Al-Baqara · 263/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
۞ قَوْلٌ مَّعْرُوفٌ وَمَغْفِرَةٌ خَيْرٌ مِّن صَدَقَةٍ يَتْبَعُهَا أَذًى ۗ وَاللَّهُ غَنِيٌّ حَلِيمٌ ۝٢٦٣
Qawlum ma`roofunw wa maghfiratun khairum min sadaqatiny yatba`uhaaa azaa; wallaahu Ghaniyyun Haleem
📖 Em Português
Uma palavra cordial e uma indulgência são preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por Si, Tolerante, Opulentíssimo.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Qawlun ma‘ruf: Uma palavra bondosa, cortês e agradável.
  • Maghfira: Perdão, indulgência, desculpar as falhas do outro.
  • Sadaqah: Caridade, doação em prol de Deus.
  • Adhan: Ofensa, dano, humilhação ou censura que acompanha a doação.
  • Ghaniyy: Aquele que é autossuficiente, que não precisa de nada.
  • Halim: Tolerante, clemente, que não apressa o castigo.

Interpretação da passagem:

Uma palavra amável e cortês dirigida ao necessitado, juntamente com o perdão das suas falhas ou da sua insistência no pedido, é melhor e mais valiosa diante de Deus do que uma esmola acompanhada de ofensa, humilhação ou censura por parte de quem a dá. Pois a boa palavra e o perdão preservam a dignidade do pobre e a pureza do coração do doador, enquanto a esmola acompanhada de dano anula a sua recompensa e fere os sentimentos do receptor. E Deus é Rico, não precisa das vossas esmolas, e é Clemente, não vos apressa o castigo pela vossa ofensa, dando-vos tempo para vos arrependerdes e corrigirdes as vossas ações.


Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A importância do bom trato: Uma palavra gentil e um sorriso sincero podem valer mais do que uma doação material feita com arrogância ou desprezo. O Islão valoriza o respeito pela dignidade humana acima de qualquer gesto de generosidade que humilhe o outro.
  2. A pureza da intenção: A caridade só é aceite por Deus quando praticada com sinceridade e sem segundas intenções. A ofensa e a censura após a doação corrompem a sua essência e apagam a sua recompensa.
  3. A grandeza do perdão: Perdoar quem te pede ou quem te ofende é um ato de nobreza que eleva o teu estatuto diante de Deus, pois o perdão é uma das características dos piedosos.
  4. A autossuficiência de Deus: Deus não precisa das nossas doações; somos nós que precisamos da Sua recompensa e da purificação das nossas almas. Portanto, que a nossa generosidade seja um reflexo da nossa fé, não uma forma de ostentação.
  5. A clemência divina: Apesar da nossa fraqueza e dos nossos erros, Deus é tolerante e não nos castiga imediatamente. Esta misericórdia convida-nos a sermos também tolerantes com os outros, especialmente com os mais necessitados.
  6. O cuidado com os sentimentos alheios: O Islão ensina que o coração do pobre é sagrado; feri-lo com palavras duras ou com atitudes de superioridade é um pecado que pode anular as boas ações. A verdadeira caridade é aquela que preserva a honra do necessitado e o trata com dignidade.


📜 Versículo 261-265 — Surata Al-Baqara

261مَّثَلُ الَّذِينَ يُنفِقُونَ أَمْوَالَهُمْ فِي سَبِيلِ اللَّهِ كَمَثَلِ حَبَّةٍ أَنبَتَتْ سَبْعَ سَنَابِلَ فِي كُلِّ سُنبُلَةٍ مِّائَةُ حَبَّةٍ ۗ وَاللَّهُ يُضَاعِفُ لِمَن يَشَاءُ ۗ وَاللَّهُ وَاسِعٌ عَلِيمٌ
O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente, Sapientíssimo.
262الَّذِينَ يُنفِقُونَ أَمْوَالَهُمْ فِي سَبِيلِ اللَّهِ ثُمَّ لَا يُتْبِعُونَ مَا أَنفَقُوا مَنًّا وَلَا أَذًى ۙ لَّهُمْ أَجْرُهُمْ عِندَ رَبِّهِمْ وَلَا خَوْفٌ عَلَيْهِمْ وَلَا هُمْ يَحْزَنُونَ
Aqueles que gastam os bens pela causa de Deus, sem acompanhar a sua caridade com exprobação ou agravos, terão asua recompensa ao lado do Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.
263۞ قَوْلٌ مَّعْرُوفٌ وَمَغْفِرَةٌ خَيْرٌ مِّن صَدَقَةٍ يَتْبَعُهَا أَذًى ۗ وَاللَّهُ غَنِيٌّ حَلِيمٌ
Uma palavra cordial e uma indulgência são preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por Si, Tolerante, Opulentíssimo.
264يَا أَيُّهَا الَّذِينَ آمَنُوا لَا تُبْطِلُوا صَدَقَاتِكُم بِالْمَنِّ وَالْأَذَىٰ كَالَّذِي يُنفِقُ مَالَهُ رِئَاءَ النَّاسِ وَلَا يُؤْمِنُ بِاللَّهِ وَالْيَوْمِ الْآخِرِ ۖ فَمَثَلُهُ كَمَثَلِ صَفْوَانٍ عَلَيْهِ تُرَابٌ فَأَصَابَهُ وَابِلٌ فَتَرَكَهُ صَلْدًا ۖ لَّا يَقْدِرُونَ عَلَىٰ شَيْءٍ مِّمَّا كَسَبُوا ۗ وَاللَّهُ لَا يَهْدِي الْقَوْمَ الْكَافِرِينَ
Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com exprobação ou agravos como aquele que gasta os seus bens, porostentação, diante das pessoas que não crê em Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é semelhante ao de umarocha coberta por terra que, ao ser atingida por um aguaceiro, fica a descoberto. Em nada se beneficiará, de tudo quantofizer, porque Deus não ilumina os incrédulos.
265وَمَثَلُ الَّذِينَ يُنفِقُونَ أَمْوَالَهُمُ ابْتِغَاءَ مَرْضَاتِ اللَّهِ وَتَثْبِيتًا مِّنْ أَنفُسِهِمْ كَمَثَلِ جَنَّةٍ بِرَبْوَةٍ أَصَابَهَا وَابِلٌ فَآتَتْ أُكُلَهَا ضِعْفَيْنِ فَإِن لَّمْ يُصِبْهَا وَابِلٌ فَطَلٌّ ۗ وَاللَّهُ بِمَا تَعْمَلُونَ بَصِيرٌ
Por outra, o exemplo de quem gasta os seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para fortalecer asua alma, é como um pomar em uma colina que, ao cair a chuva, tem os seus frutos duplicados; quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus bem vê tudo quanto fazeis.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
263Versículo

Tradução — Al-Baqara 263

Surata Al-Baqara Versículo 263 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Uma palavra cordial e uma indulgência são preferíveis à caridade…

Surata Versículo 263/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 261–265. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas