Innal munaafiqeena yukhaadi`oonal laaha wa huwa khaadi`uhum wa izaa qaamooo ilas Salaati qaamoo kusaalaa yuraaa`oonan naasa wa laa yazkuroonal laaha illaa qaleelaa
📖 Tradução (Em Português)
📖 Em Português
Os hipócritas pretendem enganar Deus, porém, Ele os enganará, por isso. Quando se dispões a orar, fazem-no comindolência, sem serem vistos pelas pessoas, e pouco mencionam Deus.
🌐 Additional reference in Español
🌐 Español
Los hipócritas pretenden engañar a Allah, pero es Él quien los engaña. Cuando se disponen a hacer el salat, se levantan perezosos y lo hacen para que los demás los vean. Apenas si se acuerdan de Allah.
"Khusálá": Preguiçosos, relutantes, sem entusiasmo.
"Yurá'ún": Ostentam, fazem por exibição diante das pessoas.
"Dhikr": Menção, lembrança de Deus (inclui oração e invocação).
Interpretação da Nobre Aleya:
Deus Altíssimo informa-nos sobre a realidade dos hipócritas, aqueles que aparentam fé mas escondem a incredulidade em seus corações. Eles pensam que podem enganar a Deus com sua dupla face, mas Deus conhece seus segredos mais íntimos e retribuirá suas artimanhas com punição justa, tanto neste mundo — preservando suas vidas e bens apesar de sua descrença, como prova de Sua sabedoria — quanto no Além, com castigo doloroso.
Quando esses hipócritas se levantam para a oração, fazem-no com total desânimo e peso, sem qualquer desejo ou amor pelo ato de adoração. Sua intenção não é buscar a face de Deus, mas sim serem vistos pelos homens, para que pensem que são crentes devotos. Por isso, eles só se lembram de Deus raramente e superficialmente, e quando o fazem, é apenas para manter as aparências diante dos muçulmanos.
O grande sábio Ibn Abbas (que Deus esteja satisfeito com ele) comentou sobre esta passagem: "Se eles tivessem feito essa pouca menção a Deus buscando sinceramente a Sua face, ela teria sido abundante e suficiente." Ou seja, o problema não está na quantidade, mas na ausência de sinceridade e fé verdadeira.
Lições e Benefícios Extraídos da Aleya:
Deus não pode ser enganado: O Criador conhece o que está oculto nos corações, e toda tentativa de dissimulação é vã diante dEle. Isso ensina o crente a ser sincero em sua relação com Deus, pois Ele vê além das aparências.
A oração é um ato de devoção, não de exibição: A oração é o pilar mais importante da fé, e sua aceitação depende da intenção pura. Quem ora para ser visto pelas pessoas perde o valor espiritual do ato, enquanto quem ora buscando a face de Deus eleva seu status diante dEle.
A hipocrisia é um perigo interno: O verdadeiro muçulmano deve purificar seu coração de qualquer traço de hipocrisia, cultivando a sinceridade em todas as ações, especialmente nas adorações.
A preguiça na adoração é um sinal de fraqueza na fé: O crente sincero sente prazer e leveza ao se aproximar de Deus, enquanto o coração vazio de fé encontra peso e cansaço na obediência.
A importância da constância na lembrança de Deus: A menção a Deus não deve ser rara ou ocasional, mas sim constante e viva no coração e na língua do crente, em todos os momentos da vida.
Os hipócritas pretendem enganar Deus, porém, Ele os enganará, por isso. Quando se dispões a orar, fazem-no comindolência, sem serem vistos pelas pessoas, e pouco mencionam Deus.
Por certo que Ele vos instruiu, no Livro, e de quando notardes que blasfemam, que escarnecem os versículos de Deus, não vos senteis com eles, até que mudem de conversa; porque, se assim não fizerdes, sereis seus cúmplices. Deus reunirá, noinferno, todos os hipócritas e incrédulos,
Que vos espreitam e dizem, quando Deus vos concede uma vitória: Acaso não estávamos convosco? Por outra, se avitória tivesse cabido aos incrédulos, dir-lhes-iam: Acaso não estávamos em vantagem sobre vós, protegendo-vos dos fiéis? Deus os julgará, no Dia da Ressurreição, e jamais concederá supremacia aos incrédulos em relação aos fiéis.
Os hipócritas pretendem enganar Deus, porém, Ele os enganará, por isso. Quando se dispões a orar, fazem-no comindolência, sem serem vistos pelas pessoas, e pouco mencionam Deus.
(Eles estão) vacilantes, entre os dois grupos; nem estão com este, nem com aquele. Porém, jamais encontrarás sendaalguma, para aquele que Deus desviar (por tal merecerem).
Surata An-Nisa Versículo 142 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Os hipócritas pretendem enganar Deus, porém, Ele os enganará, por…
Surata Versículo 142/176 — Surata An-Nisa النساء (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nisa Ouvir, Surata An-Nisa Tradução, Surata An-Nisa mp3, Surata An-Nisa pdf. Versículo 140–144. Em Português: Español.
O site SurahQuran foi fundado como uma modesta iniciativa para servir o Livro Sagrado e a Sunnah pura, convidar a Allah e facilitar as ciências religiosas segundo o método do Alcorão e da Sunnah. Louvamos e agradecemos a Allah por Seu favor, e Lhe pedimos que aceite nossas obras e as torne sinceras por Sua nobre face.