Al-Hajj · 29/78
Tradução Transliteração — Surata Al-Hajj
ثُمَّ لْيَقْضُوا تَفَثَهُمْ وَلْيُوفُوا نُذُورَهُمْ وَلْيَطَّوَّفُوا بِالْبَيْتِ الْعَتِيقِ ۝٢٩
Summal yaqdoo tafasahum wal yoofoo nuzoorahum wal yattawwafoo bil Baitil `Ateeq
📖 Em Português
Que logo se higienizem, que cumpram os seus votos e que circungirem a antiga Casa.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • تَفَثَهُمْ: refere-se à sujeira acumulada no corpo durante o estado de ihram (consagração), incluindo unhas compridas, cabelos e pelos não aparados.
  • نُذُورَهُمْ: as obrigações que os peregrinos impuseram a si mesmos, como sacrifícios de animais (hady) ou outros atos de devoção.
  • الْبَيْتِ الْعَتِيقِ: a Casa Antiga, ou seja, a Caaba, chamada assim por ser a primeira casa estabelecida para a adoração a Deus e por ter sido libertada do domínio dos tiranos.

Interpretação da passagem:

Após a realização das etapas anteriores do Hajj, Deus ordena aos peregrinos que completem os ritos restantes. Isso inclui remover a sujeira acumulada em seus corpos, aparar as unhas, raspar ou encurtar os cabelos e vestir roupas comuns, saindo assim do estado de ihram. Em seguida, devem cumprir as promessas e votos que fizeram durante a peregrinação, como oferecer sacrifícios de animais ou realizar atos adicionais de adoração. Por fim, devem realizar o Tawaf al-Ifadah, que é a circunvolução obrigatória ao redor da Caaba, a Casa Antiga que Deus libertou do controle dos opressores e que foi a primeira casa de adoração erguida para a humanidade. Este ato simboliza a conclusão da peregrinação e a renovação do vínculo com Deus.

Lições e benefícios extraídos:

  • A peregrinação não é apenas um conjunto de rituais físicos, mas uma jornada espiritual que exige pureza interior e exterior, começando pela limpeza do corpo e culminando na purificação da alma.
  • O cumprimento de promessas e votos é uma característica essencial do crente, pois demonstra sinceridade e compromisso com Deus, refletindo a importância da fidelidade em todos os aspectos da vida.
  • A Caaba, como símbolo de unidade e libertação, nos ensina que a verdadeira liberdade está em se submeter a Deus e se afastar da opressão, unindo os muçulmanos de todo o mundo em um mesmo propósito.
  • Este versículo inspira os fiéis a concluírem suas obrigações com excelência, lembrando que a recompensa divina é proporcional ao esforço e à dedicação, e que a vida é uma jornada contínua de adoração e aperfeiçoamento.


📜 Versículo 27-31 — Surata Al-Hajj

27وَأَذِّن فِي النَّاسِ بِالْحَجِّ يَأْتُوكَ رِجَالًا وَعَلَىٰ كُلِّ ضَامِرٍ يَأْتِينَ مِن كُلِّ فَجٍّ عَمِيقٍ
E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquolugar,
28لِّيَشْهَدُوا مَنَافِعَ لَهُمْ وَيَذْكُرُوا اسْمَ اللَّهِ فِي أَيَّامٍ مَّعْلُومَاتٍ عَلَىٰ مَا رَزَقَهُم مِّن بَهِيمَةِ الْأَنْعَامِ ۖ فَكُلُوا مِنْهَا وَأَطْعِمُوا الْبَائِسَ الْفَقِيرَ
Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Deus, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele osagraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre.
29ثُمَّ لْيَقْضُوا تَفَثَهُمْ وَلْيُوفُوا نُذُورَهُمْ وَلْيَطَّوَّفُوا بِالْبَيْتِ الْعَتِيقِ
Que logo se higienizem, que cumpram os seus votos e que circungirem a antiga Casa.
30ذَٰلِكَ وَمَن يُعَظِّمْ حُرُمَاتِ اللَّهِ فَهُوَ خَيْرٌ لَّهُ عِندَ رَبِّهِ ۗ وَأُحِلَّتْ لَكُمُ الْأَنْعَامُ إِلَّا مَا يُتْلَىٰ عَلَيْكُمْ ۖ فَاجْتَنِبُوا الرِّجْسَ مِنَ الْأَوْثَانِ وَاجْتَنِبُوا قَوْلَ الزُّورِ
Tal será (a peregrinação). Quanto àquele que enaltecer os ritos sagrados de Deus, terá feito o melhor para ele, aos olhosdo seu Senhor. É-vos permitida a (carne) das reses, exceto o que já vos foi estipulado. Enviai, pois, a abominação daadoração dos ídolos e evitai o perjúrio,
31حُنَفَاءَ لِلَّهِ غَيْرَ مُشْرِكِينَ بِهِ ۚ وَمَن يُشْرِكْ بِاللَّهِ فَكَأَنَّمَا خَرَّ مِنَ السَّمَاءِ فَتَخْطَفُهُ الطَّيْرُ أَوْ تَهْوِي بِهِ الرِّيحُ فِي مَكَانٍ سَحِيقٍ
Consagrando-vos a Deus; e não Lhe atribuais parceiros, porque aquele que atribuir parceiros a Deus, será como sehouvesse sido arrojado do céu, como se o tivessem apanhado das aves, ou como se o vento o lançasse a um lugar longínquo.
Al-HajjÍndice do Alcorão
78Versículo
MedinenseRevelation
29Versículo

Tradução — Al-Hajj 29

Surata Al-Hajj Versículo 29 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Que logo se higienizem, que cumpram os seus votos e…

Surata Versículo 29/78 — Surata Al-Hajj الحج (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Hajj Ouvir, Surata Al-Hajj Tradução, Surata Al-Hajj mp3, Surata Al-Hajj pdf. Versículo 27–31. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas