As-Saffat · 30/182
Tradução Transliteração — Surata As-Saffat
وَمَا كَانَ لَنَا عَلَيْكُم مِّن سُلْطَانٍ ۖ بَلْ كُنتُمْ قَوْمًا طَاغِينَ ۝٣٠
Wa maa kaana lanaa `alaikum min sultaanim bal kuntum qawman taagheen
📖 Em Português
E não exercemos autoridade alguma sobre vós. Ademais, éreis transgressores.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Sultān: autoridade, poder ou coerção que nos permitisse forçá-los a algo.
  • Ṭāghīn: transgressores, aqueles que ultrapassam os limites da verdade e da justiça, entregando-se à desobediência e à arrogância.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Esta é a resposta dos líderes da incredulidade aos seus seguidores no Dia do Juízo, quando estes os culparem por tê-los desviado. Eles dirão: "Não tínhamos sobre vós qualquer autoridade ou poder que vos forçasse a seguir a descrença ou a praticar o mal. Não vos coagimos nem vos dominamos pela força. Pelo contrário, vós éreis um povo transgressor que, por vontade própria, ultrapassastes os limites da verdade, preferindo a falsidade e a rebeldia. A vossa natureza corrupta e a vossa escolha deliberada foram a causa do vosso desvio, e não qualquer imposição nossa."

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A justiça divina será perfeita no Dia do Juízo: cada um será responsabilizado pelas suas próprias escolhas, e ninguém poderá culpar outro pela sua descrença ou pecados.
  2. O ser humano é livre na sua escolha entre o bem e o mal; a tentação e os maus conselheiros não são desculpa, pois a responsabilidade recai sobre quem age com consciência.
  3. A transgressão e a arrogância são as raízes de toda a perdição; quem se deixa levar pelo orgulho e pela obstinação afasta-se da verdade, mesmo sem qualquer coação externa.
  4. Este versículo ensina-nos a humildade e a honestidade: reconhecer os nossos próprios erros em vez de culpar os outros, e a importância de seguir a orientação de Allah com sinceridade, longe da rebeldia que conduz ao arrependimento tardio.
  5. O Islam valoriza a responsabilidade individual e a justiça, incentivando cada pessoa a refletir sobre as suas ações e a buscar a verdade com coração puro, pois a salvação está na obediência a Allah e no afastamento da transgressão.


📜 Versículo 28-32 — Surata As-Saffat

28قَالُوا إِنَّكُمْ كُنتُمْ تَأْتُونَنَا عَنِ الْيَمِينِ
Dirão: Fostes vós, os da mão direita, que usáveis vir a nós.
29قَالُوا بَل لَّمْ تَكُونُوا مُؤْمِنِينَ
Responder-lhes-ão (seus sedutores): Qual! Não fostes fiéis!
30وَمَا كَانَ لَنَا عَلَيْكُم مِّن سُلْطَانٍ ۖ بَلْ كُنتُمْ قَوْمًا طَاغِينَ
E não exercemos autoridade alguma sobre vós. Ademais, éreis transgressores.
31فَحَقَّ عَلَيْنَا قَوْلُ رَبِّنَا ۖ إِنَّا لَذَائِقُونَ
E a palavra de nosso Senhor provou ser verdadeira sobre nós, e provaremos (o castigo).
32فَأَغْوَيْنَاكُمْ إِنَّا كُنَّا غَاوِينَ
Seduzimos-vos, então, porque fôramos seduzidos.
As-SaffatÍndice do Alcorão
182Versículo
MecanaRevelation
30Versículo

Tradução — As-Saffat 30

Surata As-Saffat Versículo 30 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E não exercemos autoridade alguma sobre vós. Ademais, éreis transgressores.

Surata Versículo 30/182 — Surata As-Saffat الصافات (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata As-Saffat Ouvir, Surata As-Saffat Tradução, Surata As-Saffat mp3, Surata As-Saffat pdf. Versículo 28–32. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas