Abasa · 42/42
Tradução Transliteração — Surata Abasa
أُولَٰئِكَ هُمُ الْكَفَرَةُ الْفَجَرَةُ ۝٤٢
Ulaa-ika humul-kafa ratul-fajarah
📖 Em Português
Estes serão os rostos dos incrédulos, dos depravados.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Al-Kafarah (الكفرة): Os que rejeitaram a fé em Allah e negaram Seus sinais e mensageiros.
  • Al-Fajarah (الفجرة): Os que cometeram atos de perversidade e transgressão, ultrapassando os limites de Allah.

Interpretação da passagem:

Esses descritos na passagem anterior — cujos rostos estarão enegrecidos e cobertos de poeira no Dia do Juízo — são exatamente aqueles que reuniram duas características terríveis: a incredulidade (kufr) e a perversidade (fujur). Eles negaram as bênçãos de Allah, rejeitaram Seus versículos e mensageiros, e, além disso, cometeram atos de transgressão e pecado sem arrependimento. Não se limitaram à descrença, mas a acompanharam com a prática do mal e a violação dos mandamentos divinos. Por isso, sua punição será dupla: a escuridão e a humilhação em seus rostos, e o castigo no fogo eterno. Essa descrição enfatiza que eles não eram apenas incrédulos, mas também corruptos em suas ações, tornando sua situação ainda mais grave diante de Allah.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  • A gravidade de combinar a incredulidade com a prática de atos perversos: isso leva à pior das consequências no Dia do Juízo.
  • A justiça divina é perfeita: cada pessoa será retribuída conforme suas ações, e aqueles que persistem no mal e na rejeição da verdade serão expostos publicamente com sua verdadeira identidade.
  • O estado dos rostos no Dia do Juízo reflete o estado interior da alma: os crentes terão rostos iluminados e alegres, enquanto os incrédulos perversos terão rostos escurecidos e humilhados.
  • A importância de purificar a fé e as ações: a verdadeira fé deve ser acompanhada de boas obras, e a rejeição da verdade não deve ser combinada com a prática do pecado.
  • Este versículo serve como um alerta para que busquemos o arrependimento e a correção de nossos caminhos antes que seja tarde demais, pois o Dia do Juízo é inevitável.


📜 Versículo 40-42 — Surata Abasa

40وَوُجُوهٌ يَوْمَئِذٍ عَلَيْهَا غَبَرَةٌ
E também haverá, nesse dia, rostos cobertos de pó,
41تَرْهَقُهَا قَتَرَةٌ
Cobertos de lugubridade.
42أُولَٰئِكَ هُمُ الْكَفَرَةُ الْفَجَرَةُ
Estes serão os rostos dos incrédulos, dos depravados.
AbasaÍndice do Alcorão
42Versículo
MecanaRevelation
42Versículo

Tradução — Abasa 42

Surata Abasa Versículo 42 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Estes serão os rostos dos incrédulos, dos depravados.

Surata Versículo 42/42 — Surata Abasa عبس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Abasa Ouvir, Surata Abasa Tradução, Surata Abasa mp3, Surata Abasa pdf. Versículo 40–42. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas