At-Tahrim · 7/12
Tradução Transliteração — Surata At-Tahrim
يَا أَيُّهَا الَّذِينَ كَفَرُوا لَا تَعْتَذِرُوا الْيَوْمَ ۖ إِنَّمَا تُجْزَوْنَ مَا كُنتُمْ تَعْمَلُونَ ۝٧
Yaaa ayyuhal lazeena kafaroo la ta`tazinul yawma innamaa tujzawna maa kuntum ta`maloon
📖 Em Português
Ó incrédulos, não apresenteis escusas hoje, porque só sereis recompensados pelo que houverdes feito!

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • لَا تَعْتَذِرُوا — Não apresentem desculpas ou justificativas.
  • الْيَوْمَ — Refere-se ao Dia da Ressurreição.
  • إِنَّمَا تُجْزَوْنَ — Vocês serão recompensados ou punidos integralmente.

Interpretação da passagem:

No Dia do Juízo Final, quando os incrédulos forem conduzidos ao Fogo, ser-lhes-á dito: "Ó vós que rejeitastes a fé em Deus e negastes a Sua unicidade, não apresenteis desculpas neste dia, pois elas não serão aceitas. Não há justificativa para a vossa incredulidade e desobediência, e nenhuma escusa poderá salvar-vos do castigo. Hoje, recebereis exatamente a recompensa pelo que praticastes na vida terrena: a vossa negação da verdade, a vossa recusa em seguir os Mensageiros e as vossas más ações. Não sereis punidos injustamente, nem além do que mereceis, pois a justiça divina é perfeita e cada um colherá o que semeou."

Lições e benefícios extraídos:

  • Esta passagem ensina que o arrependimento e as desculpas têm um tempo próprio: enquanto se está vivo, a porta do perdão está aberta, mas após a morte e no Dia do Juízo, não haverá mais oportunidade para justificativas.
  • A justiça de Deus é absoluta e impecável; ninguém será tratado com injustiça, e cada alma receberá exatamente o que merece pelas suas obras.
  • A advertência aqui serve como um chamado à reflexão para os vivos: apressem-se em buscar o perdão de Deus e em corrigir os seus caminhos antes que seja tarde demais.
  • A misericórdia divina manifesta-se no facto de Deus ter enviado Mensageiros e revelado livros sagrados para alertar a humanidade, dando-lhe a chance de evitar este destino terrível. Quem aceita essa misericórdia e se volta para Deus alcança a felicidade eterna, enquanto quem a rejeita só tem a si mesmo para culpar.


📜 Versículo 5-9 — Surata At-Tahrim

5عَسَىٰ رَبُّهُ إِن طَلَّقَكُنَّ أَن يُبْدِلَهُ أَزْوَاجًا خَيْرًا مِّنكُنَّ مُسْلِمَاتٍ مُّؤْمِنَاتٍ قَانِتَاتٍ تَائِبَاتٍ عَابِدَاتٍ سَائِحَاتٍ ثَيِّبَاتٍ وَأَبْكَارًا
Se ele se divorciar de vós, pode ser que o seu Senhor lhe conceda esposas muçulmanas preferíveis a vós, fiéis, devotas, arrependidas, adoradoras, jejuadoras, anteriormente casadas ou donzelas.
6يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا قُوا أَنفُسَكُمْ وَأَهْلِيكُمْ نَارًا وَقُودُهَا النَّاسُ وَالْحِجَارَةُ عَلَيْهَا مَلَائِكَةٌ غِلَاظٌ شِدَادٌ لَّا يَعْصُونَ اللَّهَ مَا أَمَرَهُمْ وَيَفْعَلُونَ مَا يُؤْمَرُونَ
Ó fiéis, precavei-vos, juntamente com as vossas famílias, do fogo, cujo alimento serão os homens e as pedras, o qual é guardado por anjos inflexíveis e severos, que jamais desobedecem às ordens que recebem de Deus, mas executam tudo quanto lhes é imposto.
7يَا أَيُّهَا الَّذِينَ كَفَرُوا لَا تَعْتَذِرُوا الْيَوْمَ ۖ إِنَّمَا تُجْزَوْنَ مَا كُنتُمْ تَعْمَلُونَ
Ó incrédulos, não apresenteis escusas hoje, porque só sereis recompensados pelo que houverdes feito!
8يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا تُوبُوا إِلَى اللَّهِ تَوْبَةً نَّصُوحًا عَسَىٰ رَبُّكُمْ أَن يُكَفِّرَ عَنكُمْ سَيِّئَاتِكُمْ وَيُدْخِلَكُمْ جَنَّاتٍ تَجْرِي مِن تَحْتِهَا الْأَنْهَارُ يَوْمَ لَا يُخْزِي اللَّهُ النَّبِيَّ وَالَّذِينَ آمَنُوا مَعَهُ ۖ نُورُهُمْ يَسْعَىٰ بَيْنَ أَيْدِيهِمْ وَبِأَيْمَانِهِمْ يَقُولُونَ رَبَّنَا أَتْمِمْ لَنَا نُورَنَا وَاغْفِرْ لَنَا ۖ إِنَّكَ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ
Ó fiéis, voltai, sinceramente arrependidos, a Deus; é possível que o vosso Senhor absolva as vossas faltas e vos introduza em jardins, abaixo dos quais correm os rios, no dia em que Deus não aviltará o Profeta e aqueles que com ele crerem. Uma luz fulgurará diante deles e, com a sua crença, dirão: Ó Senhor nosso, completa-nos a nossa luz e perdoa-nos, porque Tu és Onipotente!
9يَا أَيُّهَا النَّبِيُّ جَاهِدِ الْكُفَّارَ وَالْمُنَافِقِينَ وَاغْلُظْ عَلَيْهِمْ ۚ وَمَأْوَاهُمْ جَهَنَّمُ ۖ وَبِئْسَ الْمَصِيرُ
Ó Profeta, combate com denodo os incrédulos e os hipócritas, e sê inflexível para com eles, pois a sua morada será o inferno. E que funesto destino!
At-TahrimÍndice do Alcorão
12Versículo
MedinenseRevelation
7Versículo

Tradução — At-Tahrim 7

Surata At-Tahrim Versículo 7 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ó incrédulos, não apresenteis escusas hoje, porque só sereis recompensados…

Surata Versículo 7/12 — Surata At-Tahrim التحريم (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata At-Tahrim Ouvir, Surata At-Tahrim Tradução, Surata At-Tahrim mp3, Surata At-Tahrim pdf. Versículo 5–9. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas