An-Nisa · 145/176
Tradução Transliteração — Surata An-Nisa
إِنَّ الْمُنَافِقِينَ فِي الدَّرْكِ الْأَسْفَلِ مِنَ النَّارِ وَلَن تَجِدَ لَهُمْ نَصِيرًا ۝١٤٥
Innal munaafiqeena fiddarkil asfali minan Naari wa lan tajjida lahum naseeraa
📖 Em Português
Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ad-Dark al-Asfal: a parte mais profunda e inferior do Inferno, o nível mais baixo e severo.
  • Nāṣīrā: um socorredor, um protetor ou alguém que possa salvar ou interceder.

Interpretação:

Deus Todo-Poderoso informa que os hipócritas — aqueles que aparentam fé em público, mas escondem a incredulidade em seus corações — estarão, no Dia do Juízo Final, no nível mais profundo do Inferno, o lugar mais severo e doloroso. Este é o destino justo para aqueles que enganaram os crentes e traíram a Deus e ao Seu Mensageiro. E, ó Mensageiro, não encontrarás para eles nenhum socorredor ou protetor que possa afastar deles esse castigo terrível ou livrá-los dele. Nenhum intercessor será aceito em seu favor, e nenhum escape terão desse destino inevitável.

Lições e benefícios:

  • A hipocrisia é um dos pecados mais graves, pois combina a incredulidade com o engano e a traição, merecendo o pior lugar no Inferno.
  • A sinceridade (ikhlas) na fé é essencial; Deus conhece o que está nos corações e julgará cada pessoa conforme sua intenção e verdade interior.
  • Este versículo nos motiva a purificar nossos corações, a sermos honestos em nossa relação com Deus e com os outros, e a evitar qualquer forma de dissimulação ou falsidade.
  • A promessa de que os hipócritas não terão socorredor nos lembra da importância de buscar a ajuda de Deus somente, e de nos apegarmos à verdade, pois somente os sinceros serão salvos.
  • A misericórdia de Deus é imensa, mas a justiça também; este aviso nos incentiva ao arrependimento sincero antes que seja tarde demais.


📜 Versículo 143-147 — Surata An-Nisa

143مُّذَبْذَبِينَ بَيْنَ ذَٰلِكَ لَا إِلَىٰ هَٰؤُلَاءِ وَلَا إِلَىٰ هَٰؤُلَاءِ ۚ وَمَن يُضْلِلِ اللَّهُ فَلَن تَجِدَ لَهُ سَبِيلًا
(Eles estão) vacilantes, entre os dois grupos; nem estão com este, nem com aquele. Porém, jamais encontrarás sendaalguma, para aquele que Deus desviar (por tal merecerem).
144يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا لَا تَتَّخِذُوا الْكَافِرِينَ أَوْلِيَاءَ مِن دُونِ الْمُؤْمِنِينَ ۚ أَتُرِيدُونَ أَن تَجْعَلُوا لِلَّهِ عَلَيْكُمْ سُلْطَانًا مُّبِينًا
Ó fiéis, não tomeis aos incrédulos por confidentes, em vez dos que crêem. Desejais proporcionar a Deus provasevidentes contra vós?
145إِنَّ الْمُنَافِقِينَ فِي الدَّرْكِ الْأَسْفَلِ مِنَ النَّارِ وَلَن تَجِدَ لَهُمْ نَصِيرًا
Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum.
146إِلَّا الَّذِينَ تَابُوا وَأَصْلَحُوا وَاعْتَصَمُوا بِاللَّهِ وَأَخْلَصُوا دِينَهُمْ لِلَّهِ فَأُولَٰئِكَ مَعَ الْمُؤْمِنِينَ ۖ وَسَوْفَ يُؤْتِ اللَّهُ الْمُؤْمِنِينَ أَجْرًا عَظِيمًا
Salvo aqueles que se arrependerem, se emendarem, se apegarem a Deus e consagrarem a sua religião a Ele; estescontar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes concederá uma magnífica recompensa.
147مَّا يَفْعَلُ اللَّهُ بِعَذَابِكُمْ إِن شَكَرْتُمْ وَآمَنتُمْ ۚ وَكَانَ اللَّهُ شَاكِرًا عَلِيمًا
Que interesse terá Deus em castigar-vos, se sois agradecidos e fiéis? Ele é Retribuidor, Sapientíssimo.
An-NisaÍndice do Alcorão
176Versículo
MedinenseRevelation
145Versículo

Tradução — An-Nisa 145

Surata An-Nisa Versículo 145 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais…

Surata Versículo 145/176 — Surata An-Nisa النساء (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nisa Ouvir, Surata An-Nisa Tradução, Surata An-Nisa mp3, Surata An-Nisa pdf. Versículo 143–147. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas