Al-A'raf · 129/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
قَالُوا أُوذِينَا مِن قَبْلِ أَن تَأْتِيَنَا وَمِن بَعْدِ مَا جِئْتَنَا ۚ قَالَ عَسَىٰ رَبُّكُمْ أَن يُهْلِكَ عَدُوَّكُمْ وَيَسْتَخْلِفَكُمْ فِي الْأَرْضِ فَيَنظُرَ كَيْفَ تَعْمَلُونَ ۝١٢٩
Qaaloo oozeenaa min qabli an taatiyanaa wa mim ba`di maa ji`tanaa; qaala `asaa Rabbukum ai yuhlika `aduwwakum wa yastakhli fakum fil ardi fayanzura kaifa ta`maloon
📖 Em Português
Disseram-lhe: Fomos maltratados, antes e depois que tu nos chegaste. Respondeu-lhes: É possível que o vosso Senhorextermine os vossos inimigos e vos faça herdeiros na terra, para ver como vos comportais.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • أُوذِينَا: Fomos afligidos e prejudicados.
  • يَسْتَخْلِفَكُمْ: Que vos faça sucessores e vos estabeleça na terra.
  • فَيَنظُرَ: Para que Ele veja e observe as vossas ações.

Interpretação da passagem:

Os seguidores de Moisés, dentre os filhos de Israel, queixaram-se ao seu profeta, dizendo: "Fomos afligidos e prejudicados por Faraó e seu povo, que matavam os nossos filhos e deixavam vivas as nossas mulheres — essa opressão ocorreu antes da tua chegada e continua depois dela, pois não vemos ainda o alívio prometido."

Moisés, porém, respondeu-lhes com paciência e esperança, consolando-os e anunciando a proximidade da vitória: "Talvez o vosso Senhor destrua o vosso inimigo, Faraó e seus líderes, e vos faça sucessores na terra deles, estabelecendo-vos nela após a destruição deles. Então, Ele observará como agireis: se sereis gratos e obedientes, ou se caireis na ingratidão e na desobediência."

E assim aconteceu: Deus afogou Faraó e seu exército, e fez dos filhos de Israel herdeiros da terra do Egito. Contudo, após essa grande graça, eles desviaram-se e adoraram o bezerro, demonstrando fraqueza na fé e na gratidão.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A paciência diante das provações: Os profetas e seus seguidores enfrentaram duras perseguições, mas a perseverança e a confiança em Deus são o caminho para a vitória.
  2. A esperança no alívio divino: A angústia não dura para sempre; Deus pode transformar a situação dos oprimidos em um abençoado triunfo, se eles permanecerem firmes.
  3. A responsabilidade após a vitória: Quando Deus concede poder e estabelecimento na terra, Ele observa como o ser humano age — com gratidão e obediência, ou com arrogância e desvio. A verdadeira prova começa depois da conquista.
  4. A importância da gratidão: As bênçãos exigem reconhecimento; quem recebe a graça de Deus deve corresponder com boas ações, pois a ingratidão leva à perda do favor divino.
  5. A misericórdia de Deus para com os oprimidos: Este relato ensina que Deus não abandona os Seus servos sinceros, e que a justiça divina alcança os tiranos, ainda que tardiamente.


📜 Versículo 127-131 — Surata Al-A'raf

127وَقَالَ الْمَلَأُ مِن قَوْمِ فِرْعَوْنَ أَتَذَرُ مُوسَىٰ وَقَوْمَهُ لِيُفْسِدُوا فِي الْأَرْضِ وَيَذَرَكَ وَآلِهَتَكَ ۚ قَالَ سَنُقَتِّلُ أَبْنَاءَهُمْ وَنَسْتَحْيِي نِسَاءَهُمْ وَإِنَّا فَوْقَهُمْ قَاهِرُونَ
Então, os chefes do povo do Faraó disseram: Permitirás que Moisés e seu povo façam corrupção na terra e teabandonem, a ti e aos teus deuses? Respondeu-lhes: Sacrificaremos os seus filhos; contudo, deixaremos viver as suasmulheres e assim seremos os seus dominadores.
128قَالَ مُوسَىٰ لِقَوْمِهِ اسْتَعِينُوا بِاللَّهِ وَاصْبِرُوا ۖ إِنَّ الْأَرْضَ لِلَّهِ يُورِثُهَا مَن يَشَاءُ مِنْ عِبَادِهِ ۖ وَالْعَاقِبَةُ لِلْمُتَّقِينَ
Moisés disse ao seu povo: Implorai o socorro de Deus e perseverai, porque a terra só é de Deus e Ele a dá em herançaa quem Lhe apraz dentre os Seus servos. A recompensa será para os tementes.
129قَالُوا أُوذِينَا مِن قَبْلِ أَن تَأْتِيَنَا وَمِن بَعْدِ مَا جِئْتَنَا ۚ قَالَ عَسَىٰ رَبُّكُمْ أَن يُهْلِكَ عَدُوَّكُمْ وَيَسْتَخْلِفَكُمْ فِي الْأَرْضِ فَيَنظُرَ كَيْفَ تَعْمَلُونَ
Disseram-lhe: Fomos maltratados, antes e depois que tu nos chegaste. Respondeu-lhes: É possível que o vosso Senhorextermine os vossos inimigos e vos faça herdeiros na terra, para ver como vos comportais.
130وَلَقَدْ أَخَذْنَا آلَ فِرْعَوْنَ بِالسِّنِينَ وَنَقْصٍ مِّنَ الثَّمَرَاتِ لَعَلَّهُمْ يَذَّكَّرُونَ
Já havíamos castigado o povo do Faraó com os anos (de seca) e a diminuição dos frutos, para que meditassem.
131فَإِذَا جَاءَتْهُمُ الْحَسَنَةُ قَالُوا لَنَا هَٰذِهِ ۖ وَإِن تُصِبْهُمْ سَيِّئَةٌ يَطَّيَّرُوا بِمُوسَىٰ وَمَن مَّعَهُ ۗ أَلَا إِنَّمَا طَائِرُهُمْ عِندَ اللَّهِ وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَهُمْ لَا يَعْلَمُونَ
Porém, quando lhes chegava a prosperidade, diziam: Isto é por nós! Por outra, quando lhes ocorria uma desgraça, atribuíram-na ao mau augúrio de Moisés e daqueles que com ele estavam. Qual! Em verdade, o seu mau augúrio está comDeus. Porém, a sua maioria o ignora.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
129Versículo

Tradução — Al-A'raf 129

Surata Al-A'raf Versículo 129 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Disseram-lhe: Fomos maltratados, antes e depois que tu nos chegaste.…

Surata Versículo 129/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 127–131. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas