Al-A'raf · 99/206
Tradução Transliteração — Surata Al-A'raf
أَفَأَمِنُوا مَكْرَ اللَّهِ ۚ فَلَا يَأْمَنُ مَكْرَ اللَّهِ إِلَّا الْقَوْمُ الْخَاسِرُونَ ۝٩٩
Afa aminoo makral laah; falaa yaamanu makral laahi illal qawmul khaasiroon
📖 Em Português
Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Deus? Só pensam estar seguros dos desígnios de Deus os desventurados.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Makr Allah" (مَكْرَ اللَّهِ): Refere-se ao plano sutil e à estratégia divina, que consiste em conceder bênçãos e adiar o castigo para aqueles que persistem na desobediência, levando-os gradualmente à ruína sem que percebam.
  • "Al-Qawm al-Khasirun" (الْقَوْمُ الْخَاسِرُونَ): Os que perdem a si mesmos e a suas famílias no Dia da Ressurreição, por terem trocado a fé pela descrença.

Interpretação da passagem:

Após mencionar os castigos que atingiram as nações anteriores que desmentiram seus profetas, Deus questiona com severidade: será que os habitantes das cidades que negaram a verdade se sentem seguros contra o plano de Deus? Eles veem a prosperidade e a demora do castigo como sinal de aceitação, mas isso é, na verdade, uma armadilha gradual — Deus os concede bênçãos e os deixa seguir em seus excessos, até que o castigo os alcance de onde menos esperam.

A passagem enfatiza que ninguém se sente seguro contra o plano de Deus, exceto aqueles que já estão perdidos — os que destruíram suas próprias almas pela descrença e pela arrogância. Quanto aos crentes sinceros, eles vivem em estado de temor reverencial, jamais se iludem com as aparências, e reconhecem que toda bênção é um teste que exige gratidão e obediência.


Lições extraídas da passagem:

  1. A segurança contra o plano de Deus é um sinal de perdição: O verdadeiro crente nunca se sente totalmente seguro neste mundo, pois sabe que a vida é um teste contínuo e que o fim pertence somente a Deus.
  2. A prosperidade não é necessariamente um sinal de aprovação divina: Muitas vezes, o acúmulo de bênçãos pode ser um adiamento estratégico para quem insiste no erro, servindo como prova contra ele.
  3. O temor reverencial é uma virtude dos sábios: Aqueles que compreendem a grandeza de Deus vivem com equilíbrio entre a esperança em Sua misericórdia e o temor de Sua justiça, evitando a arrogância e o descuido.
  4. O Islam ensina a vigilância espiritual: O muçulmano é chamado a refletir constantemente sobre seus atos, a não se iludir com as conquistas materiais e a buscar a sinceridade em todas as ações, pois o sucesso verdadeiro está na obediência a Deus e no temor a Ele.


📜 Versículo 97-101 — Surata Al-A'raf

97أَفَأَمِنَ أَهْلُ الْقُرَىٰ أَن يَأْتِيَهُم بَأْسُنَا بَيَاتًا وَهُمْ نَائِمُونَ
Estavam, acaso, os moradores das cidades seguros de que Nosso castigo não os surpreenderia durante a noite, enquantodormiam?
98أَوَأَمِنَ أَهْلُ الْقُرَىٰ أَن يَأْتِيَهُم بَأْسُنَا ضُحًى وَهُمْ يَلْعَبُونَ
Ou estavam, acaso, seguros de que Nosso castigo não os surpreenderia em pleno dia, enquanto se divertiam?
99أَفَأَمِنُوا مَكْرَ اللَّهِ ۚ فَلَا يَأْمَنُ مَكْرَ اللَّهِ إِلَّا الْقَوْمُ الْخَاسِرُونَ
Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Deus? Só pensam estar seguros dos desígnios de Deus os desventurados.
100أَوَلَمْ يَهْدِ لِلَّذِينَ يَرِثُونَ الْأَرْضَ مِن بَعْدِ أَهْلِهَا أَن لَّوْ نَشَاءُ أَصَبْنَاهُم بِذُنُوبِهِمْ ۚ وَنَطْبَعُ عَلَىٰ قُلُوبِهِمْ فَهُمْ لَا يَسْمَعُونَ
Não é, porventura, elucidativo para aqueles que herdaram a terra dos seus antepassados que, se quiséssemos, exterminá-los-íamos por seus pecados e selaríamos os seus corações para que não compreendessem?
101تِلْكَ الْقُرَىٰ نَقُصُّ عَلَيْكَ مِنْ أَنبَائِهَا ۚ وَلَقَدْ جَاءَتْهُمْ رُسُلُهُم بِالْبَيِّنَاتِ فَمَا كَانُوا لِيُؤْمِنُوا بِمَا كَذَّبُوا مِن قَبْلُ ۚ كَذَٰلِكَ يَطْبَعُ اللَّهُ عَلَىٰ قُلُوبِ الْكَافِرِينَ
Tais eram as cidades, de cujas histórias te narramos algo: sem dúvida que seus mensageiros lhes haviam apresentadoas evidências; porém, era impossível que cressem no que haviam desmentido anteriormente. Assim, Deus sigila os coraçõesos incrédulos.
Al-A'rafÍndice do Alcorão
206Versículo
MecanaRevelation
99Versículo

Tradução — Al-A'raf 99

Surata Al-A'raf Versículo 99 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Acaso, pensam estar seguros dos desígnios de Deus? Só pensam…

Surata Versículo 99/206 — Surata Al-A'raf الأعراف (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-A'raf Ouvir, Surata Al-A'raf Tradução, Surata Al-A'raf mp3, Surata Al-A'raf pdf. Versículo 97–101. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas