Ibrahim · 7/52
Tradução Transliteração — Surata Ibrahim
وَإِذْ تَأَذَّنَ رَبُّكُمْ لَئِن شَكَرْتُمْ لَأَزِيدَنَّكُمْ ۖ وَلَئِن كَفَرْتُمْ إِنَّ عَذَابِي لَشَدِيدٌ ۝٧
Wa iz ta azzana Rabbukum la`in shakartum la azeedannakum wa la`in kafartum inn`azaabee lashadeed
📖 Em Português
E de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei; se Me desagradecerdes, sem dúvidaque o Meu castigo será severíssimo.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • تَأَذَّنَ: anunciou e declarou solenemente, com ênfase e certeza.
  • لَئِن شَكَرْتُمْ: se verdadeiramente agradecerdes a Allah pelas Suas bênçãos, reconhecendo-as e usando-as na obediência a Ele.
  • لَأَزِيدَنَّكُمْ: certamente aumentarei as Minhas bênçãos sobre vós.
  • كَفَرْتُمْ: negardes as bênçãos, ingratidão e recusa em reconhecer o favor de Allah.

Interpretação da palavra de Allah:

Allah recorda aos filhos de Israel, através do Seu profeta Moisés (que a paz esteja com ele), o momento em que Ele lhes anunciou de forma enfática e solene: "Se Me agradecerdes pelas bênçãos que vos concedi, reconhecendo o Meu favor e usando essas dádivas na obediência a Mim, aumentarei as Minhas bênçãos sobre vós, multiplicando o Meu favor e a Minha graça. Mas se as negardes, recusando o agradecimento e a gratidão, e usardes essas bênçãos na desobediência, então o Meu castigo é severo e doloroso, pois retiro a bênção e puno a ingratidão."

Esta é uma promessa divina e uma advertência clara: a gratidão é a chave para a permanência e o aumento das bênçãos, enquanto a ingratidão conduz à perda do favor e ao castigo severo. A gratidão aqui não é apenas verbal, mas sim o reconhecimento do coração, o louvor da língua e o uso das bênçãos na obediência a Allah.


Lições e benefícios extraídos da palavra:

  • A gratidão a Allah é uma causa direta para o aumento das Suas bênçãos, pois Ele prometeu isso de forma enfática e garantida.
  • A ingratidão não é apenas uma falta de educação, mas sim um pecado grave que atrai o castigo severo de Allah.
  • As bênçãos de Allah não permanecem com aqueles que as negam ou as usam na desobediência; elas podem ser retiradas ou transformadas em motivo de punição.
  • O agradecimento a Allah é um ato de adoração que Ele ama, e é uma forma de reconhecer a Sua soberania e o Seu favor sobre nós.
  • Este versículo ensina que a relação entre o servo e o seu Senhor é baseada na gratidão e na obediência, e que Allah recompensa aqueles que Lhe agradecem com mais do que merecem, enquanto pune aqueles que Lhe são ingratos.
  • A gratidão é um meio de aproximação a Allah e de preservação das Suas bênçãos, tanto neste mundo como no Além, onde a recompensa é ainda maior e mais duradoura.


📜 Versículo 5-9 — Surata Ibrahim

5وَلَقَدْ أَرْسَلْنَا مُوسَىٰ بِآيَاتِنَا أَنْ أَخْرِجْ قَوْمَكَ مِنَ الظُّلُمَاتِ إِلَى النُّورِ وَذَكِّرْهُم بِأَيَّامِ اللَّهِ ۚ إِنَّ فِي ذَٰلِكَ لَآيَاتٍ لِّكُلِّ صَبَّارٍ شَكُورٍ
Enviamos Moisés com os Nossos sinais, (dizendo-lhe): Transporta o teu povo das trevas para a luz, e recorda-lhe os diasde Deus! Nisso há sinais para todo o perseverante, agradecido.
6وَإِذْ قَالَ مُوسَىٰ لِقَوْمِهِ اذْكُرُوا نِعْمَةَ اللَّهِ عَلَيْكُمْ إِذْ أَنجَاكُم مِّنْ آلِ فِرْعَوْنَ يَسُومُونَكُمْ سُوءَ الْعَذَابِ وَيُذَبِّحُونَ أَبْنَاءَكُمْ وَيَسْتَحْيُونَ نِسَاءَكُمْ ۚ وَفِي ذَٰلِكُم بَلَاءٌ مِّن رَّبِّكُمْ عَظِيمٌ
Recordai-vos de quando Moisés disse ao seu povo: Lembrai as graças de Deus para convosco ao libertar-vos do povo doFaraó, que vos infligia o pior castigo, sacrificando os vossos filhos e deixando com vida as vossas mulheres. E nissotivestes uma grande prova do vosso Senhor!
7وَإِذْ تَأَذَّنَ رَبُّكُمْ لَئِن شَكَرْتُمْ لَأَزِيدَنَّكُمْ ۖ وَلَئِن كَفَرْتُمْ إِنَّ عَذَابِي لَشَدِيدٌ
E de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes, multiplicar-vos-ei; se Me desagradecerdes, sem dúvidaque o Meu castigo será severíssimo.
8وَقَالَ مُوسَىٰ إِن تَكْفُرُوا أَنتُمْ وَمَن فِي الْأَرْضِ جَمِيعًا فَإِنَّ اللَّهَ لَغَنِيٌّ حَمِيدٌ
E de quando Moisés disse: Se renegardes, tanto vós como os que existem na terra, sabei que Deus é Opulento, Laudabilíssimo.
9أَلَمْ يَأْتِكُمْ نَبَأُ الَّذِينَ مِن قَبْلِكُمْ قَوْمِ نُوحٍ وَعَادٍ وَثَمُودَ ۛ وَالَّذِينَ مِن بَعْدِهِمْ ۛ لَا يَعْلَمُهُمْ إِلَّا اللَّهُ ۚ جَاءَتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ فَرَدُّوا أَيْدِيَهُمْ فِي أَفْوَاهِهِمْ وَقَالُوا إِنَّا كَفَرْنَا بِمَا أُرْسِلْتُم بِهِ وَإِنَّا لَفِي شَكٍّ مِّمَّا تَدْعُونَنَا إِلَيْهِ مُرِيبٍ
Ignorais, acaso, as histórias de vossos antepassados? Do povo de Noé, de Ad, de Tamud e daqueles que os sucederam? Ninguém, senão Deus, as conhece. Quando os seus mensageiros lhes apresentar as evidências, levaram as mãos às bocas, edisseram: Negamos a vossa missão, e estamos em uma dúvida inquietante sobre o que nos predicais.
IbrahimÍndice do Alcorão
52Versículo
MecanaRevelation
7Versículo

Tradução — Ibrahim 7

Surata Ibrahim Versículo 7 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me…

Surata Versículo 7/52 — Surata Ibrahim إبراهيم (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Ibrahim Ouvir, Surata Ibrahim Tradução, Surata Ibrahim mp3, Surata Ibrahim pdf. Versículo 5–9. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas