Al-Baqara · 188/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
وَلَا تَأْكُلُوا أَمْوَالَكُم بَيْنَكُم بِالْبَاطِلِ وَتُدْلُوا بِهَا إِلَى الْحُكَّامِ لِتَأْكُلُوا فَرِيقًا مِّنْ أَمْوَالِ النَّاسِ بِالْإِثْمِ وَأَنتُمْ تَعْلَمُونَ ۝١٨٨
Wa laa taakuloo amwaalakum bainakum bilbaatili wa tudloo bihaaa ilal hukkaami litaakuloo fareeqam min amwaalin naasi bil ismi wa antum ta`lamoon
📖 Em Português
Não consumais as vossas propriedades em vaidades, nem as useis para subornar os juizes, a fim de vos apropriardesilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Bil-bātil" (بالباطل): Por meios ilícitos e injustos, como roubo, fraude, usurpação, suborno, juros (riba), juramentos falsos e qualquer outro meio que Allah não tenha permitido.
  • "Wa tud'lū bihā" (وتدلوا بها): Lançar ou entregar os bens, ou seja, apresentá-los como suborno ou prova falsa.
  • "Al-hukkām" (الحكام): Os juízes ou autoridades responsáveis por decidir disputas.
  • "Farīqan" (فريقًا): Uma parte ou porção dos bens.
  • "Bil-ithm" (بالإثم): Com pecado e injustiça, conscientemente.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah, o Altíssimo, proíbe os crentes de consumirem os bens uns dos outros de forma injusta e ilícita. Isso inclui todas as formas de aquisição de riqueza que não sejam permitidas pela Sharia, como roubo, traição, fraude, usurpação, juros (riba), jogo de azar e qualquer outro meio que envolva injustiça ou engano.

Em seguida, Allah adverte contra o ato de apresentar esses bens ilícitos aos juízes e autoridades como forma de suborno ou com argumentos falsos, com o objetivo de obter, através de decisões judiciais, uma parte dos bens de outras pessoas de maneira injusta. O versículo deixa claro que aqueles que fazem isso estão cometendo um pecado grave, e o fazem conscientemente, sabendo que estão no erro e que Allah proibiu tal prática.

A menção de "enquanto sabeis" no final da ayah enfatiza que o pecado é ainda mais grave quando cometido com plena consciência da sua proibição, pois o conhecimento da verdade acompanhado da transgressão deliberada agrava a culpa perante Allah.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayah:

  1. A santidade dos bens alheios: O Islã estabelece uma proteção rigorosa à propriedade privada, e todo muçulmano deve respeitar os bens dos outros como respeita os seus próprios.
  2. A importância da honestidade nas transações: O muçulmano deve buscar seu sustento apenas por meios lícitos, pois o sustento abençoado é aquele obtido com honestidade e trabalho legítimo.
  3. A gravidade do suborno e da corrupção: A ayah condena veementemente o uso de subornos ou influências para obter direitos que não são legítimos, alertando que isso corrompe a justiça e a sociedade.
  4. O agravamento do pecado quando cometido com conhecimento: Aquele que peca sabendo que está errado tem culpa maior do que aquele que age por ignorância, pois desafiou a Allah com plena consciência.
  5. A justiça como pilar da sociedade: O Islã ordena que as disputas sejam resolvidas com justiça e verdade, e não com artimanhas e falsidades, pois a verdadeira justiça é um dos fundamentos de uma sociedade saudável.
  6. A consciência de Allah em todas as ações: O crente deve lembrar que Allah vê e sabe tudo, e que nenhum ato de injustiça passará despercebido, pois a prestação de contas é certa no Dia do Juízo.


📜 Versículo 186-190 — Surata Al-Baqara

186وَإِذَا سَأَلَكَ عِبَادِي عَنِّي فَإِنِّي قَرِيبٌ ۖ أُجِيبُ دَعْوَةَ الدَّاعِ إِذَا دَعَانِ ۖ فَلْيَسْتَجِيبُوا لِي وَلْيُؤْمِنُوا بِي لَعَلَّهُمْ يَرْشُدُونَ
Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mimse dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem.
187أُحِلَّ لَكُمْ لَيْلَةَ الصِّيَامِ الرَّفَثُ إِلَىٰ نِسَائِكُمْ ۚ هُنَّ لِبَاسٌ لَّكُمْ وَأَنتُمْ لِبَاسٌ لَّهُنَّ ۗ عَلِمَ اللَّهُ أَنَّكُمْ كُنتُمْ تَخْتَانُونَ أَنفُسَكُمْ فَتَابَ عَلَيْكُمْ وَعَفَا عَنكُمْ ۖ فَالْآنَ بَاشِرُوهُنَّ وَابْتَغُوا مَا كَتَبَ اللَّهُ لَكُمْ ۚ وَكُلُوا وَاشْرَبُوا حَتَّىٰ يَتَبَيَّنَ لَكُمُ الْخَيْطُ الْأَبْيَضُ مِنَ الْخَيْطِ الْأَسْوَدِ مِنَ الْفَجْرِ ۖ ثُمَّ أَتِمُّوا الصِّيَامَ إِلَى اللَّيْلِ ۚ وَلَا تُبَاشِرُوهُنَّ وَأَنتُمْ عَاكِفُونَ فِي الْمَسَاجِدِ ۗ تِلْكَ حُدُودُ اللَّهِ فَلَا تَقْرَبُوهَا ۗ كَذَٰلِكَ يُبَيِّنُ اللَّهُ آيَاتِهِ لِلنَّاسِ لَعَلَّهُمْ يَتَّقُونَ
Está-vos permitido, nas noites de jejum, acercar-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas e vós osois delas. Deus sabe o que vós fazíeis secretamente; porém, absorveu-vos e vos indultou. Acercai-vos agora delas edesfrutai do que Deus vos prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos acerqueis delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais sãoas normas de Deus; não as transgridais de modo algum. Assim Deus ilucida os Seus versículos aos humanos, a fim de que Otemam.
188وَلَا تَأْكُلُوا أَمْوَالَكُم بَيْنَكُم بِالْبَاطِلِ وَتُدْلُوا بِهَا إِلَى الْحُكَّامِ لِتَأْكُلُوا فَرِيقًا مِّنْ أَمْوَالِ النَّاسِ بِالْإِثْمِ وَأَنتُمْ تَعْلَمُونَ
Não consumais as vossas propriedades em vaidades, nem as useis para subornar os juizes, a fim de vos apropriardesilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios.
189۞ يَسْأَلُونَكَ عَنِ الْأَهِلَّةِ ۖ قُلْ هِيَ مَوَاقِيتُ لِلنَّاسِ وَالْحَجِّ ۗ وَلَيْسَ الْبِرُّ بِأَن تَأْتُوا الْبُيُوتَ مِن ظُهُورِهَا وَلَٰكِنَّ الْبِرَّ مَنِ اتَّقَىٰ ۗ وَأْتُوا الْبُيُوتَ مِنْ أَبْوَابِهَا ۚ وَاتَّقُوا اللَّهَ لَعَلَّكُمْ تُفْلِحُونَ
Interrogar-te-ão sobre os novilúnios. Dize-lhes: Servem para auxiliar o homem no cômputo do tempo e noconhecimento da época da peregrinação. A virtude não consiste em que entreis nas casas pela porta traseira; a verdadeiravirtude é a de quem teme a Deus, para que prospereis.
190وَقَاتِلُوا فِي سَبِيلِ اللَّهِ الَّذِينَ يُقَاتِلُونَكُمْ وَلَا تَعْتَدُوا ۚ إِنَّ اللَّهَ لَا يُحِبُّ الْمُعْتَدِينَ
Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima osagressores.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
188Versículo

Tradução — Al-Baqara 188

Surata Al-Baqara Versículo 188 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Não consumais as vossas propriedades em vaidades, nem as useis…

Surata Versículo 188/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 186–190. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas