Illaa tanfiroo yu`az zibkum `azaaban aleemanw wa yastabdil qawman ghairakum wa laa tadurroohu shai`aa; wal laahu `alaa kulli shai`in Qadeer
📖 Tradução (Em Português)
📖 Em Português
Se não marchardes (para o combate), Ele vos castigará dolorosamente, suplantar-vos-á por outro povo, e em nadapodereis prejudicá-Lo, porque Deus é Onipotente.
🌐 Additional reference in Español
🌐 Español
Si no salís a luchar, Él os castigará con un doloroso castigo y os reemplazará por otros, sin que Le perjudiquéis en nada.Allah tiene poder sobre todas las cosas.
"Tanfirū": Sair para a guerra santa (jihad) em defesa da religião, atendendo ao chamado do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).
"ʿAdhāban alīman": Um castigo doloroso, que causa sofrimento intenso.
"Yastabdil": Ele fará com que outro povo ocupe o vosso lugar, substituindo-vos por outros.
"Lā taḍurrūhu shay'an": Não causareis a Ele (Allah) nenhum dano ou prejuízo.
Interpretação da Nobre Árvore:
Ó crentes! Se não sairdes para combater os vossos inimigos quando fordes convocados para a jihad no caminho de Allah, Ele vos infligirá um castigo doloroso — seja nesta vida, através da humilhação e da derrota, ou na outra vida, no fogo eterno. E, além disso, Allah substituir-vos-á por outro povo que não se furte ao chamado, um povo que atenderá prontamente quando for convocado para a luta e que será mais obediente a Ele e ao Seu Mensageiro.
E saibam que, ao vos recusardes a cumprir esta obrigação, não causareis nenhum prejuízo a Allah, pois Ele é o Rico, o Autossuficiente, que não necessita das vossas ações nem da vossa obediência. Na verdade, o prejuízo recai somente sobre vós mesmos, pois perdeis a recompensa e incorreis no Seu desagrado. Allah é Todo-Poderoso sobre todas as coisas: se Ele quiser, fará prevalecer a Sua religião e dará vitória ao Seu Profeta mesmo sem a vossa participação, pois nada Lhe escapa ao poder e à vontade.
Lições e Benefícios Extraídos da Árvore:
A jihad e a prontidão para defender a verdade são obrigações que trazem honra e vitória aos crentes, e abandoná-las acarreta consequências graves tanto neste mundo como no Além.
Allah não precisa de nós, mas nós precisamos Dele. Esta verdade desperta no crente a humildade e a consciência de que a sua obediência é um benefício para si mesmo, não para o seu Senhor.
A substituição de um povo por outro é um aviso sério: quando uma comunidade falha na sua missão, Allah levanta outra que seja digna de carregar a bandeira da fé. Isso ensina-nos a não nos sentirmos insubstituíveis.
O poder de Allah é absoluto: Ele pode conceder a vitória à verdade por meios que desconhecemos, sem depender de nenhum ser humano. Esta certeza enche o coração do crente de confiança e coragem.
A obediência ao chamado do Profeta (que a paz esteja com ele) é um sinal de fé verdadeira, e a negligência nesse chamado é um caminho para a perdição. Que sejamos daqueles que respondem prontamente ao bem e à verdade.
Se não marchardes (para o combate), Ele vos castigará dolorosamente, suplantar-vos-á por outro povo, e em nadapodereis prejudicá-Lo, porque Deus é Onipotente.
A antecipação do mês sagrado é um excesso de incredulidade, com que são desviados, ainda mais, os incrédulos; permitem-no num ano e o proíbem noutro, para fazerem concordar o número de meses feitos sagrados por Deus, de maneiraa tornarem lícito o que Deus vedou. Suas más ações os iludiram. Sabei que Deus não guia os incrédulos.
Ó fiéis, que sucedeu quando vos foi dito para partirdes para o combate pela causa de Deus, e vós ficastes apegados àterra? Acaso, preferíeis a vida terrena à outra? Que ínfimos são os gozos deste mundo, comparados com os do outro!
Se não marchardes (para o combate), Ele vos castigará dolorosamente, suplantar-vos-á por outro povo, e em nadapodereis prejudicá-Lo, porque Deus é Onipotente.
Se não o socorrerdes (o Profeta), Deus o socorrerá, como fez quando os incrédulos o desterraram. Quando estava nacaverna com um companheiro, disse-lhe: Não te aflijas, porque Deus está conosco! Deus infundiu nele o Seu sossego, confortou-o com tropas celestiais que não poderíeis ver, rebaixando ao mínimo a palavra dos incrédulos, enaltecendo aomáximo a palavra de Deus, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Quer estejais leve ou fortemente (armados), marchai (para o combate) e sacrificai vossos bens e pessoas pela causa deDeus! Isso será preferível para vós, se quereis saber.
Surata At-Tawba Versículo 39 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Se não marchardes (para o combate), Ele vos castigará dolorosamente,…
Surata Versículo 39/129 — Surata At-Tawba التوبة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata At-Tawba Ouvir, Surata At-Tawba Tradução, Surata At-Tawba mp3, Surata At-Tawba pdf. Versículo 37–41. Em Português: Español.
O site SurahQuran foi fundado como uma modesta iniciativa para servir o Livro Sagrado e a Sunnah pura, convidar a Allah e facilitar as ciências religiosas segundo o método do Alcorão e da Sunnah. Louvamos e agradecemos a Allah por Seu favor, e Lhe pedimos que aceite nossas obras e as torne sinceras por Sua nobre face.