Tradução — Tafsir
Significados das palavras:
- يَبْطِشُونَ: agarrar ou golpear com força.
- كِيدُونِ: conspiram contra mim ou tramam o meu mal.
- فَلَا تُنظِرُونِ: não me concedam prazo ou não me deixem esperar.
Interpretação:
Allah, o Altíssimo, repreende os idólatras que adoram ídolos e estátuas que não possuem nenhum atributo de perfeição ou capacidade de ação. Ele pergunta-lhes, em tom de censura: têm esses ídolos pernas com que andam e buscam atender às vossas necessidades? Têm mãos com que agarram e defendem-vos do mal? Têm olhos com que veem e vos informam do que está oculto? Têm ouvidos com que ouvem e vos transmitem o que não podeis ouvir? Se eles são desprovidos de todos esses membros e sentidos, como podeis adorá-los esperando benefício ou proteção? Eles são incapazes de trazer qualquer bem ou afastar qualquer mal.
Então, Allah ordena ao Seu Mensageiro que lhes diga, desafiando-os: "Convocai os vossos parceiros que associastes a Allah e, juntos, conspirai contra mim e apressai-vos em causar-me dano, sem me conceder qualquer prazo. Eu não temo a vós nem aos vossos ídolos, pois a minha confiança está somente em Allah, que me protege e me socorre."
Lições extraídas:
- A verdadeira divindade é aquela que possui poder, audição, visão e capacidade de agir; aqueles que não possuem tais atributos não merecem adoração.
- A fé sincera em Allah enche o coração do crente de coragem e firmeza diante dos desafios e ameaças dos incrédulos.
- O desafio lançado aos idólatras demonstra a confiança total do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) na proteção divina, servindo de exemplo para os muçulmanos em todas as épocas.
- A razão e a lógica são ferramentas poderosas para refutar a idolatria e convidar as pessoas ao monoteísmo puro.
📜 Versículo 193-197 — Surata Al-A'raf
Tradução — Al-A'raf 195
Surata Al-A'raf Versículo 195 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Têm, acaso pés para andar, mão para castigar, olhos para…Surata Versículo 195/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 193–197. Em Português: Español.
Alcorão Sagrado
Monday, September 7, 2026
Não nos esqueça em suas boas súplicas








