Al-Mulk · 9/30
Tradução Transliteração — Surata Al-Mulk
قَالُوا بَلَىٰ قَدْ جَاءَنَا نَذِيرٌ فَكَذَّبْنَا وَقُلْنَا مَا نَزَّلَ اللَّهُ مِن شَيْءٍ إِنْ أَنتُمْ إِلَّا فِي ضَلَالٍ كَبِيرٍ ۝٩
Qaaloo balaa qad jaaa`anaa nazeerun fakazzabnaa wa qulnaa maa nazzalal laahu min shai in in antum illaa fee dalaalin kabeer
📖 Em Português
Dirão: Sim! Foi-nos enviado um admoestador, porém desmentimo-lo, dizendo: Deus nada revelou! Estais em grave erro!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Nadhīr: Aquele que adverte e alerta sobre as consequências dos atos, ou seja, o Mensageiro enviado por Deus para alertar Seu povo.
  • Kadhdhabnā: Nós desmentimos, rejeitamos e negamos a veracidade do que foi trazido.
  • Mā nazzala Allāhu min shay’: Deus não revelou absolutamente nada — uma negação enfática de qualquer revelação divina.
  • Ḍalāl kabīr: Desvio profundo e grave da verdade, um afastamento extremo do caminho correto.

Interpretação da passagem:

Nesta cena do Dia do Juízo, os habitantes do Inferno respondem aos seus guardiães, que lhes perguntam se não lhes havia chegado um advertidor. Eles reconhecem, com pesar e arrependimento: "Sim, certamente nos chegou um Mensageiro que nos alertava sobre o castigo de Deus e nos chamava ao caminho reto. Porém, nós o desmentimos e rejeitamos sua mensagem. Mais do que isso, chegamos a afirmar, com arrogância e teimosia: 'Deus não revelou coisa alguma a nenhum ser humano'. E, em nossa prepotência, acusamos os Mensageiros de estarem em um grande e evidente desvio, quando, na verdade, éramos nós os desviados."

Essa confissão mostra a gravidade da sua atitude: não apenas recusaram a verdade, mas a negaram de forma absoluta, invertendo a realidade e atribuindo aos profetas aquilo que eles próprios praticavam — o desvio e a perdição. É um retrato da obstinação humana diante da orientação divina.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A importância de aceitar os advertidores: Deus, em Sua misericórdia, nunca deixa um povo sem orientação. Envia Mensageiros e livros para guiar a humanidade. Rejeitá-los é rejeitar a própria misericórdia divina.
  2. O arrependimento tardio não aproveita: No Dia do Juízo, os descrentes reconhecerão seus erros, mas esse reconhecimento não lhes trará benefício algum. Isso nos ensina a refletir e mudar nossas atitudes ainda nesta vida, enquanto há tempo.
  3. A arrogância cega o coração: A recusa em aceitar a verdade, mesmo diante de provas claras, é uma forma de soberba que leva à perdição. A humildade é a chave para receber a orientação divina.
  4. A responsabilidade da mensagem: Os Mensageiros cumprem sua missão de transmitir o alerta, independentemente da resposta das pessoas. Isso nos ensina a importância de transmitir o bem e a verdade com sinceridade, mesmo que não sejamos aceitos.
  5. A justiça divina: Esta passagem mostra que Deus não pune ninguém sem antes enviar advertidores e estabelecer a prova. Isso reflete a perfeita justiça e sabedoria do Criador, que dá a todos a oportunidade de escolher o caminho certo.


📜 Versículo 7-11 — Surata Al-Mulk

7إِذَا أُلْقُوا فِيهَا سَمِعُوا لَهَا شَهِيقًا وَهِيَ تَفُورُ
Quando nele forem precipitados, ouvi-lo-ão rugir, borbulhante,
8تَكَادُ تَمَيَّزُ مِنَ الْغَيْظِ ۖ كُلَّمَا أُلْقِيَ فِيهَا فَوْجٌ سَأَلَهُمْ خَزَنَتُهَا أَلَمْ يَأْتِكُمْ نَذِيرٌ
A ponto de estalar de fúria. Cada vez que um grupo (de réprobos) for precipitado nele, os seus guardiães lhes perguntarão. Acaso, não vos foi enviado nenhum admoestador?
9قَالُوا بَلَىٰ قَدْ جَاءَنَا نَذِيرٌ فَكَذَّبْنَا وَقُلْنَا مَا نَزَّلَ اللَّهُ مِن شَيْءٍ إِنْ أَنتُمْ إِلَّا فِي ضَلَالٍ كَبِيرٍ
Dirão: Sim! Foi-nos enviado um admoestador, porém desmentimo-lo, dizendo: Deus nada revelou! Estais em grave erro!
10وَقَالُوا لَوْ كُنَّا نَسْمَعُ أَوْ نَعْقِلُ مَا كُنَّا فِي أَصْحَابِ السَّعِيرِ
E dirão (mais): Se tivéssemos escutado o meditado, não estaríamos entre os condenados ao tártaro!
11فَاعْتَرَفُوا بِذَنبِهِمْ فَسُحْقًا لِّأَصْحَابِ السَّعِيرِ
E confessarão os seus pecados; anátema aos condenados ao tártaro!
Al-MulkÍndice do Alcorão
30Versículo
MecanaRevelation
9Versículo

Tradução — Al-Mulk 9

Surata Al-Mulk Versículo 9 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Dirão: Sim! Foi-nos enviado um admoestador, porém desmentimo-lo, dizendo: Deus…

Surata Versículo 9/30 — Surata Al-Mulk الملك (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Mulk Ouvir, Surata Al-Mulk Tradução, Surata Al-Mulk mp3, Surata Al-Mulk pdf. Versículo 7–11. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas