Al-Imran · 11/200
Tradução Transliteração — Surata Al-Imran
كَدَأْبِ آلِ فِرْعَوْنَ وَالَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ ۚ كَذَّبُوا بِآيَاتِنَا فَأَخَذَهُمُ اللَّهُ بِذُنُوبِهِمْ ۗ وَاللَّهُ شَدِيدُ الْعِقَابِ ۝١١
Kadaabi Aali Fir`awna wallazeena min qablihim; kazzaboo bi Aayaatinaa fa akhazahumul laahu bizunoo bihim; wallaahu shadeedul `iqaab
📖 Em Português
Terão a mesma sorte do povo do Faraó e dos seus antecessores, que desmentiram os Nossos versículos; porém, Deus oscastigou por seus pecados, porque Deus é Severíssimo na punição.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Kada'b" (كَدَأْبِ): significa "como o costume", "como o hábito" ou "como a situação". Refere-se ao modo de agir e ao destino que se repete.
  • "Āl Fir'awn" (آلِ فِرْعَوْنَ): a família, o povo e os seguidores do Faraó, o tirano do Egito na época de Moisés (Musa), que se opôs à mensagem de Deus.
  • "Akhadhahumu" (فَأَخَذَهُمُ): "Ele os apanhou" ou "Ele os puniu", ou seja, Deus os agarrou com Seu castigo.
  • "Shadīd al-'iqāb" (شَدِيدُ الْعِقَابِ): "Severo no castigo" ou "Aquele cuja punição é duríssima".

Interpretação da nobre ayat:

Deus Altíssimo informa que a condição dos incrédulos que se opõem à verdade, entre os contemporâneos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) e os que vieram depois, é exatamente como a condição do povo do Faraó e das nações descrentes que os precederam. Todos eles desmentiram os sinais claros de Deus, as provas evidentes e os milagres que foram apresentados pelos mensageiros. Por isso, Deus os puniu de forma imediata e dolorosa, devido aos seus pecados, à sua obstinação e à sua recusa em aceitar a verdade. Nem suas riquezas, nem seus filhos, nem seu poder os protegeram do castigo divino. E Deus é Severo no castigo para aqueles que O negam e desmentem Seus mensageiros, pois Sua justiça é perfeita e Sua punição é inevitável para os transgressores.

Esta ayat serve como um aviso solene e uma lição para todos os que insistem na descrença, mostrando que o castigo de Deus não pode ser evitado por nenhum poder terreno, e que a história se repete para aqueles que seguem o mesmo caminho de arrogância e negação da verdade.

Lições e benefícios extraídos da ayat:

  1. A lei divina é imutável: Deus trata aqueles que desmentem Seus mensageiros da mesma forma, em todas as épocas. Isso demonstra a justiça divina e a consistência de Deus em Sua forma de lidar com os povos.
  2. O castigo é consequência dos pecados: A punição não é injusta nem arbitrária; ela vem como resultado direto das ações dos incrédulos, que escolheram a negação e a arrogância.
  3. Nenhum bem material protege do castigo de Deus: O povo do Faraó possuía riquezas, exército e poder, mas nada disso os salvou. Isso ensina que a verdadeira segurança está na fé e na obediência a Deus, não nos bens mundanos.
  4. A seriedade de desmentir os sinais de Deus: Os sinais de Deus são claros e evidentes, e aqueles que os rejeitam, mesmo após compreendê-los, estão sujeitos a uma punição severa.
  5. Incentivo à reflexão e ao arrependimento: Esta história serve como um alerta para que as pessoas reflitam sobre o destino dos povos anteriores e se apressem em buscar o perdão de Deus antes que seja tarde demais, pois a porta do arrependimento está aberta para aqueles que desejam retornar ao caminho certo.
  6. A grandeza do poder de Deus: A ayat reforça a crença na onipotência de Deus, que é capaz de punir os tiranos e os arrogantes, e isso gera no crente um temor reverencial que o aproxima da obediência e o afasta do pecado.


📜 Versículo 9-13 — Surata Al-Imran

9رَبَّنَا إِنَّكَ جَامِعُ النَّاسِ لِيَوْمٍ لَّا رَيْبَ فِيهِ ۚ إِنَّ اللَّهَ لَا يُخْلِفُ الْمِيعَادَ
Ó Senhor nosso, Tu consagrarás os humanos para um dia indubitável. E Deus não faltará com a promessa.
10إِنَّ الَّذِينَ كَفَرُوا لَن تُغْنِيَ عَنْهُمْ أَمْوَالُهُمْ وَلَا أَوْلَادُهُم مِّنَ اللَّهِ شَيْئًا ۖ وَأُولَٰئِكَ هُمْ وَقُودُ النَّارِ
Quanto aos incrédulos, nem as suas riquezas, nem os seus filhos, de nada lhes servirão ante Deus, e serão combustível doinferno.
11كَدَأْبِ آلِ فِرْعَوْنَ وَالَّذِينَ مِن قَبْلِهِمْ ۚ كَذَّبُوا بِآيَاتِنَا فَأَخَذَهُمُ اللَّهُ بِذُنُوبِهِمْ ۗ وَاللَّهُ شَدِيدُ الْعِقَابِ
Terão a mesma sorte do povo do Faraó e dos seus antecessores, que desmentiram os Nossos versículos; porém, Deus oscastigou por seus pecados, porque Deus é Severíssimo na punição.
12قُل لِّلَّذِينَ كَفَرُوا سَتُغْلَبُونَ وَتُحْشَرُونَ إِلَىٰ جَهَنَّمَ ۚ وَبِئْسَ الْمِهَادُ
Dize (ó Profeta) aos incrédulos: Sereis vencidos e congregados para o inferno. Que funesto leito!
13قَدْ كَانَ لَكُمْ آيَةٌ فِي فِئَتَيْنِ الْتَقَتَا ۖ فِئَةٌ تُقَاتِلُ فِي سَبِيلِ اللَّهِ وَأُخْرَىٰ كَافِرَةٌ يَرَوْنَهُم مِّثْلَيْهِمْ رَأْيَ الْعَيْنِ ۚ وَاللَّهُ يُؤَيِّدُ بِنَصْرِهِ مَن يَشَاءُ ۗ إِنَّ فِي ذَٰلِكَ لَعِبْرَةً لِّأُولِي الْأَبْصَارِ
Tivestes um exemplo nos dois grupos que se enfrentaram: um combatia pela causa de Deus e outro, incrédulo, via com osseus próprios olhos o (grupo) fiel, duas vezes mais numeroso do que na realidade o era; Deus reforça, com Seu socorro, quem Lhe apraz. Nisso há uma lição para os que têm olhos para ver.
Al-ImranÍndice do Alcorão
200Versículo
MedinenseRevelation
11Versículo

Tradução — Al-Imran 11

Surata Al-Imran Versículo 11 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Terão a mesma sorte do povo do Faraó e dos…

Surata Versículo 11/200 — Surata Al-Imran آل عمران (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Imran Ouvir, Surata Al-Imran Tradução, Surata Al-Imran mp3, Surata Al-Imran pdf. Versículo 9–13. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas