Al-Anbiya · 43/112
Tradução Transliteração — Surata Al-Anbiya
أَمْ لَهُمْ آلِهَةٌ تَمْنَعُهُم مِّن دُونِنَا ۚ لَا يَسْتَطِيعُونَ نَصْرَ أَنفُسِهِمْ وَلَا هُم مِّنَّا يُصْحَبُونَ ۝٤٣
Am lahum aalihatun tamna`ulum min dooninaa; laa yastatee`oona nasra anfusihim wa laa hum minnna yus-haboon
📖 Em Português
Ou têm, acaso, divindades que os defendem de Nós? Não podem sequer socorrer a si mesmos, nem estarão a salvo eNós!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Alhihah" (آلِهَةٌ): Divindades, deuses.
  • "Tamna'uhum" (تَمْنَعُهُم): Que os protegem ou defendem.
  • "Min dunina" (مِن دُونِنَا): Além de Nós, ou seja, em vez de Nosso poder e proteção.
  • "Yus'habun" (يُصْحَبُونَ): Serem acompanhados, protegidos ou salvos. Neste contexto, significa serem poupados ou defendidos do castigo.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah, o Altíssimo, questiona os idólatras de forma retórica e repreensiva: Será que eles têm divindades, além de Allah, que possam impedir o Nosso castigo de alcançá-los? A resposta é evidente: essas divindades — que eles adoram em vez de Allah — são completamente impotentes. Elas não conseguem sequer defender a si mesmas de qualquer dano, nem trazer benefício algum para si próprias. Se não podem salvar a si mesmas, como poderiam salvar aqueles que as adoram? E, além disso, essas divindades não têm qualquer poder para proteger seus adoradores do castigo de Allah, nem podem conceder-lhes refúgio ou segurança contra a Sua punição. A ayah deixa claro que a proteção verdadeira pertence somente a Allah, e que qualquer outro suposto protetor é fraco e incapaz.

Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A Onipotência de Allah: A ayah nos ensina que somente Allah possui o poder absoluto de proteger, punir e salvar. Nenhuma criatura, por mais elevada que seja, pode interferir na Sua vontade.
  2. A Futilidade da Adoração a Outros: Ela expõe a fragilidade de qualquer divindade falsa, mostrando que aqueles que buscam proteção em ídolos ou seres criados estão em grande erro e perda.
  3. A Importância da Confiança em Allah: O crente deve depositar toda a sua confiança e esperança somente em Allah, pois Ele é o Único que pode socorrê-lo nas dificuldades e salvá-lo dos castigos.
  4. Um Convite à Reflexão: A ayah convida as pessoas a refletirem sobre a lógica e a razão: se uma divindade não pode nem salvar a si mesma, como poderia merecer adoração ou ser digna de confiança? Isso fortalece a fé no coração do muçulmano e o aproxima do seu Criador.
  5. A Misericórdia de Allah: Ao mesmo tempo que adverte sobre o castigo, a ayah indiretamente mostra a misericórdia divina, pois Allah nos alerta antes de punir, dando-nos a oportunidade de retornar a Ele e buscar a Sua proteção verdadeira.


📜 Versículo 41-45 — Surata Al-Anbiya

41وَلَقَدِ اسْتُهْزِئَ بِرُسُلٍ مِّن قَبْلِكَ فَحَاقَ بِالَّذِينَ سَخِرُوا مِنْهُم مَّا كَانُوا بِهِ يَسْتَهْزِئُونَ
Mensageiros anteriores a ti foram escarnecidos; porém, os escarnecedores envolveram-se naquilo de que escarneciam.
42قُلْ مَن يَكْلَؤُكُم بِاللَّيْلِ وَالنَّهَارِ مِنَ الرَّحْمَٰنِ ۗ بَلْ هُمْ عَن ذِكْرِ رَبِّهِم مُّعْرِضُونَ
Dize: Quem poderá proteger-vos, à noite e de dia, (do seu castigo) do Clemente? Sem dúvida, eles desdenham a mençãodo seu Senhor.
43أَمْ لَهُمْ آلِهَةٌ تَمْنَعُهُم مِّن دُونِنَا ۚ لَا يَسْتَطِيعُونَ نَصْرَ أَنفُسِهِمْ وَلَا هُم مِّنَّا يُصْحَبُونَ
Ou têm, acaso, divindades que os defendem de Nós? Não podem sequer socorrer a si mesmos, nem estarão a salvo eNós!
44بَلْ مَتَّعْنَا هَٰؤُلَاءِ وَآبَاءَهُمْ حَتَّىٰ طَالَ عَلَيْهِمُ الْعُمُرُ ۗ أَفَلَا يَرَوْنَ أَنَّا نَأْتِي الْأَرْضَ نَنقُصُهَا مِنْ أَطْرَافِهَا ۚ أَفَهُمُ الْغَالِبُونَ
Contudo, agraciamo-los, tanto eles como seus pais, e até lhes prolongamos a vida. Porém, não reparam, acaso, em quetemos assolado a terra, reduzindo-a em suas bordas? São eles, porventura, os vencedores?
45قُلْ إِنَّمَا أُنذِرُكُم بِالْوَحْيِ ۚ وَلَا يَسْمَعُ الصُّمُّ الدُّعَاءَ إِذَا مَا يُنذَرُونَ
Dize-lhes: Só vos admoesto com a revelação; no entanto, os surdos não ouvem a predicação, mesmo quando sãoadmoestados.
Al-AnbiyaÍndice do Alcorão
112Versículo
MecanaRevelation
43Versículo

Tradução — Al-Anbiya 43

Surata Al-Anbiya Versículo 43 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ou têm, acaso, divindades que os defendem de Nós? Não…

Surata Versículo 43/112 — Surata Al-Anbiya الأنبياء (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Anbiya Ouvir, Surata Al-Anbiya Tradução, Surata Al-Anbiya mp3, Surata Al-Anbiya pdf. Versículo 41–45. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas