Tradução — Tafsir
Significados das palavras:
- تَوَكَّلْنَا: Confiamos e entregamos nossos assuntos a Allah, buscando Sua ajuda e proteção.
- فِتْنَةً: Provação, tribulação ou motivo de desvio e tentação.
- الظَّالِمِينَ: Os injustos, aqueles que transgridem os limites de Allah e oprimem os outros.
Interpretação da passagem:
Quando o povo de Moisés (que a paz esteja com ele) ouviu as palavras ameaçadoras do Faraó e de seu povo, eles responderam ao seu profeta com firmeza e coragem, dizendo: "Em Allah depositamos nossa confiança e a Ele entregamos nossos assuntos, pois somente Ele merece nossa confiança e dependência total." Em seguida, eles se voltaram a Allah com uma súplica sincera: "Ó nosso Senhor, não nos faças alvo de provação para o povo injusto, ou seja, não permitas que eles nos dominem e nos subjuguem, pois isso poderia nos desviar de nossa fé ou fazer com que os opressores pensem que estão certos e que nós estamos errados, aumentando assim sua tirania e arrogância." Eles pediram proteção divina contra qualquer situação que pudesse abalar sua fé ou servir como justificativa para a opressão dos incrédulos.
Benefícios extraídos da passagem:
- A confiança em Allah é uma das maiores virtudes dos crentes, e ela traz paz e firmeza ao coração diante das adversidades.
- O crente deve sempre recorrer a Allah em suas súplicas, pedindo proteção contra as provações que possam enfraquecer sua fé.
- A preocupação do crente não é apenas com sua própria segurança, mas também com o impacto que sua derrota ou sofrimento possa ter na imagem do Islã e na propagação da verdade.
- A verdadeira fé se manifesta em momentos de dificuldade, quando o crente permanece firme e confiante em Allah, mesmo diante das ameaças mais severas.
- O crente deve pedir a Allah que não o torne motivo de escândalo ou dúvida para os incrédulos, mas sim um exemplo de paciência e confiança que os leve a refletir sobre a verdade.
📜 Versículo 83-87 — Surata Yunus
Tradução — Yunus 85
Surata Yunus Versículo 85 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Disseram: A Deus nos encomendamos! Ó Senhor nosso, não permitas…Surata Versículo 85/109 — Surata Yunus يونس (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Yunus Ouvir, Surata Yunus Tradução, Surata Yunus mp3, Surata Yunus pdf. Versículo 83–87. Em Português: Español.
Alcorão Sagrado
Tuesday, September 8, 2026
Não nos esqueça em suas boas súplicas








