Al-Waqi'a · 70/96
Tradução Transliteração — Surata Al-Waqi'a
لَوْ نَشَاءُ جَعَلْنَاهُ أُجَاجًا فَلَوْلَا تَشْكُرُونَ ۝٧٠
Law nashaaa`u ja`alnaahu ujaajan falaw laa tashkuroon
📖 Em Português
Se quiséssemos, fá-la-íamos salobra. Por que, pois, não agradeceis?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Ujajan (أُجَاجًا): água extremamente salgada, amarga e imprestável para beber ou para a agricultura.
  • Falawlā (فَلَوْلَا): partícula que incita e repreende, significando "por que não?" ou "então, por que não?"

Interpretação da Aya:

Allah, o Altíssimo, recorda aos Seus servos uma das Suas grandes bênçãos: a água doce que Ele faz descer das nuvens, da qual dependem a vida dos seres humanos, dos animais e das plantas. Ele diz: "Se quiséssemos, tornaríamos essa água doce extremamente salgada e amarga, impossível de ser bebida ou utilizada para irrigar as plantações, e com isso a vida se tornaria inviável."

No entanto, pela Sua misericórdia e sabedoria, Allah a fez doce e agradável, adequada ao consumo e ao cultivo. Diante dessa graça imensa, Ele repreende o ser humano com uma pergunta retórica: "Então, por que não agradeceis a Allah por essa bênção?" — ou seja, por que não reconheceis o favor de Allah e O louvais por Ele, em vez de vos desviardes e negardes a Sua generosidade?

Essa passagem convida o homem a refletir sobre a origem da água que bebe: se Allah quisesse, ela seria inútil e amarga, mas Ele a fez doce e benéfica. Isso é uma prova clara do Seu poder e da Sua misericórdia, e um chamado à gratidão sincera.


Lições e benefícios extraídos da Aya:

  1. A gratidão é um dever do coração: O ser humano deve reconhecer as bênçãos de Allah e agradecer-Lhe, pois a ingratidão é uma forma de cegueira espiritual diante das dádivas divinas.
  2. A água doce é uma prova do poder de Allah: Se Allah pode tornar a água salgada e amarga, e a mantém doce, isso demonstra que tudo está sob o Seu controle e que a Sua misericórdia alcança todas as criaturas.
  3. A reflexão sobre as bênçãos fortalece a fé: Quando o homem contempla as coisas simples do cotidiano — como a água que bebe — e percebe nelas a mão de Allah, a sua fé aumenta e o seu coração se aproxima do Criador.
  4. A repreensão divina é um convite ao arrependimento: A pergunta retórica "por que não agradeceis?" não é apenas uma crítica, mas um chamado amoroso para que o ser humano volte-se ao seu Senhor com gratidão e humildade.
  5. A água é um bem inestimável: Este versículo ensina-nos a valorizar a água doce e a não a desperdiçar, reconhecendo que ela é uma dádiva que poderia não existir, se Allah assim o quisesse.


📜 Versículo 68-72 — Surata Al-Waqi'a

68أَفَرَأَيْتُمُ الْمَاءَ الَّذِي تَشْرَبُونَ
Haveis reparado, acaso, na água que bebeis?
69أَأَنتُمْ أَنزَلْتُمُوهُ مِنَ الْمُزْنِ أَمْ نَحْنُ الْمُنزِلُونَ
Sois vós, ou somente somos Nós Quem a faz descer das nuvens?
70لَوْ نَشَاءُ جَعَلْنَاهُ أُجَاجًا فَلَوْلَا تَشْكُرُونَ
Se quiséssemos, fá-la-íamos salobra. Por que, pois, não agradeceis?
71أَفَرَأَيْتُمُ النَّارَ الَّتِي تُورُونَ
Haveis reparado, acaso, no fogo que ateais?
72أَأَنتُمْ أَنشَأْتُمْ شَجَرَتَهَا أَمْ نَحْنُ الْمُنشِئُونَ
Fostes vós que criastes a árvore, ou fomos Nós o Criador?
Al-Waqi'aÍndice do Alcorão
96Versículo
MecanaRevelation
70Versículo

Tradução — Al-Waqi'a 70

Surata Al-Waqi'a Versículo 70 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Se quiséssemos, fá-la-íamos salobra. Por que, pois, não agradeceis?

Surata Versículo 70/96 — Surata Al-Waqi'a الواقعة (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Waqi'a Ouvir, Surata Al-Waqi'a Tradução, Surata Al-Waqi'a mp3, Surata Al-Waqi'a pdf. Versículo 68–72. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas