança na recompensa eterna: A menção ao "prêmio nobre" (o Paraíso) desperta no crente a esperança e o desejo de buscar a vida eterna, lembrando que os bens deste mundo são passageiros, enquanto a recompensa de Allah é duradoura.
  5. O convite à competição no bem: A pergunta "quem é?" é um estímulo para que cada pessoa se apresse em fazer o bem, sem esperar que outros tomem a iniciativa, pois as portas da generosidade estão abertas para todos.


📜 Versículo 9-13 — Surata Al-Hadid

9هُوَ الَّذِي يُنَزِّلُ عَلَىٰ عَبْدِهِ آيَاتٍ بَيِّنَاتٍ لِّيُخْرِجَكُم مِّنَ الظُّلُمَاتِ إِلَى النُّورِ ۚ وَإِنَّ اللَّهَ بِكُمْ لَرَءُوفٌ رَّحِيمٌ
Ele (Deus) é Quem revela ao Seu servo lúcidos versículos, para que vos tire das trevas e vos conduza à luz, porque Ele é, para convosco, compassivo, Misericordiosíssimo.
10وَمَا لَكُمْ أَلَّا تُنفِقُوا فِي سَبِيلِ اللَّهِ وَلِلَّهِ مِيرَاثُ السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضِ ۚ لَا يَسْتَوِي مِنكُم مَّنْ أَنفَقَ مِن قَبْلِ الْفَتْحِ وَقَاتَلَ ۚ أُولَٰئِكَ أَعْظَمُ دَرَجَةً مِّنَ الَّذِينَ أَنفَقُوا مِن بَعْدُ وَقَاتَلُوا ۚ وَكُلًّا وَعَدَ اللَّهُ الْحُسْنَىٰ ۚ وَاللَّهُ بِمَا تَعْمَلُونَ خَبِيرٌ
E que escusas tereis para não contribuirdes na causa de Deus, uma vez que a Deus pertence a herança dos céus e daterra? Nesse caso, jamais podereis equiparar-vos aos que tiverem contribuído e combatido, antes da conquista - estes sãomais dignos do que aqueles que contribuíram e combateram posteriormente -, ainda que Deus tenha prometido a todos obem. Sabei que Deus está inteirado de tudo quanto fazeis.
11مَّن ذَا الَّذِي يُقْرِضُ اللَّهَ قَرْضًا حَسَنًا فَيُضَاعِفَهُ لَهُ وَلَهُ أَجْرٌ كَرِيمٌ
Qual será o fiel que não quererá emprestar espontaneamente a Deus? Será retribuído em dobro, e terá uma generosarecompensa!
12يَوْمَ تَرَى الْمُؤْمِنِينَ وَالْمُؤْمِنَاتِ يَسْعَىٰ نُورُهُم بَيْنَ أَيْدِيهِمْ وَبِأَيْمَانِهِم بُشْرَاكُمُ الْيَوْمَ جَنَّاتٌ تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ خَالِدِينَ فِيهَا ۚ ذَٰلِكَ هُوَ الْفَوْزُ الْعَظِيمُ
(Será) o dia em que verás (ó Mohammad) os fiéis e as fiéis com a luz a se irradiar, ante eles, pela sua crença. Nesse diavos alvissaremos com jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morareis eternamente. Tal será a magníficarecompensa!
13يَوْمَ يَقُولُ الْمُنَافِقُونَ وَالْمُنَافِقَاتُ لِلَّذِينَ آمَنُوا انظُرُونَا نَقْتَبِسْ مِن نُّورِكُمْ قِيلَ ارْجِعُوا وَرَاءَكُمْ فَالْتَمِسُوا نُورًا فَضُرِبَ بَيْنَهُم بِسُورٍ لَّهُ بَابٌ بَاطِنُهُ فِيهِ الرَّحْمَةُ وَظَاهِرُهُ مِن قِبَلِهِ الْعَذَابُ
(Será também) o dia em que os hipócritas e as hipócritas dirão aos fiéis: Esperai-nos: para que nos iluminemos com avossa luz! Ser-lhes-á retrucado: Voltai atrás, e buscai a luz! Entre eles se elevará uma muralha provida de uma porta, pordetrás da qual estará a misericórdia, e em frente à qual estará o suplício infernal.
Al-HadidÍndice do Alcorão
29Versículo
MedinenseRevelation
11Versículo

Tradução — Al-Hadid 11

Surata Al-Hadid Versículo 11 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Qual será o fiel que não quererá emprestar espontaneamente a…

Surata Versículo 11/29 — Surata Al-Hadid الحديد (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Hadid Ouvir, Surata Al-Hadid Tradução, Surata Al-Hadid mp3, Surata Al-Hadid pdf. Versículo 9–13. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas