Al-Baqara · 222/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
وَيَسْأَلُونَكَ عَنِ الْمَحِيضِ ۖ قُلْ هُوَ أَذًى فَاعْتَزِلُوا النِّسَاءَ فِي الْمَحِيضِ ۖ وَلَا تَقْرَبُوهُنَّ حَتَّىٰ يَطْهُرْنَ ۖ فَإِذَا تَطَهَّرْنَ فَأْتُوهُنَّ مِنْ حَيْثُ أَمَرَكُمُ اللَّهُ ۚ إِنَّ اللَّهَ يُحِبُّ التَّوَّابِينَ وَيُحِبُّ الْمُتَطَهِّرِينَ ۝٢٢٢
Wa yas`aloonaka `anil maheedi qul huwa azan fa`tazilun nisaaa`a fil maheedi wa laa taqraboo hunna hattaa yathurna fa-izaa tathharna faatoohunna min haisu amarakumul laah; innallaaha yuhibbut Tawwaabeena wa yuhibbul mutatahhireen
📖 Em Português
Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres durante amenstruação e não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como Deus vos tem disposto, porque Ele estima os que arrependem e cuidam da purificação.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-Mahid (المحيض): O sangue menstrual que sai naturalmente do útero da mulher em períodos específicos.
  • Athan (أذى): Algo prejudicial e impuro que causa dano a quem se aproxima dele.
  • Fa'tazilu (فاعتزلوا): Afastai-vos, ou seja, abandonai a relação íntima.
  • Hatta yathurna (حتى يطهرن): Até que o sangramento cesse completamente.
  • Tatah'harna (تطهرن): Purificarem-se com a ablução completa (ghusl) após o fim do sangramento.
  • Atuhunna (فاتوهن): Aproximai-vos delas para a relação íntima.
  • Min haythu amarakum Allah (من حيث أمركم الله): Pela via que Allah vos permitiu, ou seja, a vagina, e não o ânus.

Interpretação da Nobre Áyah:

Os companheiros perguntaram ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) sobre a relação íntima com a mulher durante o período menstrual. Então, Allah revelou esta áyah orientando o Profeta a responder-lhes: O sangue menstrual é algo prejudicial e impuro, que causa dano tanto ao homem quanto à mulher. Portanto, afastai-vos da relação íntima com as mulheres durante o período menstrual, e não vos aproximeis delas para a relação sexual até que o sangramento cesse completamente. Quando o sangramento parar e elas se purificarem com a ablução completa (ghusl), então podeis aproximar-vos delas pela via que Allah vos permitiu — a vagina —, pois é um local limpo e natural. E Allah ama aqueles que se voltam para Ele em arrependimento sincero, abandonando os pecados, e ama aqueles que se purificam das impurezas e dos atos abomináveis.

Esta áyah estabelece uma regra clara e sábia: durante o período menstrual, a relação íntima é proibida por ser prejudicial à saúde e contrária à pureza. Após o fim do sangramento e a purificação completa, a relação é permitida pela via natural. A legislação divina equilibra entre a proteção da saúde física e a satisfação dos desejos humanos dentro dos limites do lícito.


Lições e Benefícios Extraídos da Áyah:

  1. A sabedoria divina nas leis: Allah, em Sua infinita misericórdia, estabelece leis que protegem o ser humano de danos físicos e espirituais. A proibição da relação durante o período menstrual é uma proteção à saúde da mulher e do homem.
  2. A importância da pureza: O Islam valoriza a pureza física e espiritual. A purificação com água (ghusl) antes de retomar a relação íntima ensina o crente a manter-se sempre limpo e em estado de dignidade.
  3. O arrependimento é uma porta aberta: Allah ama aqueles que se arrependem sinceramente de seus erros. Isso nos ensina que, mesmo que alguém tenha cometido um erro, a porta do perdão está sempre aberta, e o arrependimento é um ato amado por Allah.
  4. A relação conjugal é um ato abençoado: O Islam não trata a relação íntima como algo vergonhoso, mas sim como um ato natural e permitido dentro dos limites estabelecidos por Allah, desde que realizado pela via lícita e com as devidas condições de pureza.
  5. A obediência traz o amor de Allah: A áyah termina com a promessa do amor divino para aqueles que se arrependem e se purificam. Isso motiva o crente a buscar continuamente a purificação e a obediência, sabendo que isso o aproxima do Criador.


📜 Versículo 220-224 — Surata Al-Baqara

220فِي الدُّنْيَا وَالْآخِرَةِ ۗ وَيَسْأَلُونَكَ عَنِ الْيَتَامَىٰ ۖ قُلْ إِصْلَاحٌ لَّهُمْ خَيْرٌ ۖ وَإِن تُخَالِطُوهُمْ فَإِخْوَانُكُمْ ۚ وَاللَّهُ يَعْلَمُ الْمُفْسِدَ مِنَ الْمُصْلِحِ ۚ وَلَوْ شَاءَ اللَّهُ لَأَعْنَتَكُمْ ۚ إِنَّ اللَّهَ عَزِيزٌ حَكِيمٌ
Nesta vida e na outra. Consultar-te-ão a respeito dos órfãos; dize-lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor. E se misturardesvossos assuntos com os deles, serão vossos irmãos; sabei que Deus distingue o corrupto do benfeitor. Porém, se Deusquisesse, Ter-vos-ia afligido, porque é Poderoso, Prudentíssimo.
221وَلَا تَنكِحُوا الْمُشْرِكَاتِ حَتَّىٰ يُؤْمِنَّ ۚ وَلَأَمَةٌ مُّؤْمِنَةٌ خَيْرٌ مِّن مُّشْرِكَةٍ وَلَوْ أَعْجَبَتْكُمْ ۗ وَلَا تُنكِحُوا الْمُشْرِكِينَ حَتَّىٰ يُؤْمِنُوا ۚ وَلَعَبْدٌ مُّؤْمِنٌ خَيْرٌ مِّن مُّشْرِكٍ وَلَوْ أَعْجَبَكُمْ ۗ أُولَٰئِكَ يَدْعُونَ إِلَى النَّارِ ۖ وَاللَّهُ يَدْعُو إِلَى الْجَنَّةِ وَالْمَغْفِرَةِ بِإِذْنِهِ ۖ وَيُبَيِّنُ آيَاتِهِ لِلنَّاسِ لَعَلَّهُمْ يَتَذَكَّرُونَ
Não desposareis as idólatras até que elas se convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma idólatra, ainda queesta vos apraza. Tampouco consintais no matrimônio das vossas filhas com os idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um escravo fiel é preferível a um livre idólatra, ainda que este vos apraza. Eles arrastam-vos para o fogo infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao Paraíso e ao perdão e elucida os Seus versículos aos humanos, paraque Dele recordem.
222وَيَسْأَلُونَكَ عَنِ الْمَحِيضِ ۖ قُلْ هُوَ أَذًى فَاعْتَزِلُوا النِّسَاءَ فِي الْمَحِيضِ ۖ وَلَا تَقْرَبُوهُنَّ حَتَّىٰ يَطْهُرْنَ ۖ فَإِذَا تَطَهَّرْنَ فَأْتُوهُنَّ مِنْ حَيْثُ أَمَرَكُمُ اللَّهُ ۚ إِنَّ اللَّهَ يُحِبُّ التَّوَّابِينَ وَيُحِبُّ الْمُتَطَهِّرِينَ
Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres durante amenstruação e não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como Deus vos tem disposto, porque Ele estima os que arrependem e cuidam da purificação.
223نِسَاؤُكُمْ حَرْثٌ لَّكُمْ فَأْتُوا حَرْثَكُمْ أَنَّىٰ شِئْتُمْ ۖ وَقَدِّمُوا لِأَنفُسِكُمْ ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ وَاعْلَمُوا أَنَّكُم مُّلَاقُوهُ ۗ وَبَشِّرِ الْمُؤْمِنِينَ
Vossas mulheres são vossas semeaduras. Desfrutai, pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém, praticai boasobras antecipadamente, temei a Deus e sabei que compareceis perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos fiéis (abem-aventurança).
224وَلَا تَجْعَلُوا اللَّهَ عُرْضَةً لِّأَيْمَانِكُمْ أَن تَبَرُّوا وَتَتَّقُوا وَتُصْلِحُوا بَيْنَ النَّاسِ ۗ وَاللَّهُ سَمِيعٌ عَلِيمٌ
Não tomeis (o nome de) Deus como desculpa, em vosso juramento, para não serdes benevolentes, devotos ereconciliardes os homens, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
222Versículo

Tradução — Al-Baqara 222

Surata Al-Baqara Versículo 222 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois,…

Surata Versículo 222/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 220–224. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas