Al-Imran · 98/200
Tradução Transliteração — Surata Al-Imran
قُلْ يَا أَهْلَ الْكِتَابِ لِمَ تَكْفُرُونَ بِآيَاتِ اللَّهِ وَاللَّهُ شَهِيدٌ عَلَىٰ مَا تَعْمَلُونَ ۝٩٨
Qul yaaa Ahlal Kitaabi lima takfuroona bi Aayaatillaahi wallaahu shaheedun `alaa maa ta`maloon
📖 Em Português
Dize: Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, sabendo que Deus é Testemunha de tudo quanto fazeis?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Āyāt Allah": As provas e sinais de Allah, incluindo os versículos do Alcorão e as evidências que apontam para a verdade do Islam.
  • "Shahīd": Testemunha, Aquele que observa e regista tudo, nada Lhe escapa.

Interpretação da nobre versículo:

Allah ordena ao Seu Mensageiro ﷺ que diga aos seguidores do Livro (judeus e cristãos): Por que razão rejeitais as provas e os sinais de Allah que indicam que a religião verdadeira é o Islam? Por que negais as evidências contidas nas vossas próprias Escrituras — a Torá e o Evangelho — que anunciam a vinda do Profeta Muhammad ﷺ e confirmam a sua veracidade, enquanto sabeis disso com certeza?

Allah está ciente de todas as vossas ações, nada Lhe está oculto. Ele testemunha a vossa obstinação e a vossa recusa em aceitar a verdade, apesar de a conhecerdes. E esta testemunha de Allah não é como a testemunha de qualquer criatura — é uma testemunha que será acompanhada de justa retribuição, pois Ele regista tudo e nada escapa ao Seu conhecimento.

Neste versículo há uma severa advertência e uma ameaça implícita: se persistirdes na incredulidade, sabendo que é a verdade, então a vossa punição será ainda mais severa, pois a vossa rejeição não provém da ignorância, mas sim da teimosia e da arrogância.


Lições e benefícios extraídos do versículo:

  1. A importância do conhecimento como responsabilidade: Quem conhece a verdade e a rejeita tem um pecado maior do que aquele que a desconhece. O conhecimento traz consigo uma responsabilidade acrescida perante Allah.
  2. A misericórdia de Allah em nos advertir: Este versículo é um chamado ao diálogo e à reflexão, mostrando que o Islam não se impõe pela força, mas sim pela evidência e pela argumentação clara.
  3. A vigilância de Allah sobre as nossas ações: Saber que Allah é testemunha de tudo o que fazemos deve levar-nos a agir com sinceridade e retidão, pois nada fica oculto.
  4. A universalidade da mensagem islâmica: O versículo dirige-se aos seguidores das religiões anteriores, convidando-os a reconhecer a continuidade da mensagem divina, que culmina no Islam.
  5. A justiça divina: A menção de que Allah é testemunha das nossas obras é uma garantia de que cada um será recompensado ou punido conforme merece, o que enche o crente de esperança e o faz temer a injustiça.


📜 Versículo 96-100 — Surata Al-Imran

96إِنَّ أَوَّلَ بَيْتٍ وُضِعَ لِلنَّاسِ لَلَّذِي بِبَكَّةَ مُبَارَكًا وَهُدًى لِّلْعَالَمِينَ
A primeira Casa (Sagrada), erigida para o G6enero humano, é a de Bakka, onde reside a bênção servindo de orientaçãoà humanidade.
97فِيهِ آيَاتٌ بَيِّنَاتٌ مَّقَامُ إِبْرَاهِيمَ ۖ وَمَن دَخَلَهُ كَانَ آمِنًا ۗ وَلِلَّهِ عَلَى النَّاسِ حِجُّ الْبَيْتِ مَنِ اسْتَطَاعَ إِلَيْهِ سَبِيلًا ۚ وَمَن كَفَرَ فَإِنَّ اللَّهَ غَنِيٌّ عَنِ الْعَالَمِينَ
Encerra sinais evidentes; lá está a Estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. Aperegrinação à Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições deempreendê-la; entretanto, quem se negar a isso saiba que Deus pode prescindir de toda a humanidade.
98قُلْ يَا أَهْلَ الْكِتَابِ لِمَ تَكْفُرُونَ بِآيَاتِ اللَّهِ وَاللَّهُ شَهِيدٌ عَلَىٰ مَا تَعْمَلُونَ
Dize: Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, sabendo que Deus é Testemunha de tudo quanto fazeis?
99قُلْ يَا أَهْلَ الْكِتَابِ لِمَ تَصُدُّونَ عَن سَبِيلِ اللَّهِ مَنْ آمَنَ تَبْغُونَهَا عِوَجًا وَأَنتُمْ شُهَدَاءُ ۗ وَمَا اللَّهُ بِغَافِلٍ عَمَّا تَعْمَلُونَ
Dize (ainda): Ó adeptos do Livro, por que desviais os crentes da senda de Deus, esforçando-vos por fazê-la tortuosa, quando sois testemunhas (do pacto de Deus)? Sabei que Deus não está desatento a tudo quando fazeis.
100يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا إِن تُطِيعُوا فَرِيقًا مِّنَ الَّذِينَ أُوتُوا الْكِتَابَ يَرُدُّوكُم بَعْدَ إِيمَانِكُمْ كَافِرِينَ
Ó fiéis, se escutásseis alguns daqueles que receberam o Livro (o judeus), converter-vos-íeis em incrédulos, depois deterdes acreditado!
Al-ImranÍndice do Alcorão
200Versículo
MedinenseRevelation
98Versículo

Tradução — Al-Imran 98

Surata Al-Imran Versículo 98 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Dize: Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos…

Surata Versículo 98/200 — Surata Al-Imran آل عمران (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Imran Ouvir, Surata Al-Imran Tradução, Surata Al-Imran mp3, Surata Al-Imran pdf. Versículo 96–100. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas