Yunus · 15/109
Tradução Transliteração — Surata Yunus
وَإِذَا تُتْلَىٰ عَلَيْهِمْ آيَاتُنَا بَيِّنَاتٍ ۙ قَالَ الَّذِينَ لَا يَرْجُونَ لِقَاءَنَا ائْتِ بِقُرْآنٍ غَيْرِ هَٰذَا أَوْ بَدِّلْهُ ۚ قُلْ مَا يَكُونُ لِي أَنْ أُبَدِّلَهُ مِن تِلْقَاءِ نَفْسِي ۖ إِنْ أَتَّبِعُ إِلَّا مَا يُوحَىٰ إِلَيَّ ۖ إِنِّي أَخَافُ إِنْ عَصَيْتُ رَبِّي عَذَابَ يَوْمٍ عَظِيمٍ ۝١٥
Wa izaa tutlaa `alaihim aayaatunaa baiyinaatin qaalal lazeena laa yarjoona liqaaa`ana`ti bi Quraanin ghairi haazaaa aw baddilh; qul maa yakoonu leee an ubaddilahoo min tilqaaa`i nafsee in attabi`u illaa maa yoohaaa ilaiya inneee akhaafu in `asaytu Rabbee `azaaba Yawmin `Azeeem
📖 Em Português
Mas, quando lhes são recitados os Nossos lúcidos versículos, aqueles que não esperam o comparecimento perante Nós, dizem: Apresenta-nos outro Alcorão que não seja este, ou, por outra, modificado! Dize: Não me incumbe modificá-lo porminha própria vontade; atenho-me somente ao que me tem sido revelado, porque temo o castigo do dia aziago, sedesobedeço ao meu Senhor.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Lā yarjūna liqā'anā": Aqueles que não temem o encontro conosco, ou seja, não acreditam na ressurreição nem no dia do juízo, não esperam recompensa nem temem castigo.
  • "Min tilqā'i nafsī": Por minha própria vontade ou iniciativa, sem ordem divina.
  • "Aṣaytu Rabbī": Se eu desobedecesse ao meu Senhor, ou seja, se eu mudasse algo sem Sua permissão.

Interpretação da Nobre Ayah:

Quando os versículos de Allah são recitados aos idólatras de forma clara e evidente, provando a unicidade de Allah e desmascarando a falsidade de seus ídolos, aqueles que não acreditam no Dia do Juízo e não esperam a recompensa nem temem o castigo dizem ao Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): "Traga-nos um Alcorão diferente deste, que não mencione a falha de nossos deuses, ou então mude este Alcorão — transforme o lícito em ilícito e o ilícito em lícito, a promessa em ameaça e a ameaça em promessa, e remova o que ele contém sobre a falsidade de nossos ídolos."

Allah ordenou ao Seu Profeta que respondesse a essa exigência absurda: "Não me é permitido, nem me convém, mudar o Alcorão por minha própria vontade. Não sou mais que um mensageiro que segue somente o que me é revelado por meu Senhor. Não tenho o poder de alterar uma única palavra, pois isso não vem de mim, mas sim de Allah. Se eu desobedecesse ao meu Senhor, atendendo aos seus desejos e mudando o que Ele revelou, temeria o castigo do Dia Grandioso — o Dia da Ressurreição, cujo terror é imenso."


Lições e Benefícios extraídos da Ayah:

  1. O Alcorão é a palavra de Allah, imutável e protegida — nenhum ser humano, nem mesmo o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), tem autoridade para alterá-lo, pois ele é a revelação final e perfeita.
  2. A obediência total ao que Allah revelou — o Profeta (que a paz esteja com ele) é o exemplo máximo de submissão, pois ele não seguia senão o que lhe era ordenado, sem acrescentar ou omitir nada.
  3. A coragem de enfrentar os desejos dos incrédulos — o Profeta não cedeu às pressões dos idólatras, mesmo diante de suas exigências, pois a verdade não se curva aos caprichos humanos.
  4. O temor a Allah é a base da retidão — o Profeta temia o castigo do Dia Grande, e esse temor o impedia de transgredir os limites de Allah, servindo de lição para todos os crentes.
  5. A fé no Dia do Juízo é o que distingue o crente do incrédulo — aqueles que não acreditam no encontro com Allah se atrevem a pedir mudanças na revelação, enquanto os crentes aceitam e se submetem integralmente ao que Allah decretou.
  6. A recitação dos versículos claros expõe a verdade e evidencia a falsidade — quando a verdade é apresentada com clareza, os corações endurecidos reagem com arrogância, mas os corações sinceros encontram a orientação.


📜 Versículo 13-17 — Surata Yunus

13وَلَقَدْ أَهْلَكْنَا الْقُرُونَ مِن قَبْلِكُمْ لَمَّا ظَلَمُوا ۙ وَجَاءَتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ وَمَا كَانُوا لِيُؤْمِنُوا ۚ كَذَٰلِكَ نَجْزِي الْقَوْمَ الْمُجْرِمِينَ
Aniquilamos gerações anteriores a vós por sua iniqüidade, porque, apesar de lhes haverem apresentado aos seusmensageiros as evidências, jamais creram. Assim castigamos os pecadores.
14ثُمَّ جَعَلْنَاكُمْ خَلَائِفَ فِي الْأَرْضِ مِن بَعْدِهِمْ لِنَنظُرَ كَيْفَ تَعْمَلُونَ
Depois disso, designamos-vos sucessores deles na terra, para observarmos como vos iríeis comportar.
15وَإِذَا تُتْلَىٰ عَلَيْهِمْ آيَاتُنَا بَيِّنَاتٍ ۙ قَالَ الَّذِينَ لَا يَرْجُونَ لِقَاءَنَا ائْتِ بِقُرْآنٍ غَيْرِ هَٰذَا أَوْ بَدِّلْهُ ۚ قُلْ مَا يَكُونُ لِي أَنْ أُبَدِّلَهُ مِن تِلْقَاءِ نَفْسِي ۖ إِنْ أَتَّبِعُ إِلَّا مَا يُوحَىٰ إِلَيَّ ۖ إِنِّي أَخَافُ إِنْ عَصَيْتُ رَبِّي عَذَابَ يَوْمٍ عَظِيمٍ
Mas, quando lhes são recitados os Nossos lúcidos versículos, aqueles que não esperam o comparecimento perante Nós, dizem: Apresenta-nos outro Alcorão que não seja este, ou, por outra, modificado! Dize: Não me incumbe modificá-lo porminha própria vontade; atenho-me somente ao que me tem sido revelado, porque temo o castigo do dia aziago, sedesobedeço ao meu Senhor.
16قُل لَّوْ شَاءَ اللَّهُ مَا تَلَوْتُهُ عَلَيْكُمْ وَلَا أَدْرَاكُم بِهِ ۖ فَقَدْ لَبِثْتُ فِيكُمْ عُمُرًا مِّن قَبْلِهِ ۚ أَفَلَا تَعْقِلُونَ
Dize: Se Deus quisesse, não vo-lo teria eu recitado, nem Ele vo-lo teria dado a conhecer, porque antes de sua revelaçãopassei a vida entre vós. Não raciocinais ainda?
17فَمَنْ أَظْلَمُ مِمَّنِ افْتَرَىٰ عَلَى اللَّهِ كَذِبًا أَوْ كَذَّبَ بِآيَاتِهِ ۚ إِنَّهُ لَا يُفْلِحُ الْمُجْرِمُونَ
Haverá alguém mais iníquo do que quem forja mentiras acerca de Deus ou desmente os Seus versículos? Jamaisprosperarão pecadores.
YunusÍndice do Alcorão
109Versículo
MecanaRevelation
15Versículo

Tradução — Yunus 15

Surata Yunus Versículo 15 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Mas, quando lhes são recitados os Nossos lúcidos versículos, aqueles…

Surata Versículo 15/109 — Surata Yunus يونس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Yunus Ouvir, Surata Yunus Tradução, Surata Yunus mp3, Surata Yunus pdf. Versículo 13–17. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas