Al-Qamar · 20/55
Tradução Transliteração — Surata Al-Qamar
تَنزِعُ النَّاسَ كَأَنَّهُمْ أَعْجَازُ نَخْلٍ مُّنقَعِرٍ ۝٢٠
Tanzi;un naasa ka anna huma`jaazu nakhlim munqa`ir
📖 Em Português
Que arrebatava os homens, como se fossem troncos de tamareiras desarraigadas.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "تَنزِعُ": arrancar, arrebatar com força.
  • "أَعْجَازُ": bases, troncos (a parte inferior das palmeiras).
  • "نَخْلٍ مُّنقَعِرٍ": palmeiras arrancadas pela raiz, caídas no chão.

Interpretação da passagem:

Esta passagem descreve o castigo que atingiu o povo de 'Ad, quando Allah enviou sobre eles um vento gelado e violento, num dia de infortúnio contínuo. Esse vento arrancava as pessoas do chão, lançando-as de cabeça para baixo, quebrando-lhes os pescoços e separando suas cabeças dos corpos. Elas caíam mortas, espalhadas pela terra, parecendo troncos de palmeiras antigas que foram arrancadas de suas raízes e tombadas no solo. A comparação com as palmeiras deve-se à sua estatura alta e ao fato de caírem desamparadas, sem vida, após serem arrancadas com violência. Mesmo que tentassem se esconder em cavernas ou buracos, o vento os alcançava e os arrancava de seus esconderijos, não deixando escapatória para ninguém.

Lições e benefícios extraídos:

  • Esta passagem nos faz refletir sobre o poder absoluto de Allah, que subjuga todas as criaturas com Sua vontade, e ninguém pode escapar de Seu castigo quando Ele decide punir.
  • A história do povo de 'Ad serve de advertência para toda a humanidade: a arrogância e a desobediência aos mensageiros de Allah levam à destruição total, enquanto a fé e a submissão conduzem à salvação.
  • A comparação com as palmeiras arrancadas nos ensina que o orgulho e a força aparente não protegem ninguém do decreto divino; somente a misericórdia de Allah, alcançada pela fé e pelas boas ações, é capaz de nos salvar.
  • Esta passagem nos convida a buscar refúgio em Allah e a nos aproximarmos d'Ele com humildade, reconhecendo nossa fragilidade diante de Sua grandeza, e a agradecer por estarmos entre aqueles que receberam a orientação do Islam.


📜 Versículo 18-22 — Surata Al-Qamar

18كَذَّبَتْ عَادٌ فَكَيْفَ كَانَ عَذَابِي وَنُذُرِ
O povo de Ad rejeitou o seu mensageiro. Porém, quão terríveis foram o Meu castigo e a Minha admoestação!
19إِنَّا أَرْسَلْنَا عَلَيْهِمْ رِيحًا صَرْصَرًا فِي يَوْمِ نَحْسٍ مُّسْتَمِرٍّ
Sabei que desencadeamos sobre eles um vento tormentoso, em um dia funesto,
20تَنزِعُ النَّاسَ كَأَنَّهُمْ أَعْجَازُ نَخْلٍ مُّنقَعِرٍ
Que arrebatava os homens, como se fossem troncos de tamareiras desarraigadas.
21فَكَيْفَ كَانَ عَذَابِي وَنُذُرِ
Observa, portanto, quão terríveis foram o Meu castigo e a Minha admoestação!
22وَلَقَدْ يَسَّرْنَا الْقُرْآنَ لِلذِّكْرِ فَهَلْ مِن مُّدَّكِرٍ
Em verdade, facilitamos o Alcorão para a recordação. Haverá, porventura, algum admoestado?
Al-QamarÍndice do Alcorão
55Versículo
MecanaRevelation
20Versículo

Tradução — Al-Qamar 20

Surata Al-Qamar Versículo 20 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Que arrebatava os homens, como se fossem troncos de tamareiras…

Surata Versículo 20/55 — Surata Al-Qamar القمر (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Qamar Ouvir, Surata Al-Qamar Tradução, Surata Al-Qamar mp3, Surata Al-Qamar pdf. Versículo 18–22. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas