An-Nisa · 62/176
Tradução Transliteração — Surata An-Nisa
فَكَيْفَ إِذَا أَصَابَتْهُم مُّصِيبَةٌ بِمَا قَدَّمَتْ أَيْدِيهِمْ ثُمَّ جَاءُوكَ يَحْلِفُونَ بِاللَّهِ إِنْ أَرَدْنَا إِلَّا إِحْسَانًا وَتَوْفِيقًا ۝٦٢
Fakaifa izaaa asaabathum museebatum summa jaaa`ooka yahlifoona billaahi in aradnaaa illaaa ihsaananw wa tawfeeqaa
📖 Em Português
Que será deles, quando os açoitar um infortúnio, por causa do que cometeram as suas mãos? Então, recorrerão a ti, julgando por Deus e clamando: Só temos ansiado o bem e a concórdia.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Muṣībah (مصيبة): calamidade, desgraça ou sofrimento que atinge a pessoa.
  • Bimā qaddamat aydīhim (بما قدمت أيديهم): por causa do que cometeram e das más ações que praticaram.
  • Yuḥlifūna billāh (يحلفون بالله): juram solenemente por Deus.
  • Iḥsānan (إحسانًا): fazer o bem, buscar a conciliação e a bondade.
  • Tawfīqan (توفيقًا): harmonizar, reconciliar entre as partes em conflito.

Interpretação da Nobre Ayat:

Como será a situação desses hipócritas quando uma calamidade os atingir como consequência direta de seus próprios pecados e más ações — como o ocorrido quando um deles foi morto por ter recusado o julgamento do Mensageiro de Deus ﷺ e preferido o julgamento de outro? Nesse momento, eles virão até ti, ó Mensageiro, buscando o pagamento da indenização pela vítima, e jurarão por Deus, mentindo, que não pretenderam com sua atitude senão fazer o bem e buscar a reconciliação entre as partes em disputa, e que não tiveram a intenção de se opor à tua decisão ou desrespeitar o teu julgamento.

Eles são falsos nesse juramento, pois o verdadeiro bem e a verdadeira reconciliação só se alcançam submetendo-se à lei de Deus e ao julgamento do Seu Mensageiro ﷺ. Quem busca julgamento fora da Sharia não deseja o bem, mas sim seguir seus desejos e interesses pessoais, mesmo que tente disfarçar suas más intenções com palavras bonitas e juras solenes.


Lições e Benefícios Extraídos da Ayat:

  1. As más ações têm consequências neste mundo antes do Além: A calamidade que os atingiu foi um reflexo direto de seus próprios atos, o que nos ensina que devemos sempre vigiar nossas ações e nos arrepender antes que as consequências cheguem.
  2. A hipocrisia se revela diante das adversidades: Quando a verdade vem à tona, os hipócritas tentam se justificar com desculpas e juramentos falsos. O crente sincero, ao contrário, assume seus erros e busca o perdão de Deus.
  3. A verdadeira justiça e reconciliação estão na lei de Deus: Não há bem verdadeiro fora dos limites estabelecidos por Deus. A conciliação justa é aquela que segue o Livro de Deus e a Sunnah do Seu Mensageiro ﷺ, não os interesses pessoais ou as conveniências humanas.
  4. Cuidado com os juramentos falsos: O Islam ensina a santidade do juramento e a seriedade de invocar o nome de Deus. Usar o nome de Deus para encobrir a falsidade é um pecado grave que merece punição.
  5. A misericórdia do Profeta ﷺ: Mesmo diante daqueles que o enganavam e se opunham ao seu julgamento, ele os recebia e ouvia suas desculpas, demonstrando a grandeza de seu caráter e a paciência que devemos ter com aqueles que erram contra nós.


📜 Versículo 60-64 — Surata An-Nisa

60أَلَمْ تَرَ إِلَى الَّذِينَ يَزْعُمُونَ أَنَّهُمْ آمَنُوا بِمَا أُنزِلَ إِلَيْكَ وَمَا أُنزِلَ مِن قَبْلِكَ يُرِيدُونَ أَن يَتَحَاكَمُوا إِلَى الطَّاغُوتِ وَقَدْ أُمِرُوا أَن يَكْفُرُوا بِهِ وَيُرِيدُ الشَّيْطَانُ أَن يُضِلَّهُمْ ضَلَالًا بَعِيدًا
Não reparaste naqueles que declaram que crêem no que te foi revelado e no que foi revelado antes de ti, recorrendo, emseus julgamentos, ao sedutor, sendo que lhes foi ordenado rejeitá-lo? Porém, Satanás quer desviá-los profundamente.
61وَإِذَا قِيلَ لَهُمْ تَعَالَوْا إِلَىٰ مَا أَنزَلَ اللَّهُ وَإِلَى الرَّسُولِ رَأَيْتَ الْمُنَافِقِينَ يَصُدُّونَ عَنكَ صُدُودًا
E quando lhes for dito: Aproximai-vos do que Deus revelou, e do Mensageiro! Verás os hipócritas afastarem-se de tidesdenhosamente.
62فَكَيْفَ إِذَا أَصَابَتْهُم مُّصِيبَةٌ بِمَا قَدَّمَتْ أَيْدِيهِمْ ثُمَّ جَاءُوكَ يَحْلِفُونَ بِاللَّهِ إِنْ أَرَدْنَا إِلَّا إِحْسَانًا وَتَوْفِيقًا
Que será deles, quando os açoitar um infortúnio, por causa do que cometeram as suas mãos? Então, recorrerão a ti, julgando por Deus e clamando: Só temos ansiado o bem e a concórdia.
63أُولَٰئِكَ الَّذِينَ يَعْلَمُ اللَّهُ مَا فِي قُلُوبِهِمْ فَأَعْرِضْ عَنْهُمْ وَعِظْهُمْ وَقُل لَّهُمْ فِي أَنفُسِهِمْ قَوْلًا بَلِيغًا
São aqueles, cujos segredos dos corações Deus bem conhece. Evita-os, porém exorta-os e fala-lhes com palavras queinvadam os seus ânimos.
64وَمَا أَرْسَلْنَا مِن رَّسُولٍ إِلَّا لِيُطَاعَ بِإِذْنِ اللَّهِ ۚ وَلَوْ أَنَّهُمْ إِذ ظَّلَمُوا أَنفُسَهُمْ جَاءُوكَ فَاسْتَغْفَرُوا اللَّهَ وَاسْتَغْفَرَ لَهُمُ الرَّسُولُ لَوَجَدُوا اللَّهَ تَوَّابًا رَّحِيمًا
Jamais enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de Deus. Se, quando se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado o perdão de Deus, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam Deus, Remissório, Misericordiosíssimo.
An-NisaÍndice do Alcorão
176Versículo
MedinenseRevelation
62Versículo

Tradução — An-Nisa 62

Surata An-Nisa Versículo 62 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Que será deles, quando os açoitar um infortúnio, por causa…

Surata Versículo 62/176 — Surata An-Nisa النساء (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nisa Ouvir, Surata An-Nisa Tradução, Surata An-Nisa mp3, Surata An-Nisa pdf. Versículo 60–64. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas