Al-Qasas · 42/88
Tradução Transliteração — Surata Al-Qasas
وَأَتْبَعْنَاهُمْ فِي هَٰذِهِ الدُّنْيَا لَعْنَةً ۖ وَيَوْمَ الْقِيَامَةِ هُم مِّنَ الْمَقْبُوحِينَ ۝٤٢
Wa atba`naahum fee haazihid dunyaa la`natanw wa Yawmal Qiyaamati hum minal maqbooheen
📖 Em Português
E os perseguimos com a maldição, neste mundo, e, no Dia da Ressurreição, estarão entre os execrados.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • La‘nah (لَعْنَةً): afastamento da misericórdia de Allah, humilhação e desprezo.
  • Al-Maqbūḥīn (الْمَقْبُوحِينَ): aqueles que serão desfigurados, com rostos enegrecidos e olhos azulados, e que serão afastados de toda bondade.

Interpretação:

Allah informa que, além do castigo que Faraó e seu povo sofreram na vida terrena — como o afogamento e a destruição —, Ele os fez serem perseguidos por uma maldição neste mundo, ou seja, humilhação, desprezo e a ira divina que os acompanhou em sua história, tornando-os exemplo de punição para as gerações seguintes. E no Dia da Ressurreição, eles estarão entre aqueles que serão desfigurados, com feições horríveis, enegrecidos e afastados de toda misericórdia, sendo expostos ao fogo eterno. Isso é uma confirmação de que o castigo deles não se limitou ao mundo, mas se estende à vida futura, onde a punição será ainda mais severa e duradoura.

Lições e benefícios:

  1. A maldição de Allah sobre os tiranos e opressores é uma realidade que se manifesta tanto neste mundo quanto no Além, servindo de advertência para aqueles que seguem o caminho da arrogância e da injustiça.
  2. A humilhação e o desprezo são consequências naturais para aqueles que se opõem à verdade e perseguem os mensageiros de Allah, mostrando que a soberba sempre termina em ruína.
  3. A justiça divina é perfeita: nenhum ato de opressão fica sem resposta, e o Dia do Juízo será o momento em que toda a verdade será revelada, e os injustos colherão o que semearam.
  4. Esta passagem ensina ao crente a importância de se afastar da tirania e da corrupção, e a buscar a misericórdia de Allah através da obediência e da humildade, pois somente Ele é quem concede honra ou humilhação.


📜 Versículo 40-44 — Surata Al-Qasas

40فَأَخَذْنَاهُ وَجُنُودَهُ فَنَبَذْنَاهُمْ فِي الْيَمِّ ۖ فَانظُرْ كَيْفَ كَانَ عَاقِبَةُ الظَّالِمِينَ
Porém, apanhamo-lo, juntamente com os seus exércitos, e os precipitamos no mar. Repara, pois, qual foi o fim dosiníquos!
41وَجَعَلْنَاهُمْ أَئِمَّةً يَدْعُونَ إِلَى النَّارِ ۖ وَيَوْمَ الْقِيَامَةِ لَا يُنصَرُونَ
E os designamos líderes, para incitarem (seus sequazes) ao fogo infernal; e, no Dia da Ressurreição, não serãosocorridos.
42وَأَتْبَعْنَاهُمْ فِي هَٰذِهِ الدُّنْيَا لَعْنَةً ۖ وَيَوْمَ الْقِيَامَةِ هُم مِّنَ الْمَقْبُوحِينَ
E os perseguimos com a maldição, neste mundo, e, no Dia da Ressurreição, estarão entre os execrados.
43وَلَقَدْ آتَيْنَا مُوسَى الْكِتَابَ مِن بَعْدِ مَا أَهْلَكْنَا الْقُرُونَ الْأُولَىٰ بَصَائِرَ لِلنَّاسِ وَهُدًى وَرَحْمَةً لَّعَلَّهُمْ يَتَذَكَّرُونَ
Depois de termos aniquilado as primeiras gerações, concedemos a Moisés o Livro como discernimento, orientação emisericórdia para os humanos, a fim de que refletissem.
44وَمَا كُنتَ بِجَانِبِ الْغَرْبِيِّ إِذْ قَضَيْنَا إِلَىٰ مُوسَى الْأَمْرَ وَمَا كُنتَ مِنَ الشَّاهِدِينَ
Porém, tu (ó Mohammad) não estavas do lado ocidental (do monte Sinai) quando decretamos a Moisés os mandamentos, nem tampouco te contavas entre as testemunhas (de tal evento).
Al-QasasÍndice do Alcorão
88Versículo
MecanaRevelation
42Versículo

Tradução — Al-Qasas 42

Surata Al-Qasas Versículo 42 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E os perseguimos com a maldição, neste mundo, e, no…

Surata Versículo 42/88 — Surata Al-Qasas القصص (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Qasas Ouvir, Surata Al-Qasas Tradução, Surata Al-Qasas mp3, Surata Al-Qasas pdf. Versículo 40–44. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas